sábado, 19 de setembro de 2015

Pedro


Acho Pedro simplesmente um nome adorável e intemporal, pois, penso que fica bem em qualquer fase da vida de um homem. O seu forte significado torna-o num nome com uma grande presença. 

Deriva do grego Petros, que significa "pedra". Esta é uma tradução usada na maioria das versões do Novo Testamento do nome Cefas, que em aramaico significa "pedra". Foi o nome dado ao apóstolo Simão por Jesus Cristo. Simão Pedro foi o mais proeminente dos apóstolos durante o ministério de Jesus e é frequentemente considerado o primeiro Papa.

Devido ao apóstolo, Pedro se tornou um nome comum em todo o mundo cristão (em diferentes versões). Na Inglaterra, os normandos o introduziram na forma do francês antigo Piers, gradualmente substituído pela grafia Peter a partir do século XV.

Além do apóstolo, outros santos com esse nome incluem o reformador do século XI, São Pedro Damião, e o pregador do século XIII, São Pedro Mártir. Também foi suportado pelos governantes de Aragão, Portugal e Rússia, incluindo o czar Pedro, O Grande.

Outros Idiomas: Peter (inglês), Pierre (francês), Pietro (italiano), Petros (grego), Petrus (latim).

Tanto em compostos, como sozinho que é um nome que me cativa: João Pedro, Pedro Miguel, Pedro José...todos eles são exemplos de bons compostos que se pode criar com Pedro, e ainda tem a vantagem de que é, claramente, um nome que se quiser usar sem composto, não precisa de o usar, já que, por si só, Pedro é uma boa escolha (e segura) para os tempos que correm!

Carla Jesus.

Gostam do nome? Usariam?

9 comentários:

  1. Amo!! Meu nome preferido masculino e sem duvidas o nome do meu futuro filho , primeiro em homenagem ao meu avô, além de ser um clássico lindo de viver <3 amo <3

    ResponderExcluir
  2. Adoro! Atemporal, tem presença e muita história. Nem a popularidade tira o brilho desse nome

    ResponderExcluir
  3. É um nome bonito, sem dúvida. Mas é muito popular, tem Pedro para todo lado, em todas as gerações, idosos, adultos, jovens, crianças e isso faz com que perca todo o brilho pra mim. Enjoa, vira um tédio, cansa. Acho que deveriam deixar descansar por pelo menos uns 2 séculos

    ResponderExcluir
  4. Pedro é um nome lindo ontem, hoje e sempre!

    ResponderExcluir
  5. É lindo, mas não usaria por causa da popularidade.

    ResponderExcluir
  6. Estou gravida e acompanho sempre seu blog, faz em media de 2 meses que escolhemos o nome do baby vai se chamar Pedro Miguel!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns! Pedro Miguel é um nome muito bonito😊 Muito obrigada em nome de toda Equipe O Blog dos Nomes pelo carinho❤

      Excluir
    2. Morro de amores por esse nome. Concordo com a Luinara "nem a popularidade tira o brilho". Bem dito!

      Excluir