sábado, 14 de novembro de 2015

Diana


Ao contrário do que possamos pensar, Diana foi um nome raríssimo durante muitos séculos em Portugal, até que no final da década de 70 do século XX, o nome desponta e atinge pela primeira vez na nossa História a fasquia dos 100 registos anuais.

Certamente a popularidade crescente do nome em Portugal se deveu à azáfama noticiosa do romance de Lady Diana Frances Spencer com o então herdeiro do trono britânico, Prince Charles. Relação esta que culminou com o mais mediático dos casamentos reais, no ano de 1981, altura em que o nome Diana continuava a reunir cada vez mais adeptos em solo lusitano! A simpatia por este nome foi ascendendo tão rapidamente que em 1990, Diana era o 10º nome feminino mais utilizado em Portugal!

Surpreendentemente ou não, 24 anos depois, Diana continua a marcar presença nos nossos tops, ocupando atualmente a 15ª posição dos nomes femininos mais utilizados, com 573 registos como primeiro nome, mais 253 compostos, o que corresponde a um total de 826 meninas com o nome Diana em Portugal, nascidas somente no ano de 2014! Os compostos mais comuns são Diana Sofia (70), Diana Filipa (42), Diana Maria (22), Diana Isabel (15) e Diana Alexandra (13). Se repararmos, todos os nomes conjugados com Diana têm um lado aristocrático que lhe dá uma beleza sublime, apesar da popularidade. Para além dos compostos referidos, deparei-me com Diana Valentina e Diana Mar, dois compostos com uma vertente mais moderna e descontraída, que dá uma outra leveza a Diana e inovam pela positiva. No Brasil, pelo contrário, Diana não tem vindo a ser muito apreciado encontrando-se fora dos tops há já vários anos.

Diana era também o nome da Deusa Romana da lua, da caça, das florestas e dos partos, venerada por todo o Império Romano, existindo, ainda, ruínas de um templo a ela dedicado na cidade portuguesa de Évora! Muitas vezes identificada com a Deusa Grega Artemisa, Diana encontra as raízes do seu nome no indo-europeu dyeus, que significa celestial ou divina. Outra teoria etimológica diz-nos que Diana deriva do latim diviana, com o mesmo significado acima apontado.

Como referências temos, como já referida, a Princesa Diana, cuja neta nascida em 2015, Charlotte Elizabeth Diana, recebeu o nome em sua honra. Destaco também as cantoras Diana Ross e Diana Krall, e a atriz portuguesa Diana Chaves. Foi também o nome da filha da apresentadora de televisão portuguesa Carolina Patrocínio, nascida no ano de 2014. Este é um clássico contemporâneo que tem vindo a tornar-se uma escolha segura para os portugueses.

Poderá esta realidade estender-se até ao Brasil?

20 comentários:

  1. Não sou grande fã de Diana ainda que goste das suas origens e significado, bem como da relação com a mitologia grega. Tenho uma amiga Diana Filipa que nasceu em 1993 e uma prima em 2º grau, Diana que nasceu há 3 anos.

    ResponderExcluir
  2. Gosto da relação com a mitologia mas comparado a outros nomes com a sua terminação -ana, tipo Leona, acho tão tão sem gracinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leona nao, me lembrei agora que a terminação é ana e nao ona rs Mas muita gente faz relação com esses dois nomes. Tem outros nomes tipo Poliana, Ariana, Emiliana, que acho que estão bem a frente de Diana.

      Excluir
    2. Ariana é lindo, pena que tenho uma prima Ariane. Mas penso en usar Ariela, pois é único e ninguém fará referência ao signo de áries, tipo: "sou Ariana" e as pessoas entenderem que é do signo de áries kkk.

      Excluir
  3. Acho tão suave e elegante.. gosto muito de Diana, a relação com a lua e a toda a mitologia associada é encantadora! O fato de ser pouco usado no Brasil tb é um bônus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho elegante agora que sei o significado amo ainda meu nome e gosto por que não é comum no Brasil

      Excluir
    2. Já eu não gosto justamente da associação com a mitologia, pois a Bíblia faz una referência negativa a essa deusa citando como "Diana dos efésios" e esses deuses estranhos (que não são o nosso Deus verdadeiro) não são bem vistos por nós cristãos.

      Excluir
  4. Para mim Diana é como Sara ou Joana. Não são maus nomes mas acho sem graça. E além do mais foram tão comuns na minha geração. Por isso sono... muito sono. Junto Daniela ao grupinho.

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito. Acho que é uma escolha segura, poderia se tornar mais popular no final se fosse a escolha de uma famosa por exemplo.

    ResponderExcluir
  6. Comecei a simpatizar com Diana por causa da filha amorosa da Carolina Patrocínio! :)

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto do nome por causa da Mulher Maravilha!
    É um dos poucos nomes com "ana" que eu gosto e ponderaria usar! XD

    ResponderExcluir
  9. Só gostei da parte do meu nome estar ligado a mitológia grega.

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito. Mais meu nome e Diana Ester gostei muito

    ResponderExcluir
  11. É bonito mas ao mesmo tem me soa sem graça igual a Júlia.e ainda associo a duas pessoas que conheço com esse nome que são chatas.

    ResponderExcluir
  12. Acho bonito, mas não me encanta

    ResponderExcluir