segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Sarina - Atendendo a Pedidos


Confesso que assim que vi o pedido para Sarina imaginei que fosse um erro de digitação e na verdade o pedido seria para Sabrina. Só que o mundo dos nomes é mais vasto do que imaginamos e eu é que estava enganada! Sarina é um nome próprio válido e existente que hoje ganha seu espaço em nosso blog.

Sarina surgiu como um diminutivo de Sara, nome de origem hebraica cujo significado é princesa. No Antigo Testamento Sara é a esposa de Abraão e considerada a matriarca do povo judeu. Na atualidade Sarina também é entendido como sendo uma variante de Serena, que literalmente significa tranquila, calma. Uma possiblidade mais remota é que seja uma variante feminina de Sarin, nome masculino indiano que tem como significado ajuda.

O uso de Sarina teve início com os falantes do inglês e holandês, mas sua frequência é pequena. Nos Estados Unidos teve uma leve e passageira popularidade na década de 90 e início dos anos 2000, quando fez parte do Top 1000. Hoje em dia o país em que mais se destaca é a Suíça, onde ocupou a posição 96° em 2013. No ano de 2005 chegou a conquistar o 36° lugar no ranking suíço, atingindo seu auge.

Para os amigos portugueses uma boa notícia! Sarina é aprovado pelo IRN! Mesmo assim o uso de Sarina é muito pequeno, conseguiu apenas 1 registro em 2016 e, segundo a SPIE, nunca foi registrado  no período que vai de 1920 a 1930.  Um panorama muito diferente do de Sara, nome bastante popular no país.

No Brasil, de acordo com o IBGE, Sarina possui a tímida frequência de 626 pessoas assim chamadas em todo território brasileiro. O estado em que é mais usado é em Santa Catarina e seu pico aconteceu na década de 90. Não foi registrado nenhuma vez no estado de São Paulo em 2016, mas em 2015 obteve 1 registro. Podemos notar que Sarina é um nome quase desconhecido entre lusófonos, sendo mais conhecido em países estrangeiros.

Referências:
  • Sarina-Joi Crowe - cantora norte-americana;
  • Sarina Hülsenbeck - atleta olímpica alemã;
  • Sarina Paris - cantora canadense;
  • Sarina Singh - escritora australiana;
  • Sarina Suzuki - atriz e modelo japonesa;
  • Sarina Wiegman - ex-futebolista holandesa e atual técnica de futebol.
Sarina possui ainda um lado geográfico, pois é o nome de um município em Queensland, na Austrália.

Por sua origem como apelido/diminutivo, Sarina tem o ar carinhoso que nomes nesse estilo transmitem (afinal ele surgiu como uma forma de Sarinha); no Brasil pode ser uma opção ao já muito popular Marinasuas grafias são bastante parecidas. Para os portugueses é uma alternativa acessível e com mais frescor que Sara. Só acho que pode perder pontos por gerar confusão com Sabrina, mas para quem gosta de Sarina isso pode ficar em segundo plano.

Já conheciam Sarina? Qual seu preferido, Sarina, Sara ou Sabrina?

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, India Child Names, IRN, Nameberry, SPIE, Wikipédia.

17 comentários:

  1. Prefiro Sarina a Sara ou Sabrina. Mas ainda gosto mais de Zarina e de Zara.Atualmente todos os nomes me parecem bem, desde que o portador/a se identifique com o mesmo. Penso que seria complicado não gostar do meu nome

    ResponderExcluir
  2. O mundo da onomástica é interessante demais. Parece até uma brincadeira.
    Sarina, me lembra Sabrina, Sabina, Savina, Santina, Zarina, Zabina, Carina, Corina, Marina, Martina, Alcina, Albina, Norina, Florina, Ondina, etc....... Acho muito legal esses trocadilhos.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia e ate gostei. Prefiro Sarina.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia até ler o post...ou nunca tinha me atentado para ele! Acheu fofo viu! O fato de tbm poder ser derivado de Serena e ter uma possível origem indiana são pontos ultra, mega, super (vários adjetivos superlativos aqui) a favor no nome!

    ResponderExcluir
  5. Amo meu nome :3

    ResponderExcluir
  6. Quem me escolheu meu nome foi uma tia que na época ela estava lendo um livro e este nome aparecia na leitura ela sugeriu aos meus pais ele gostaram.
    Porém poucas pessoas acertam meu nome geralmente é Karina Sarita Sabrina kkkk não eu amo meu nome Sarina diferente bonito e sou de Santa Catarina. adorei está leitura do meu nome

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Sarina Andrella amo meu nome

    ResponderExcluir
  8. Vi uma esses dias até salvei
    Sarina achei estranho parece apelido de Sara...
    Mas ao menos é diferente adoro os fins rina

    ResponderExcluir
  9. meu nome é Sarina e amo

    ResponderExcluir
  10. Ameiiii !!! Eu Aki procurando o significado do meu nome acabei de descobrir q sou uma entre as 626 pessoas no território brasileiro, Aki em BH nunca conheci outra Sarina .
    Amoo meu Nome ❤️

    ResponderExcluir
  11. Meu nome Sarina ,agora do meu irmão
    "Sarilisom" e isso mesmo... Está escrito certinho SARILISOM esse dificilmente vão encontrar outro igual kkkk

    ResponderExcluir