terça-feira, 11 de junho de 2019

Pixie - Atendendo a Pedidos


Um dos nomes que me tinha deixado bastante entusiasmada com a atualização da base de dados em Portugal tinha sido Pixie! Mas entretanto, com tantos nomes que vamos tendo para escrever, fui-me esquecendo deste pequeno nome saído de um conto de fadas e quando vi que tinha sido pedido não pensei duas vezes para me decidir a ficar com ele.

De facto, Pixie saiu de uma história de encantar, e o seu significado é mágico. De origem celta, sueca e da Cornualha este nome significa fada. Digam lá se não faz um par amoroso com Elora ou até mesmo com Oriana

Segundo o folclore tradicional britânico, Pixie é uma criatura mítica mais conhecida como duende, e por isso há quem aponte esta mitológica criatura como o significado deste nome. Os irlandeses e escoceses acreditavam que os pixies ou duendes habitavam em sítios ancestrais subterrâneos (como pedras, minas, etc.). 

Pixie é muito fofo, tenho receio que seja até fofo demais e não sou a única com esta preocupação. No nameberry é uma problematização constante e alguns usuários sugerem Dixie ou ainda Trixie para fugir à doçura de Pixie.

Sei que pode não ter nada a ver, mas imagino uma menina Pixie como uma sonhadora, de sorriso fácil, feliz com a vida. É um antropónimo que me faz sentir bem e leve. Para quem não quer arriscar tanto ao ponto de nomear uma filha Pixie, acho que é um nome que também assenta bem num animal de estimação.

Personalidades:

  • Pixie Davies - atriz inglesa; 
  • Pixie Geldof - cantora e modelo inglesa; 
  • Pixie O'Harris - artista australiana;
  • Victoria Louise "Pixie" Lott - cantora, compositora e atriz inglesa.


Na cultura pop o nome Pixie também está presente...

  • Em Peter Pan, Pixie é o nome dado ao pó mágico que faz voar;
  • The Pixies é uma banda de sucesso americana;
  • Até na literatura Pixie faz sentir a sua presença, como por exemplo, no romance apelidado O Destino Secreto de Pixie Piper;
  • Pop Pixie é uma série animada italiana;
  • Manic Pixie Dream Girl é uma personagem de ficção; 
  • Pixies é um filme de animação de 2015;
  • Pixie cut é um corte de cabelo curto para mulheres que faz lembrar a Sininho (fada de Peter Pan); 
  • E por fim, Pixie, também conhecido como musgo florido, é um tipo de planta perene arbustiva com pequenas flores em forma de estrela.
O registo mais antigo de Pixie nos Estados Unidos da América foi em 31 de janeiro de 1879, desde então foi registado mais 529 vezes. O ano de maior recorde foi em 1955, com um total de 37 bebés registados com esse nome.

Em Portugal, em 2018, Pixie foi escolhido para 2 recém-nascidas e em 2016 foi registado 1 vez.

No estado de São Paulo não encontrei registos recentes de Pixie. E segundo o site IBGE o nome não tem registos suficientes para serem gerados gráficos sobre o mesmo. Não sei se alguma vez terá nascido uma Pixie no Brasil.

Portanto, chegamos à conclusão que Pixie é um nome inexistente no Brasil, raríssimo em Portugal e pouco usado internacionalmente. De que estamos à espera para dar uma oportunidade ao querido Pixie?

Ana Madaíl Carvalho


Fontes consultadas:

Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Names.org, Wikipédia. 

15 comentários:

  1. Oie!
    Eu adoro esse nome e sempre o associo à fadas, acho que especialmente por ser o nome dado ao pó de fadas em Peter Pan. E acho ele realmente muito fofo e delicado, é de se imaginar uma menina quase fada para portá-lo, mas como bem levantado, é sempre complicado estereotipar a pessoa pelo nome que carrega.
    Acho que seria um nome formidável para um pet, como você apontou! :)
    xoxo

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu confesso que nunca tinha ouvido falar desse nome kkk
    Porém, daria sim uma oportunidade De usar esse nome em uma filha minha com certeza!

    ResponderExcluir
  3. Pixie nunca ouvi falar, é um nome totalmente diferente, gostei do significado dele, realmente Pixie é um nome fofo, pena que seja inexistente aqui no Brasil, é um nome bastante interessante, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Gente!! Eu nunca ouvi esse nome antes. E olhe que já li um bocado sobre onomástica. Ele parece até brilhar ao pronunciá-lo. rs
    Preciso rever os contos de fadas... rs
    Pixie lembra Pixel é muuuitoo diferente para categoria nomes próprios. (assim como Skylar). Gostei bastante, certamente colocaria num pet. É nome de bebê, de fada, nome artístico, de brincadeira, mas não combina com nome de gente grande. rs
    Grata pelo pedido atendido

    ResponderExcluir
  5. Olá , muito diferente esse nome Pixie, ainda não conheço ninguém com esse nome, provavelmente não tenha ninguém no Brasil mesmo.

    ResponderExcluir
  6. oi!
    Que legal :D adorei o significado do nome, o nome Pixie é lindo. Gosto de nomes assim pequenos e marcantes..

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca havia ouvido falar neste nome, já associei aos pixels de um monitor. O significado é bonitinho, mas eu não colocaria em uma criança.

    ResponderExcluir
  8. Nunca ouvi o nome Pixie, mas Trixie sim e gosto dos dois.
    Não nomearia minha filha porque quero um nome com L, mas acho que nomearia um animalzinho <3

    ResponderExcluir
  9. Olá!Achei lindo o nome Pixie,mas confesso que é a primeira vez que o vejo,o significado deste nome é magnífico,achei bem fofinho,como não terei mais filhos,então colocaria em mais um filho de quatro patas com certeza.
    Adoro suas postagens,são ricas em conhecimentos de nomes com grandes significados.Bjss

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana, Cláudia e Patrícia, suas lindas, tudo bem com vocês?
    Dessa vez vocês me surpreenderam. Que nome mais diferente, nunca ouvi falar e fiquei pasma como ele realmente é usado. Adorei o significado de fada. Tinha que ser, a cultura irlandesa e escocesa é fascinante. Pronto, gostaria de me chamar assim, já pensou? Risos..Adoro os post de vocês. Parabéns pela pesquisa.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  11. Lembra Disney pixar e pixels de resolução de imagem :/ daí tira mto pontos...lembrei de Psique dai gostei um pouco mais rs
    Mas o significado é bonito ^^

    ResponderExcluir
  12. O que acham o nome para o exterior Lavender Pixie? Gosto muito de Lavender e Pixie me encantou 😍😍😍😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a combinação ficou top. Mas aqui no Brasil, fica meio difícil pra criança.

      Excluir
  13. Oiê, fiquei feliz em ver o significado e o quanto de informações você tinha sobre esse nome. Uns dias atrás apareceu uma gatinha aqui em casa e eu e meu marido acolhemos ela, como ninguém se manifestou depois de anunciarmos uma gatita perdida ficamos com ela, sonhei com o nome Pixie e amei de cara. Não tem muita informação na internet aí encontrei seu blog ❤️ cada parágrafo que você escreveu contém muito carinho amei d+. Parabéns e obrigada por postar e atender os pedidos. Abraços

    ResponderExcluir
  14. O nome da minha filha ficou Morgana Pixie Martins Silveira Dourado Eusébio nasceu a 18 de Julho de 2022 às 14h37.

    ResponderExcluir