sábado, 14 de novembro de 2015

Lutero


Uma associação imediata que fazemos quando pensamos em Lutero é à famosa figura de Martinho (ou Martim) Lutero (Martin Luther na grafia original), monge agostiniano germânico e também professor de Teologia que desempenhou um papel fulcral na Reforma Protestante. Este movimento cristão teve o seu auge no início do século XVI e impôs-se contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana. Os princípios fundamentais da Reforma Protestante são conhecidos como os "Cinco solas" e aqueles que se identificaram com estes ensinamentos ficaram conhecidos como os "luteranos". 

Lutero lembra ainda uma outra figura imponente, Martin Luther King Jr., pastor protestante que se tornou um dos maiores líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e no mundo, com uma campanha que frisava princípios como a não-violência e o amor ao próximo. Os seus esforços levaram à Marcha sobre Washington, em 1963, onde discursou o tão conhecido "I Have a Dream". Recebeu o Prémio Nobel da Paz em Outubro de 1964 e, após a sua morte, a Medalha Presidencial da Liberdade (1977) e a Medalha de Ouro do Congresso (2004). O Dia de Martin Luther King Jr. foi estabelecido como feriado federal dos Estados Unidos em 1986, e facilmente se encontram centenas de ruas nomeadas em sua honra. 

Lutero é a forma portuguesa e espanhola de Luther. Luther começou por ser um apelido/sobrenome germânico, que teve origem no nome próprio Leuthar, também germânico, formado pelos elementos leud (povo) e hari (exército). "Exército do povo" parece-me um significado excelente para um nome que testemunhou movimentos tão revolucionários e nobres. 

Acredito que Lutero seja um nome facilmente reconhecido, que não cause estranheza, mas que simplesmente não cative muita gente. Em Portugal, em 2014, só nasceu 1 menino com este nome. 1. Um! No Brasil, no mesmo ano, o fenómeno foi muito idêntico. Eu, que vejo tanta coisa boa em Lutero, acho muito estranho que não nasçam (mais) rapazitos com este nome. Fico mesmo com pena. Os meus olhos vêem em Lutero uma aura medieval muito forte que me atrai imenso, e uma força tão simples que impõe respeito. Consigo equipará-lo a nomes como Alexandre, Álvaro, Baltasar, Francisco, Henrique, Joaquim, Lourenço, Nicolau, Romeu... Nomes que me transmitem essa  mesma força e aura medieval. 

Para quem quer dar uma oportunidade a Lutero mas não gosta de arriscar em primeiros nomes incomuns, sugiro compostos em que Lutero ocupe a segunda posição. 

Para o contexto português, acho que se enquadram bem: 
João Lutero
Tomás Lutero
Afonso Lutero 
Miguel Lutero 
Pedro Lutero 
Simão Lutero 
Manuel Lutero 
Mateus Lutero 

Para o contexto brasileiro, acho que se enquadram bem:
Davi Lutero 
Miguel Lutero 
João Lutero 
Pedro Lutero 
Arthur Lutero 
Matheus Lutero 
Felipe Lutero 
Daniel Lutero 

Optei por manter as grafias mais utilizadas no Brasil, embora prefira Artur Lutero e Mateus Lutero sem os "h". 

Resta-me dizer que tanto consigo imaginar um pequeno Lutero como um jovem adulto ou um idoso. Frases banais como "O Lutero é aluno da primeira classe", "O Lutero trabalha em engenharia mecânica" ou "O Lutero é um avô muito divertido" soam-me igualmente bem! Para mim este nome simboliza esforço, vontade, coragem, amor, resistência, fidelidade, e acredito que um bebé chamado Lutero ficasse muito bem servido. 

Concordam comigo?

8 comentários:

  1. Gosto de Lutero, acho-o marcante. Pedro é sempre a minha escolha favorita para um composto cujo segundo nome seja ousado! Pessoalmente, não é dos meus nomes favoritos, mas acho-o recomendável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb acho Pedro o primeiro nome perfeito para segundos nomes diferentes, exóticos

      Excluir
  2. Concordo. Gosto muito de Lutero e adorei os compostos.

    ResponderExcluir
  3. Tem uma sonoridade boa, mas não consigo gostar.

    ResponderExcluir
  4. Acho Lutero um ótimo segundo nome! Gostei muito de todos os compostos principalmente de Pedro Lutero, Daniel Lutero e Afonso Lutero.

    ResponderExcluir
  5. gosto tanto!
    adorei este "Lutero" da imagem :)

    ResponderExcluir
  6. Amei o nome Lutero! Não tem como não asosiar a luta , garra, revolução, igualdade de direitos ! Um amor 🤩

    ResponderExcluir