terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Fernando


Forte, simpático e um clássico português! Fernando tem vindo a marcar presença na nossa cultura há já vários séculos. Importámo-lo do germânico fardinand, que significa viajante corajoso, ao aglomerar os elementos fardi (viagem) e nand (corajoso, bravo).

O nome foi difundido pelos Visigodos, que o trouxeram para a Península Ibérica, onde proliferou entre as classes mais elevadas, em particular nas monarquias portuguesas e espanholas. Daqui se disseminou para as restantes casas reais europeias, como o Sacro Império Romano, Áustria, Bulgária e Roménia. Na nossa história foram vários os infantes chamados Fernando, cerca de catorze, se não estou em erro, tendo sido o mais famoso de todos D. Fernando I (1345-1383), monarca conhecido pela sua extraordinária beleza e polémica tendência bélica. O penúltimo Rei de Portugal ostentava Fernando no seu nome, sendo D. Carlos Fernando.

Muito popular durante todo o século XX, Fernando esteve sempre nos tops masculinos de Portugal, atingindo uns espetaculares 3472 registos no ano de 1962! Hoje em dia, já não é muito considerado para crianças, contudo, o nome está longe de desaparecer dos registos. Em 2013 foram registados 45 Fernandos e 96 compostos, de que são exemplos Fernando Miguel (4), Guilherme Fernando (4), Martim Fernando (3), José Fernando (3) e João Fernando (3). No ano seguinte Fernando foi registado 47 vezes, juntamente com outros 126 compostos como Fernando Luís, Daniel Fernando ou Matias Fernando.

Também possui forte presença no Brasil onde, segundo o IBGE, é o nome de mais de 500 mil brasileiros! Foi mais popular na década de 1980 e é mais usual no estado de São Paulo.

Grandes referências do nome distribuem-se pelas mais variadas áreas, desde o desporto (Fernando Gomes, Fernando Torres, Fernando Alonso), à produção televisiva-cinematográfica (Fernando Fragata, Fernando Mendes, Fernando Rocha), passando pela política (Fernando Medina e Fernando Henrique) e pela música e pela escrita (Fernando Namora, Fernando Tordo e o nosso tão grande, Fernando Pessoa). Lembro também que se trata do primeiro nome de Salgueiro Maia, capitão de Abril que liderou a Revolução dos Cravos em Portugal no ano de 1974. Grande referência é também Fernando de Magalhães, mais conhecido como Fernão Magalhães, um explorador marítimo português do século XVI que liderou a primeira expedição à volta do mundo, atravessando um oceano até então nunca navegado pelos ocidentais, ao qual deu o nome de Pacífico.

Fernando é de relativa internacionalidade, se esse for um critério importante para vós. Basta nos relembrarmos do conhecidíssimo sucesso musical de 1976 do ABBA, que nos transmite uma ideia muito tranquila e romântica de alguém com este nome: “Can you hear the drums Fernando? I remember long ago another starry night like this. In the firelight, Fernando, you were humming to yourself and softly strumming your guitar”.

Simpatizam com este nome?

7 comentários: