quarta-feira, 27 de maio de 2015

Oriana - Convidado do Dia


O post de hoje é feito por uma estreante no blog, a Telma Oliveira, e fala de um nome que sei que muitos de nós, amantes da onomástica portuguesa, gostamos, Oriana:


Oriana lembra-me o mar, as ondas leves a bater na areia, a paz e a serenidade. Contudo, ao mesmo tempo, tenho uma imagem inconsciente de uma floresta e de uma menina fada de cabelos dourados. Sei que essa menina existiu, ou pelo menos sim, no livro infantil de Sophia de Mello Breyner "A Fada Oriana" que a minha professora do 4º ano me deu a ler. 
Não sabia ela como aquele nome me tinha ficado gravado na memória… Oriana, Oriana, Oriana.

De origem incerta, o nome Oriana associa-se ao latim aurum que significa “ouro” ou à palavra também latina oriri que quer dizer “nascer do sol” ou “amanhecer”. 

Intimamente relacionado com a palavra aurum, está outro nome que, não só por ser o nome da minha bisavó, está na minha lista: Aurora. Podem todos torcer o nariz ou até rir, mas a verdade é que se tivesse gémeas: Oriana & Aurora seria uma opção a ponderar.

De pronúncia e grafia muito semelhantes mas com origem bem diferente, temos Ariana que pode servir como alternativa a Oriana, significando “puríssima” ou “a mais sagrada”.

No ano de 2014 em Portugal, Oriana como primeiro nome teve 16 registos, os compostos Oriana Maria e Oriana Raquel – 2 registos, e Oriana Ester, Oriana Mei, Lua Oriana, Oryana Patrícia, Nahla Oriana, Inês Oriana, Oriana Alexandra, Alice Oriana – 1 registo cada.

Apesar de Oriana não ser muito comum nas línguas europeias, na Península Ibérica (Portugal e Espanha) existiram as formas medievais Oroana e Ouroana que, já não sendo admitidas pelo menos em Portugal, deixaram para além de Oriana outra variante bem interessante: Oureana. Desta variante descobri uma curiosa lenda que, vergonhosamente, não conhecia; e digo vergonhosamente porque vivi 17 anos a cerca de 15 km da Cidade de Ourém (Distrito de Santarém, Portugal) e, como apaixonada pelo nome Oriana, nunca fiz nenhuma associação com o nome da terra e o nome próprio. Mas nunca é tarde! Conta a lenda que por volta de 1136, andava o primeiro rei português, D. Afonso Henriques, nas suas conquistas aos mouros quando, na noite de S. João, em Abdegas, um dos guerreiros e amigo de rei, Gonçalo Hermiges, se cruzou com a formosa moura Fátima, e por ela ficou enfeitiçado. Entre trovas e carinhos apareceram armados vários mouros irados contra quem Gonçalo lutou sozinho e corajosamente para salvar a sua amada (sim, depois de umas cançõezitas, já era a sua amada!). Poucos dias mais tarde a bela moura converteu-se ao cristianismo e foi baptizada com o nome Oureana, como Gonçalo a tinha chamado numa das canções. Tanta fama teve a sua beleza e a força do seu amor que o povo trocou o nome de Abdegas pelo de Ourém.

Variantes: Orianna, Oriane, Orianne.

Para os amantes de História como eu, esta é uma curiosidade que pode fazer-vos mudar a opinião sobre este nome, pois Oriana era, nada mais nada menos, que o/a apelido/alcunha da Rainha Elizabeth I que viveu entre 1533 e 1603. Filha da famosíssima Anne Boleyn e do namoradeiro Rei Henry VIII, nascida princesa, feita bastarda, ergueu-se como rainha (virgem, na boca de alguns) de Inglaterra, França e Irlanda. E “erguer-se” é definitivamente a palavra com que a descreviam: Oriana, “our glorious Oriana” ou, abreviando, “Gloriana”.

Personalidades:
  • Oriana Fallaci (1929 – 2006) – Jornalista, autora e entrevistadora política italiana.
  • Oriana Panozzo (nascida em 1959) – Atriz australiana.
  • Oriana Small (nascida em 1981) – é o nome artístico da atriz estado-unidense Ashley Blue.
  • Oriana Gabriela Sabatini Fulop (nascida a 19-04-1996) – Cantora, atriz e modelo argentina.
Que opinião têm sobre Oriana?

20 comentários:

  1. Confesso que o texto me fez olhar para o nome de uma forma mais positiva. Realmente tem as suas qualidades e acho uma excelente escolha para os nossos dias, apoio certamente quem o quiser usar! :)

    ResponderExcluir
  2. owww!! lindo texto!! e lindo nome <3 <3 <3 btw, foi uma grande inspiração para o nome da minha filha que vai nascer dentro de 2 meses! Obrigado por tudo <3

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto, amo esse nome!

    ResponderExcluir
  4. Texto muito bom! Adoro esse nome e é sempre bom ficar a saber essas curiosidades, o seu significado e história! Continua, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Oriana era um nome que eu não conhecia até um tempo atrás, mas hoje em dia é um nome q adoro, acho lindo, é um nome q me conquistou! Os significados são lindos, me fazem gostar mais dele. Acho um nome intrigante.

    ResponderExcluir
  6. Adoro o nome Oriana e adorei o texto, está muito bom. :)

    ResponderExcluir
  7. Só por curiosidade, a rapariga da imagem chama-se mesmo Oriana :)
    Beijinhos e obrigada pelos comentários

    ResponderExcluir
  8. Eu sou brasileira e ao que parece aqui, a história infantil da Fada Oriana não foi vendida hehehe Mas fui apresentada a esse nome pelas minhas amigas portuguesas e foi amor a primeira vista. Só não gosto mais ainda por que ainda tem Oceana e Olímpia liderando a lista com O.

    ResponderExcluir
  9. Lindo lindo lindo lindo
    Super romântico... adoro.

    ResponderExcluir
  10. Oriana é tão elegante e sonoro! Tenho gostado cada vez mais dele.

    ResponderExcluir
  11. Adoro adoro adoro... é impactante, lindo, delicado e forte ao mesmo tempo, e tem uma sonoridade agradável! Para além que adoro a história da fada Oriana.
    É dos meus favoritos com O, só perdendo para Oceana

    ResponderExcluir
  12. Adoro o nome Oriana, aliás, é o meu segundo nome preferido, em primeiro está Aurora.
    Na minha opinião, o nome não faz lembrar o mar, mas entro logo num universo místico. Como é perfeito o par Aurora & Oriana, se tiver duas filhas serão estes os seus nomes :)

    Ana Carvalho.

    ResponderExcluir
  13. Eu chamo-me Sara Oriana e a minha filha, que nasce em março, vai chamar-se Oriana...

    Ainda não escolhi o segundo nome. Alguém tem sugestões?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sara, aqui vão sugestões "para todos os gostos" :) Espero que alguma lhe agrade.

      Oriana Agnes
      Oriana Aida
      Oriana Aisha
      Oriana Alexa
      Oriana Alice
      Oriana Alícia
      Oriana Alma
      Oriana Amália
      Oriana Amora
      Oriana Ásia
      Oriana Ava
      Oriana Bela
      Oriana Belém
      Oriana Carmen
      Oriana Cássia
      Oriana Celeste
      Oriana Ceres
      Oriana Céu
      Oriana Chantal
      Oriana Chloe
      Oriana Clara
      Oriana Clarissa
      Oriana Concha
      Oriana Cora
      Oriana Corália
      Oriana Dália
      Oriana Dulce
      Oriana Elena
      Oriana Eleonor
      Oriana Elisa
      Oriana Ema
      Oriana Emília
      Oriana Eva
      Oriana Evelina
      Oriana Eurica
      Oriana Filipa
      Oriana Flor
      Oriana Flora
      Oriana Florença
      Oriana Gaia
      Oriana Glória
      Oriana Graça
      Oriana Guiomar
      Oriana Heloísa
      Oriana Honora
      Oriana Ima
      Oriana India
      Oriana Inês
      Oriana Ingrid
      Oriana Irene
      Oriana Íris
      Oriana Isabel
      Oriana Isabela
      Oriana Isadora
      Oriana Isis
      Oriana Jade
      Oriana Jasmim
      Oriana Jasmina
      Oriana Jil
      Oriana Júlia
      Oriana Laila/Layla
      Oriana Laura
      Oriana Lavínia
      Oriana Leila
      Oriana Leonora
      Oriana Lia
      Oriana Lianor
      Oriana Lídia
      Oriana Lília
      Oriana Lineia
      Oriana Lira
      Oriana Lis/Liz
      Oriana Lorena
      Oriana Lótus
      Oriana Lua
      Oriana Lúcia
      Oriana Luísa
      Oriana Luna
      Oriana Luz
      Oriana Luzia
      Oriana Madel
      Oriana Magna
      Oriana Maia/Maya
      Oriana Manon
      Oriana Mar
      Oriana Martina
      Oriana Maude
      Oriana Máxima
      Oriana Mei
      Oriana Mel
      Oriana Melina
      Oriana Melissa
      Oriana Melodia
      Oriana Mia
      Oriana Mila
      Oriana Milena
      Oriana Miriam
      Oriana Mirto
      Oriana Naíma
      Oriana Nair
      Oriana Nina
      Oriana Noemi
      Oriana Papoila
      Oriana Paz
      Oriana Penélope
      Oriana Petra
      Oriana Quar
      Oriana Rosa
      Oriana Rosália
      Oriana Rubi
      Oriana Rúbia
      Oriana Safira
      Oriana Serena
      Oriana Suri
      Oriana Súria
      Oriana Tamar
      Oriana Teresa
      Oriana Valentina
      Oriana Vida
      Oriana Violeta
      Oriana Zara

      Excluir
    2. Oriana Beatriz
      Oriana Carolina
      Oriana Catarina
      Oriana Flor
      Oriana Guiomar
      Oriana Inês
      Oriana Isabel
      Oriana Liz
      Oriana Luz
      Oriana Mar
      Oriana Rita
      Oriana Rosa
      Oriana Sofia

      Excluir
    3. Olá Sara, o seu segundo nome é lindo :D
      Deixo algumas sugestões de que gosto muito:

      Oriana Violeta
      Oriana Mar
      Oriana do Mar
      Oriana Luz
      Oriana Inês
      Oriana Irene
      Oriana Florbela
      Oriana Lira
      Oriana Melina
      Oriana Carlota
      Oriana Dalila
      Oriana Carolina
      Oriana Paloma
      Oriana Celeste
      Oriana Gabriela
      Oriana Beatriz
      Oriana Julieta
      Oriana Arabela
      Oriana Melodia
      Oriana Benedita
      Oriana Elisa
      Oriana Elvira
      Oriana Margarida
      Oriana Rubina
      Oriana Olímpia
      Oriana Regina
      Oriana Luísa
      Oriana Cecília
      Oriana Salomé
      Oriana Amora
      Oriana Serena
      Oriana Serafina
      Oriana Tomásia
      Oriana Romã
      Oriana Alícia

      Reservado para mim: Oriana Jasmim :D ahahha Não está reservado mas é o composto de que mais gosto :)
      Espero que ajude <3

      Excluir
    4. Sara, por acaso estuda na Universidade Católica de Lisboa? Porque vi o composto Sara Oriana (não me lembro dos apelidos) numa pauta afixada lá (notas de uma disciplina, que também não me lembro qual era). Lembrei-me logo de si/ti e pensei "Será a mãe da Oriana?" :D

      Excluir
  14. A história é linda! Amei, super fofo! Quando vi o nome pensei estar associado a "ouro" mesmo! Eu tenho um pouco de dificuldade com esse início "Ori"...eu prefiro Áurea e Oureana! Bom minha dificuldade com "ori" é porque lembra uri...e tem gente na minha cidade, principalmente velhinhos que falam "orina" ao invés de pronunciar corretamente urina...bom, tbm lembro da margarina (D)oriana - mesma coisa Gloriana (esse último não consigo gostar mesmo), mas acho que é uma associação muito particular que minha cabeça faz...mas o nome me impactou e vou pensar mais e mais sobre ele! Sobre Ariana, eu não gosto - mas tenho uma queda por Ariadne!

    ResponderExcluir