segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Qual é a melhor versão - Gabriel vs. Gabriela


Para o duelo de hoje decidi trazer dois nomes amados tanto em Portugal como no Brasil. Acho praticamente impossível nunca termos conhecido nenhum portador destes nomes ou até termos algum parente assim chamado.

Gabriel e Gabriela são nomes de origem hebraica e significam Deus é a minha força.

Gabriel... 
  • Em 2018, em Portugal, nasceram 1235 Gabriel
  • No estado de São Paulo, em 2017, arrecadou 5606 estrondosos registos; 
  • É um antropónimo amplamente usado em ambos os países.
Gabriela...
  • Em Portugal, no ano passado, Gabriela foi o nome escolhido para 420 recém-nascidas; 
  • Em 2017, no estado de São Paulo, foi alvo de 1127 registos;
  • Não é um nome tão escolhido como Gabriel, mas tem uma grande aceitação em ambos os países.
A minha escolha vai para a versão feminina, considero Gabriela um nome muito querido e bonito. Qual é a vossa escolha?


Fontes Consultadas:
O BLOG DOS NOMES, IRN, ARPEN/SP.

11 comentários:

  1. Nossa, escolha difícil!!! Gosto dos dois...vou escolher Gabriel, pq gosto muito da terminação em "el".
    Tive que escolher para esse duelo,mas para mim é praticamente empate!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Gosto de ambos. É uma escolha difícil. Na minha cidade, eu conheço mais Gabriela's do que Gabriel's. Gosto dos apelidos Gabi (f) e Biel (m), mas detesto piadas do estilo ga(y)briel 😒😒😒. O significado tbm é bem bonito. Todos que eu conheço tem uma personalidade bem forte.
    Gabriela foi o nome de uma novela da Globo com a Juliana Paes, remake de outra, baseada em um romance de Jorge Amado. Tbm é o nome de uma cantora evangélica famosa ( Gabriela Rocha). Ah, e é o nome da filha da atriz Regina Duarte tbm. Lembrei da Marília Gabriela tbm. Já Gabriel, eu lembro do Gabriel Pensador e do filme Constantine (o anjo era o vilão xD)...e de um jogador de futebol, apelidado de gabigol.
    Acho que se fosse para escolher entre os nomes dos arcanjos, este ficaria em terceiro rsrs. E sobre Gabriela, acho que iria preferir Graziela...A letra z me atrai kkk.
    Bom...eu escolho Gabriel, talvez por não conhecer tantos assim e todos que conheço são bem amáveis.
    Ótimo início de semana para todas vocês!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. acho ambos cansativos devido à popularidade...
    não consigo escolher. torço que essa moda passe e que venham outros nomes...

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu não consigo pensar em Gabriel como feminino de Gabriela. Para mim, até pela diferença sonora, são diferentes e não alcanço uma proximidade entre eles. Gosto do feminino Gabriela por causa de pessoas que levam esse nome que eu conheço e que são fortes e definitivas. Gabriel para mim me remete a anjo, e não sou nada fã desses elementares. rs

    bacio

    ResponderExcluir
  5. Não gosto de nenhuma versão. Faz um post sobre o nome Rubem,ando pesquisando por esse nome e não encontro quase nada a respeito.

    ResponderExcluir
  6. Gosto mais de Gabriela, soa-me mais jovial e divertido que o clássico Gabriel

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  7. Gosto dos dois. No entanto, a minha escolha vai para Gabriela. Aliás foi o nome que escolhi para a minha afilhada. Sempre gostei mais de Gabriela.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Gabriel! Tenho filho com esse nome e tenho sobrinha Gabriela mas prefiro a versão masculina.

    ResponderExcluir