segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

As Marias - Maria Lua


A nossa rubrica As Marias traz hoje um composto diferente, poético, sonhador, misterioso: Maria Lua. A primeira vez que vi essa conjugação foi há muitos anos atrás, na novela A História de Ana Raio e Zé Trovão. Maria Lua era a filha perdida da protagonista Ana Raio, e a trama, além de muito emocionante, apresentava a ligação celeste entre os nomes de mãe e filha (para saber mais clique aqui). Como admiradora da onomástica desde sempre, Maria Lua foi um composto que me ganhou logo de cara e que nunca mais esqueci.

Suave e ao mesmo tempo marcante, adoro Maria Lua, acho mesmo um dos compostos mais belos com Maria! Apesar de suas qualidades, Maria Lua ainda é praticamente desconhecido por nossos povos: contabilizou apenas 4 registros no estado de São Paulo em dados mais recentes divulgados e em Portugal  sequer foi registrado.

Se Maria Flor cada vez ganha mais adeptos, por que não apostar em Maria Lua? É também um composto cheio de frescor, une a tradição com a inovação, e, assim como Floratravés de Lua traz o toque hippie/alternativo que os nomes literais têm (e eu adoro!).

Tenho curiosidade em saber a opinião de vocês sobre este composto que tanto gosto. Digam lá, o que acham de Maria Lua? Não é um amor?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, IRN, O Blog dos Nomes, Wikipédia.

26 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido ou pensado neste composto! Não conhecia essa novela rs. Achei uma gracinha, um primor ainda desconhecido * - * possui a mesma delicadeza de Maria Flor! Eu gosto da mescla de nomes 'tradicionais' com os 'literais'!
    Ótima sugestão, Patrícia! Amei o post! Maria Lua entrou para o meu coração <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. eu sou uma Maria, e não tem Flor nem Lua que me faça gostar dele. Talvez Ana:
    Ana Lua, fique melhorzinho... mas nada demais... Como também não gosto de nomes literais, aí... sem chances.
    Sobre o nome Maria, ainda posso simpatizar com Ana Maria, ou melhor Anamaria (aglutinado para disfarçar ainda mais)...

    ResponderExcluir
  3. Maria Lua é um nome bonito, suave, delicado, acho uma pena que o nome seja desconhecido, esse nome era pra ser mais usado pelos pais, concordo com você esse nome é um amor, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Patrícia!
    Eu também não conhecia a composição de Maria Lua! Mas confesso que adorei e já fiz anotação dele. Gostei de como soa e da combinação de significados! E acho que esse é o post que a imagem de ilustração mais casou com o nome! ehehe Adorei mesmo!
    xoxo

    ResponderExcluir
  5. maria é um nome biblico classico e adoro a simplicidade, adorei maria lua

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Eu lembro do nome e até da abertura da novela, mas da trama e dos personagens não, era muito criança na época.
    Mas, sobre o nome Maria Lua, eu acho lindo. Maria por si mesmo já traz a ideia de força e feminilidade; Lua traz a atmosfera de deusa, energia, encanto... Enfim, os dois juntos na minha opinião formam uma linda combinação. Eu nomearia um filha com ele, certeza.

    ResponderExcluir
  7. Maria Lua. É belo e soa bem, quando falo em voz alta. E dá ótimos apelidos também, não? Marilu, por exemplo... Nunca tinha pensado sobre esse composto. Gostei!

    Literalize-se

    ResponderExcluir
  8. Nossa, nunca pensei nessa combinação de nomes. Na verdade, acho que a única vez que escutei algo parecido foi quando minha avó me chamou de Maria da Lua porque eu estava andando de noite pela fazenda dela haha. Gostei, é bem poético <3

    ResponderExcluir
  9. Que lindo composto de nome para Maria. Amei Maria Lua. Como ficou bonito! Eu tbm concordo! Maria flor ganhou muitos adeptos, acredito que com Maria Lua será o mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Nunca tinha ouvido falar, mas fiquei apaixonada por esse nome muito bonito Maria Lua.

    ResponderExcluir
  11. Nunca conheci ninguém com esse nome, mas é realmente muito bonito!

    ResponderExcluir
  12. Nome bonito nunca escutei Maria lua também e diferente.

    ResponderExcluir
  13. Como uma Maria (Luiza), gostei muito do nome Maria Lua. Muita gente me chama de Lua, inclusive! O por que eu não sei bem, hehe

    ResponderExcluir
  14. Maria é um nome marcante mesmo, e lua é muito sensível ótima combinação

    ResponderExcluir
  15. Realmente o nome: Maria Lua conheci mesmo na Novela depois disso vejo muito Maria flor e acho o nome Maria Lua lindo!!!
    Bjs,
    https://keilycesporkeilaluciablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Acho tão lindo e diferente Lua, mas não tinha pensado em fazer um composto com ele, ficou bem interessante!

    beijinhos
    Ellen Machado | www.desviearota.com.br

    ResponderExcluir
  17. Nunca ouvi falar Maria Lua, primeira vez
    Acho Maria um lindo nome

    ResponderExcluir
  18. Ahhhh, eu acho que já falei o quanto eu amo Maria! E acho que combina com tudo!!!
    Maria Lua é muito marcante mesmo e lindo! Sonoro!!!
    Infelizmente não conheci nenhuma ainda.

    bjs

    ResponderExcluir
  19. Acho que esse nome traz a magia da lua. Eu poderia facilmente usar em uma filha minha..Bjss, eu amei essa combinação.

    ResponderExcluir
  20. Estou grávida de 5 meses....a espera da minha Maria Lua....escolhi esse nome de dentro da minha alma...Não conheço nenhuma pessoa com esse nome....me veio no coração e ficou!!! Amoooor maior minha Maria Lua

    ResponderExcluir
  21. Minha filha se chama Maria Lua, hoje ela tem 3 anos😍 e ama o nome dela!
    No começo todos riam e hoje eles já acostumaram e acham lindo tbm 😍

    ResponderExcluir
  22. Estou grávida de 3 meses e meio, com a ultra para saber o sexo marcada. Se for menina será Luna Maria, uma variação desse nome tão lindo!

    ResponderExcluir
  23. Oiii, eu sou mãe de uma Maria Lua, há 23 anos! Minha inspiração foi em Mãe Maria e na Lua, a grande mãe, que sempre relacionei como a imagem Dela. Sempre fui apaixonada pela Lua, muito esotérica, mística , totalmente espiritualizada. Agradeço os elogios ao nome Maria Lua, e sim, é muito literário, apaixonante e lindo de se ouvir, né Lua? Ps: ela que compartilhou comigo

    ResponderExcluir
  24. Minha filha de 5 anos se chama Maria Lua. Todos acham diferente mas simpatizam ao ouví-lo pois soa delicado.

    ResponderExcluir
  25. Tenho 24 anos e me chamo Maria Lua. Sou apaixonada pelo meu nome

    ResponderExcluir
  26. O nome da minha filhinha é Maria Lua 🥰🥰🥰

    ResponderExcluir