terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Os outros Pedros


Pedro, um clássico que atravessa gerações e segue firme resistindo ao passar do tempo. Forte como uma rocha, fazendo assim juz ao seu significado, não se sente saturado como outros nomes populares e talvez esse seja um de seus encantos. De grande conexão bíblica, através da figura de Simão Pedro, aquele que é considerado o mais proeminente dos apóstolos, Pedro é um antropônimo muito usado em todo o mundo, nos mais diversos idiomas (além do português, Pedro também é a variante em espanhol). Foi justamente pensando em seu desempenho em outros países que tive a ideia de fazer uma publicação voltada para os outros Pedros, ou seja, suas versões em outras línguas - e não podemos nos esquecer da existência do medievel português Pêro, que coincidentemente, na grafia não acentuada, é a variante sérvia.

  • Boutros - árabe;
  • Peder - escandinavo;
  • Pero - sérvio;
  • Petar - búlgaro, croata, sérvio, macedônio;
  • Peter - inglês;
  • Petras - lituano;
  • Petre - romeno;
  • Petri - basco;
  • Petro - ucraniano;
  • Petros - grego, armênio;
  • Petruccio - italiano medieval;
  • Petrus - latim;
  • Pierre - francês;
  • Piers - francês medieval;
  • Pieter - holandês;
  • Pietro - italiano;
  • Pyotr - russo;
  • Petia, Petya - diminutivos russos.
Acham que alguma destas versões é superior ao nosso Pedro?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
Behind the Name, O Blog dos Nomes e Wikipédia.

8 comentários:

  1. Acho que com a força e vivacidade do nosso "Pedro" não há outra variante que se equipare viu! Pedro é o nome do meu irmão e o nome e a personalidade tem tudo a ver com ele, até msm o signo áries, pois tanto o nome como o signo remetem a força, determinação e pioneirismo :D eu acho um nome forte e muito bonito, cheio de vida, só não é minha opção, pq já tem meu irmão na família rsrs.
    Tbm gosto muito de Pietro, Petrus e Pierre e Peter, nesta ordem de preferência! Gosto do feminino Pietra tbm, apesar que poderia ganhar o apelido de "Pedrita", mas eu amo os Flintstones kkk xD
    Nunca iria imaginar que "Boutros" seria uma variação do nome "Pedro".
    Amei o post! Parabéns, Patrícia :D
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh! Petruccio/Petrúquio é o par da Catarina em a Megera Domada e tbm na novela o Cravo e a Rosa! Eu amo a história <3, só não teria coragem de usar o nome em um filho rs.

      Excluir
  2. É interessante conhecer as variações de um nome. Das variações de Pedro,gosto de Peter, Pietro e Pierre. Boutros parece um "estranho no ninho", mas a onomástica tem essas surpresas. Parabéns pelo post. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Simpatizo com o nome Pedro, mas acho que de tão usado se tornou batido. Por isso, acho as variantes mais interessantes.
    Pietro é, de longe, o meu preferido. Petrus, Pêro e Petia/Petya também são bonitos.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  4. Acabei de descobrir que Petrúcio é Pedro. E Petrúcia o feminino de Pedro. 😳😳

    ResponderExcluir
  5. Pedro é um nome que não me desagrada, mas também está longe de estar entre os meus preferidos. É um curto e simples, como eu geralmente gosto, mas ainda assim não é um nome que me chame atenção. Adorei conhecer as variações, e gostei de várias, como Petrus, Pietro, Pierre e - meu preferido - Peter. Durante a faculdade conheci um professor chamado Pyotr, nunca imaginei que poderia ser uma variação de Pedro.

    ResponderExcluir
  6. Gosto das variantes Pietro e Pierre

    ResponderExcluir
  7. Confesso que não gosto de Pedro... a sonoridade me incomoda e jamais daria esse nome a um personagem meu. Mas gosto imenso de Petrucchio, por causa do personagem de Shakespeare e de Petrus. Mas confesso que não imaginava que eram variáveis do nome Pedro. rs

    bacio

    ResponderExcluir