sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Nomes Holandeses Femininos - Atendendo a Pedidos


Quando recebemos o pedido para falarmos sobre nomes holandeses prontamente ficamos curiosas e empolgadas realizar essa pesquisa, já que essa é uma origem com a qual não nos deparamos com frequência. A Holanda é um país inspirador que nos remete para as artes (como não lembrar de Van Gogh?), as lindas tulipas e os mágicos moinhos de vento! Impossível não se encantar!

Os nomes holandeses são, em sua maioria, variações usadas há muito tempo de nomes enraizados em outros idiomas (principalmente o germânico). Há ainda alguns nomes distintamente holandeses, muitas vezes diminutivos, como Bas para Sebastian e Sanne para Susanne. Os antropônimos holandeses também receberam influência de países vizinhos, que incluem França, Bélgica, Alemanha e Escandinávia. Hoje apresentaremos as opções femininas, onde procurei incluir aqueles que melhor resultassem para falantes do português.
  • Aleida - nobre;
  • Angelique - angelical;
  • Anneliese - gracioso juramento de Deus;
  • Anouk - graciosa;
  • Beatrix - viajante;
  • Brigitta - exaltada;
  • Carolien - guerreira;
  • Dael - vale;
  • Eline - tocha, chama;
  • Evelien - desejada;
  • Evi - viver;
  • Florina - flor;
  • Heleen - tocha, chama;
  • Hendrina - governante da casa;
  • Ilse - Deus é meu juramento:
  • Janekke - graça de Deus;
  • Jolanda - violeta;
  • Katrien - pura e casta;
  • Klasina - vitória do povo;
  • Leonie - leão;
  • Lieve - querida, amada
  • Margriet - pérola;
  • Marien - senhora soberana;
  • Mariette - senhora soberana;
  • Mina - aquela que deseja proteger;
  • Nicoline - vitória do povo;
  • Sanne - lírio;
  • Sarina - princesa;
  • Saskia - mulher saxã;
  • Tess - ceifar, colher ou verão;
  • Verandia - verdade.
Acham que algum destes nomes poderia funcionar em nossos países? Eu apostaria em Angelique e Marien!

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
Behind the Name, Mom Junction, Nameberry, Wikipédia.

15 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá 👋 procuro pelo significado do nome feminino de Maria"Edeme" e o masculino "Zonder Naam" mas não consigo encontrar. Será que terão a amabilidade de me ajudar nesta pesquisa? Reportam a nascimentos da época de anos 40/50. Gratidão

      Excluir
    2. " Zonder" significa " sem" e "naam" significa " nome", portanto: sem nome..." Edeme" me soa como sobrenome. Eu nunca vi esse nome em qualquer mulher holandesa

      Excluir
    3. Tente procurar nesse site. Foram encontrados diversos registros do sobrenome Edema na Holanda em 1947. É só digitar na barra de busca.
      https://www.cbgfamilienamen.nl/nfb/

      Excluir
    4. Edema não é o mesmo que Edeme, como você escreveu acima. Meu sobrenome Barkema tem um dos típicos sufixos, no caso " ema" de sobrenomes da província Groningen ( e Friesland tb)

      Excluir
  2. Eu gosto muito do nome Brigitt (merecia até um post, pq é um nome com 1001 qualidades hehe), a terminação com "a" não me agrada tanto. Beatrix parece ser até bem usado mundo a fora...uma vez vi falarem apenas sobre o nome "Trix", achei diferente, parece nome de fada ou ligado a magia. Não deixa de ser interessante - acho que para uma personagem de conto de fadas cairia bem...mas, eu gosto do nosso Beatriz mesmo ou apenas Bia.
    Um nome bonito e que eu amo muito é Liv, logo Lieve não me pareceu tão estranho...acho até usável e evitaria da menina ser chamada de 54 (Liv), mas prefiro Liv mesmo xD.
    Helen é o nome de uma amiga minha :) seria só cortar esse "e" que está sobrando que o nome fica lindo - acho Helen um super nome, gosto muito mais que Helena! Concordo com você e acho super usável o nome Angelique (e faz até rima com chique - muito bonito mesmo! Só não pode dar chilique - foi para descontrair xD)!. Acho que daria um bom par de irmãos Frans e Angelique (parecem nomes ligados a nobreza xD). Eu já ouvi uma garota chamada Anneliese...Não sei se com essa grafia. Evito nomes que tenham "ana" ou "ane"... Não gostei muito de Marien rs, gosto do nosso Maria, Mariá...e até mesmo Marie. Esse "en" não deu aquele "tchan" para mim...e acho que a menina iria ter que toda hora corrigir a pronúncia dos outros quando falarem seu nome.
    Sobre Sarina, eu sei que o nome Sara tem várias variações...porém a que eu mais gosto é Sally! Eu amo!
    Quanto ao nome Tess, prefiro muito mais o nosso Tereza, que é forte e belo! Assim como é o caso de Vera em relação a Verandia - Vera é um nome lindo.
    Ótimo post! Parabéns! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. O que eu mais gostei foi Angelique. Simparizei com Sarina, Lieve e Marien.Foi interessante saber sobre os nomes holandeses (masculinos e femininos). Parabéns pelo post. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Sarina e Beatrix. Mas o meu favorito é Saskia!

    ResponderExcluir
  5. Holanda é um lugar encantador, e isso e reflete nos nomes também. Já conhecia alguns dos nomes da lista, mas não fazia ideia de suas oigens. Sarina é um dos que mais gostei, e o significado também! <3 adoro esses seus posts!

    ResponderExcluir
  6. Estou buscando um nome forte que combine dois nomes, um holandês e outro italiano para uma personagem muito forte, e que fará muita diferença em meu primeiro livro.
    Sim, sou uma autora que está fazendo a composição de seus personagens, por isso recorri à ajuda de vocês. Será que podem me ajudar?

    ResponderExcluir
  7. Queria um nome que combinasse com EVA

    ResponderExcluir