sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Francis - Atendendo a Pedidos




Hoje é dia de falar de Francis, mais um pedido de um de nossos leitores.

Eu gosto muito de nomes estrangeiros, sempre gostei e sou daquelas portuguesas que o uso de nomes em grafias estrangeiras não incomoda minimamente. Tanto é que usei Ruby como segundo nome para a minha filha. Apesar de não ter nada contra em usar, ou contra quem usa nomes estrangeiros, considero alguns pouco ou nada usáveis, muito devido à grafia ou simplesmente à sonoridade. No caso de Francis o que me impede de o achar perfeito para o uso tanto em Portugal como no Brasil é exatamente a sonoridade, que acho um pouco difícil e diferente demais da nossa língua. A grafia é simples e bonita, mas pronunciá-lo é uma outra história.

Francis é a variante inglesa de Francisco, nome que vem do latim Franciscus e significa francês livre. Franciscus surgiu de uma tribo germánica denominada Franks. Frank veio do nome de uma lança que eles usavam. 

A versão feminina de Francis é o nome Frances, porém, no mundo de língua inglesa ocasionalmente Francis é também usado em meninas.

No inglês, Francis é o nome de São Francisco de Assis, no caso então St. Francis of Assisi. São Francisco de Assis era na verdade chamado Giovanni, mas o seu pai apelidou-o de Francisco porque adorava os franceses. São Francisco de Assis, o meu santo favorito, renunciou à herança rica do pai e dedicou a sua vida aos pobres dando início à ordem católica dos Franciscanos. Devido à fama de São Francisco, um santo católico, Francis espalhou-se por toda a Europa onde surgiram muitas outras versões do mesmo nome.

Dentro de tantos famosos chamados Francis está Francis Bacon, filósofo e cientista, Francis Ford Coppola, cineasta, e Sir Francis Drake, explorador e almirante.

No Brasil Francis é um nome pouco usado mas teve um pico de popularidade nos anos 80, quando alcançou os mais de 4000 registos. É em Minas Gerais que o nome é mais popular. Em São Paulo, em 2017, Francis teve um registo!

Em Portugal, Francis não é um nome aceite e nem teve nenhum registo em 2018.

Qual a vossa opinião sobre Francis?

Fontes Consultadas:
IBGE, IRN, Wikipédia, SPIE, ARPEN/SP,  BTN.

15 comentários:

  1. Francisco é um dos nomes masculinos que eu mais gosto! Acho interessante o apelido "Fran" tbm (tanto para menina como para menino). Eu já tinha ouvido falar em Francis,mas como marca de sabonete (o que não atrapalha quem queira usar). Bom, eu falo "Francis" como se lê rsrs eu não sei como é a pronúncia certa então ^^"... Sobre o nome escrito falta algo para que eu goste, talvez o "co" que estou habituada. Não consigo enxergar muito bem "Francis" em uma menina (falta de costume...Já no post que vocês fizeram sobre Nicol, eu consegui ^^). Para menina, eu acho bem fofo "Francine" (nome de uma professora que eu tive na infância). Bom existem pais que optam por nomes unissex, então esse é uma boa alternativa por não ser muito diferente e derivar do tão conhecido Francisco(a).
    Ah! Eu ia morrer e não ia saber que o nome de São Francisco era Giovanni (gostei de saber ^^ - tbm acho bonito - para quem é mto devoto é uma boa sugestão para um par de irmãos!). Se a escolha do nome for uma referência a Francis Bacon tbm é interessante, já que é tido como o pai da ciência moderna. Francis tbm é o nome do vilão Ajax, do deadpool (https://legiaodosherois.uol.com.br/lista/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-o-ajax.html). Pelo o que vi aqui tbm é nome de um lutador de MMA.

    Ah! Lembrei - tem uma animação sobre o gatinho Oliver (Oliver e sua turma), um dos cachorros (um buldogue se chama Francis tbm). Na Disney, tbm é o nome da joaninha macho (filme: Vida de Inseto) xD

    Sobre Francis (como nome feminino) achei esse livro aqui agora e parece legalzinho:https://www.amazon.com.br/Francis-Loputyn/dp/8594541414 .

    Tbm é o nome de uma banda: http://francisishere.com/.

    Obs.: acho Ruby muito bonito *-*

    O post ficou mto bom! Parabéns, Claudia! ♡♡♡ gostei muito de todas as informações!

    Bom final de semana para todas!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Legal vc ter postado sobre nome hoje, dia de São Francisco! Francis é interessante, mas concordo com você sobre o uso aqui no Brasil. Acho que Francisco continua sendo uma boa opção, principalmente para quem gosta da história do santo...Já Francisca não consigo gostar muito...
    Abraços e bom final de semana a todos!

    ResponderExcluir
  3. Francis no dia de São Francisco!
    São tantos derivados de Francisco... dos que conheço, gosto mais de Francine.
    Francis gosto mais para apelido carinhoso, ou nome de pet. Não curto muito esse lance de nomes Unissex...

    ResponderExcluir
  4. Nossa, só nome de famosos com Francis aqui.Esse nome é chique. Gosto de Francisco, por isso me simpatizei com Francis também e achei interessante do nome servir para ambos os gêneros masculino e feminino.

    ResponderExcluir
  5. Nunca pensei que o nome Francis fosse tão usado em uma época aqui no Brasil, é raríssimo encontrar alguém com esse nome hoje em dia. O que vemos hoje em dia é pessoas chamadas Francisco mesmo. Super legal!

    ResponderExcluir
  6. Sou de Minas Gerais e já conheci 3 Francis, todos por volta dos 40 anos de idade, um homem e duas mulheres.

    ResponderExcluir
  7. Oi! Queria fazer uma pergunta: na opinião de vocês, quais características (de som mesmo ou alguma outra) fazem um nome ser masculino e quais características fazem um nome ser feminino? Pq mesmo com nomes unissex, a gente tende a associar mais com feminino ou masculino...vcs têm alguma explicação para isso? Não sei se deu para entender,espero que sim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim é o histórico do nome e toda sua etimologia que o definem como M ou F. No caso dos unissex, a sonoridade e o costume, em minha opinião, podem fazê-los tender mais para M ou F. Por exemplo, Liron é unissex mas eu associo mais ao masculino, provavelmente porque o final "on" é mais comum em nomes masculinos (expl: Ramon). Já Cléo termina em O mas como já me acostumei com o nome por causa da atriz Cléo Pires, o vejo como feminino. Espero ter conseguido me fazer entender.

      Excluir
    2. Entendi e faz sentido mesmo
      Obrigada

      Excluir
  8. Vocês poderiam fazer um post sobre o meu nome: Francielle. Há anos acompanho O Blog dos Nomes, mas nunca vi meu nome ser abordado aqui. Seria bem interessante! :)

    ResponderExcluir
  9. A origem não exatamente essa. Me chamo Francis, e ao contrário do que diz muitas fontes o nome Francis foi utilizado na Inglaterra para Mulheres e por se tornar um nome considerado chic passou a ser utilizado para homens e na França se difundiu com a grafia de "e" no lugar do "o". https://www.sonhos.com.br/significado-dos-nomes/francis

    ResponderExcluir