quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Nefilim - Atendendo a Pedidos



Depois de Lúcifer eis que nos chega Nefilim, um nome com uma carga semelhante a Lúcifer mas bem menos conhecido. Que ideia brilhante a da nossa leitora nos sugerir abordar um nome assim!

Na verdade Nefilim não é exatamente um nome próprio, mas a leitora que pediu que falássemos sobre ele talvez o tenha visto algures ou simplesmente achou que daria um bom nome. Eu acho que dá como nome sim, mas um nome que levantaria muitas sobrancelhas de espanto e estranheza.

O termo nefilim tem origem no hebraico naphal que significa ele caiu

Este termo parece na Bíblia Sagrada duas vezes, no Génesis 6:4 e em Números 13:33. A Septuaginta (versão grega da bíblia hebraica traduzida por setenta e dois rabinos, seis de cada tribo de Israel, em setenta e dois dias) traduziu o termo nefilim para nascidos da terra e todas as traduções posteriores traduziram para gigantes. A única exceção foi Lutero que traduziu como tiranos.

Os Nefilins aparecem no período pré-dilúvio e são apontados como os grandes responsáveis pela decisão de Deus de realizar o grande dilúvio porque eles eram terríveis. 

O texto de Génesis 6 faz uma distinção entre os filhos do Homem e os filhos de Deus. Os filhos de Deus são uma raça híbrida, nascida na Terra com uma mente diabólica. 

Genesis 6.1 e 2: "Então, quando a humanidade começou a se multiplicar sobre a face da terra e nasceram muitas mulheres, os filhos de Deus VIRAM que as filhas dos homens eram atraentes, e escolheram, para si, aquelas que lhes agradaram os olhos."
Genesis 6:4: "Ora, naquela época, e também algum tempo depois, havia nefilins na terra, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens e elas lhes deram filhos.
Esses gigantes foram os heróis dos tempos antigos, homens rudes e famosos!" Genesis 6.4
Ora, uma história destas por trás de um nome é suficiente para o tornar não usável para a maioria das pessoas. É uma carga muito pesada. 

No Brasil, Nefilim é um nome tão desconhecido que não consta sequer do censo de 2010 do IBGE. E em Portugal também é raro, não teve nenhum registo no ano passado e não consta da lista de nomes permitidos. 

Nefilim é um nome de difícil aceitação e assim continuará. Tem o seu interesse pela origem mas é demasiado ousado para ser usado num bebê. 

Concordam comigo? 

Fontes Consultadas:
IBGE, IRN, Wikipédia, ARPEN/SP.

8 comentários:

  1. Tem um YouTuber chamado Thiago Lima que fez um documentário sobre a origem dos Nefilins! No filme Constantine são retratados como raça não pura seja de anjos ou demônios.
    São filhos dos anjos caídos com as mulheres e que passaram a devorar humanos. O primeiro anjo caído a se relacionar com uma humana foi Samael, o querubim de Luz, tbm conhecido como Lucifer, tendo como sua consorte a Lilith (olhem depois no fatos desconhecidos sobre sucubus e incubus, como descendentes de Lilith, sendo demônios sexuais que invadem sonhos. Eu já vi tbm que ela era adorada por alguns povos com sacrifícios de crianças). Eu já vi a informação em algum lugar que eles comiam humanos. Na verdade, a bíblia é contraditória quanto ao momento de extermínio deles, pois Golias tbm é tido como um de seus descendentes (Eu vi esse questionamento numa imagem do Pinterest!).
    Tem um anime chamado Shingeki no Kyojin que trata sobre a luta dos gigantes x humanos, sendo estes devorados por aqueles! Acho que o anime pegou a referência da bíblia, como diversos outros, como o Belzebu (esse é comédia).
    Eu acho dos nomes relacionados com ser opositor o mais usável é Samael (ser opositor só veio a existir msm dps da fusão com a religião persa...Pq antes Deus era retratado como ser que tinha o bem e o meu em suas mãos, dá pra ver isso na parte da história de Saul e Salomão)...ou se alguém quer fazer uma referência não muito direta, Lúcio.
    Um vídeo muito bom sobre a diferença do Deus do novo testamento x Deus do velho testamento está tbm no fato desconhecidos: "catarismo", ou gnosticismo, tem um filme de terror mto ruim tbm que tentou abordar a adoração a Demiurgo (A seita)- dizem que esse é o nome do Deus da Matéria (ser malvado) e o espírito santo teria feminino chamado Sophia.
    Outro video muito bom é sobre Salomão ter manipulado e apreendido 72 demônios (Que são os 72 reversos dos anjos de Deus) e ser um bruxo- isso tem no fatos desconhecidos e no vídeo do Thiago. Além disso, a maçonaria veio dai e os carregamentos de ouro de Ophir para Salomão era igual a 666 (essa informação eu li na bíblia, dps acho e colo aqui). A bíblia possui muitas pontas soltas...O livro de Enoque não foi incluído e nem o de Maria Madalena...nem o do Judas em que ele conta sua versão (Tem um documentário chamado a bíblia proibida- mto bom - tem no YouTube).
    Gostei bastante do post, Claudia! Muito informativo!
    Tbm não acho usável, por causa da carga hiper pesada. Quanto a sonoridade "lim" é diferente, mas tem tantos nomes terminados em "im" para se usar e que são lindos né...Nomes tem peso, carga. Outro nome super pesado é Amon, que tbm foi nome de um nazista super violento (e esse nome eu gostava, mas descartei :/ )
    Beijos! Gostei mto do post :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem muitas teorias sobre os nefilims, no post tentei falar so sobre o que diz mesmo sobre eles na Biblia mas como acontece sempre a maneira que as escrituras são interpretadas varia muito e também as próprias traduções.

      Excluir
    2. Sim, sim! Seu texto ficou ótimo :D
      Eu gostei muito!

      Excluir
  2. Não conhecia e o nome nem a história, mas achei-os bem interessantes. Para mim, o impedimento na sua utilização seria devido à sonoridade (que não me agrada muito) e ao significado desagradável.
    A conotação bíblica não é muito conhecida, pelo menos não no meio onde vivo, por isso o nome não teria uma carga tão pesada para mim. Claro que, no meu caso, isso não seria um grande impedimento, o nome Lilith, por exemplo, também tem uma carga sombria e que é mais conhecida, e mesmo assim é um dos meus nomes preferidos.
    Acho que, no fim, depende dos critérios de cada um.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  3. Não vejo como um nome, mas respeito quem assim considere...
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Adorei a explicação! Já assisti milhões de documentários sobre o assunto, mas sempre com uma explicação muito breve sobre o nome em si, sempre mais focado no assunto do que no nome. Concordo plenamente que seria "ousado" colocar esse nome em uma criança rs.

    ResponderExcluir
  5. Eu amo o nome Nefilim e Lúcifer, meu sonho sempre foi ter um filho chamado Lúcifer, pois sempre fui apaixonado nesse nome. Me encanto pela história dos nomes e amo conhecê-los ❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  6. Nossa, não conhecia essa história. Achei a sonoridade do nome bem bonita, no entanto. Vou procurar um documentário sobre esse tema porque fiquei curioso.

    ResponderExcluir