segunda-feira, 10 de junho de 2019

Eusébio

Eusébio, um dos maiores futebolistas de todos os tempos

                           
"Como assim ainda não temos Eusébio no Blog?!" - Esta foi basicamente a minha reação quando fui ao motor de busca procurar por Eusébio e nada. No outro dia estava com a televisão ligada, mas confesso que não estava a prestar atenção e creio que ouvi uma recém-mamã a falar que o seu rebento se chamava Eusébio. Digo que creio, porque não consegui acreditar e como não estava muito atenta àquilo, deixei para lá. Ontem, quando estava absorvida pelos meus pensamentos, veio aquela história do (possível?) bebé Eusébio à minha cabeça e quis vir ler a história que - pensava eu - algum colega já teria escrito sobre. O meu espanto foi enorme quando vi que não tínhamos o nome de um dos homens mais ilustres de sempre da história de Portugal. Bem, coube-me ficar com Eusébio e trazer-vos aquilo que eu vinha à procura quando vim pesquisar pelo nome. 

Eusébio, para mim, é um nome feliz. Quero pedir-vos futebolismos e fanatismos à parte, mas o meu avô materno é um benfiquista ferrenho e portanto, como sua primeira neta, fui entrando na onda e vendo, aprendendo e acompanhando-o nesse mundo do futebol. O meu avô adorava o Eusébio e por isso eu adorava-o também. Lembro-me de crescer a ver fotografias, cromos e jogos gravados deste mestre do futebol. Eusébio da Silva Ferreira, nasceu a 25 de janeiro de 1942, na então Província Ultramarina de Moçambique durante a época colonial e morreu em 2014, encontrando-se sepultado no Panteão Nacional. É considerado pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol como um dos melhores futebolistas de todos os tempos. Ele é sobretudo conhecido por ter jogado no Benfica, mas também passou pelo Beira-Mar (o clube de Aveiro, a minha cidade natal) e rapidamente ficou conhecido como Pantera Negra.  Ganhou várias taças, Bola de Prata, Bola de Ouro e ainda Bota de Ouro. Estima-se que terá marcada 807 golos durante as 813 partidas que fez durante os seus 23 anos de carreira. Era um rei da bola e isso ninguém pode negar. 

De origem grega o significado de Eusébio é piedoso. Com um significado tão louvável não é de estranhar que este tenha sido o nome de vários santos. 

Eusébio de Cesareia (265-339) ficou conhecido por ter sido o primeiro historiador do cristianismo e também o maior filósofo da Igreja antiga.

Eusébio é ainda um nome geográfico, no Ceará existe um município localizado na Região Metropolitana de Fortaleza com este nome.  

E não é que eu ouvi mesmo bem? Ou pelo menos é só uma coincidência, mas de facto em 2018 um pequeno Eusébio veio dar o ar de sua graça a Portugal. Entre 1920 e 1980 Eusébio foi tendo sempre alguns registos, mas foi em 1966 o ano em que o nome mais brilhou e arrecadou um total de 73 registos. 

No estado de São Paulo atualmente Eusébio não faz parte do leque de escolhas para os recém-nascidos. No entanto, o IBGE diz-nos que a frequência deste nome é de 2.591 pessoas. O auge de Eusébio foi na década de 70 e é no Maranhão onde mais facilmente nos podemos cruzar com um portador deste nome. 

Eusébio é um nome tão grande que chegou aos Estados Unidos a 15 de Novembro de 1828 e desde então nasceram aproximadamente mais 3 mil bebés. O recorde de mais nascimentos por ano foi em 1945 com um total de 47 meninos chamados Eusébio.

Gosto de Eusébio, é um nome cheio de recordações felizes que me deixam de coração cheio. Eusébio faz parte da vossa lista de preferidos?

Ana Madaíl Carvalho 

Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Names.org, Wikipédia. 

9 comentários:

  1. Fiquei cá a tentar me lembrar de alguém com esse nome e o único do qual me lembro é o jogador português. Até me lembro de algumas matérias televisivas sobre ele. Mas não é um nome comum "no meu mundo". É grande, importante, mas parece pertencer apenas ao jogador. rs

    bacio

    ResponderExcluir
  2. Olha, é um nome que vemos tão pouco!! ... Mas que significado bonito! Alguém "piedoso" chega a ser nobre! Adorei a dica! Fiquei aqui pensando e não me lembro de conhecer alguém com esse nome! Já ansiosa pelos próximos nomes! ;)
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. O único Eusébio que conheci era brasileiro, e jovem. Acho espantoso que com tantos adeptos do Benfica em Portugal o nome seja tão pouco popular no país. Um nome que deveria entrar na lista de muitas famílias fanáticas pelo futebol!

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei desse nome, não conheço ninguém com esse nome, mas acho um nome bem fonético e gostoso de ouvir, adorei conhecer a história desse nome, bem diferente!
    Todo mundo que gosta de futebol deveria ter esse nome na familia!!

    ResponderExcluir
  5. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Eusébio é nome cheio de requinte.
    Conheço uma pessoa que tem esse nome como apelido. Bem sonante.
    Beijokitaz




    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderExcluir
  6. Nunca conheci nenhuma pessoa com esse nome embora já ouvi falar. gostei muito de saber mais sobre ele

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana! Claramente, eu conheço o nome. Mas, de fato, é um que há muuuuuuuuito tempo eu não escuto. Pior, to me sentindo mal, porque nunca ouvi falar desse jogador. Totalmente desinformada rs. Mas achei muito lindo o significado do nome, fiquei encantada mesmo. Só que, sei lá, acho um nome "esquisito" para imaginar em um bebê agora rs. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu não acho um nome bonito
    Lembra ébrio (bêbado)...
    Dos nomes que podem dar origem ao caricato apelido zé, meu queridinho é José. Acho que dos nomes iniciados com "eu" o melhor seria Eulália, mas nem gosto tanto. Já vi outro curioso: Eusmando.

    ResponderExcluir