sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Considerações sobre o Top 100 Masculino Português 2018



Hoje continuo as minhas considerações sobre o Top 100 português de 2018, agora com os nomes masculinos.

Será que os portugueses começam a deixar de usar Santiago? Não sei, mas Santiago de 2016 para agora teve menos de 400 registos, e passa a estar então na terceira posição com o número de registos semelhante aos também hiper populares João e Francisco. A paixão dos portugueses por Santiago assemelha-se um pouco à de Martim que entrou de repente nos ouvidos dos portugueses e arrebatou corações de centenas de pais. A diferença entre os dois é que Martim é um nome português e o outro é hispânico. O facto de Santiago ser hispânico e ter tanto sucesso nas mentes mais reservadas dos portugueses torna a popularidade de Santiago ainda mais incrível e única. Nunca se viu um nome estrangeiro tão popular.

Olhando para o top 20 dos nomes masculinos registados dá para ver que o que acontece nos femininos se repete, a maioria dos nomes são nomes clássicos, tradicionais e no meio deles tem meia dúzia de nomes muito modernos e alguns até estrangeiros. Também se nota que o top 20 é que tem muitos registos e depois há bem menos. Isso mostra que os portugueses usam quase todos os mesmos nomes.

Quanto às entradas para o top 100 destaco Muammad, que é espantoso. No top inglês Muhammad e as suas outras grafias constam do top 5 há uns anos, o que mostra que a comunidade muçulmana está a crescer e a ter muitos filhos tanto na Inglaterra como em Portugal. Isso se reflete nos nomes registados, porque os muçulmanos têm o costume de dar nomes religiosos aos seus bebés e Muhammad sendo o nome do profeta torna esse nome o mais popular dentro da comunidade. Muito igual ao que acontece com Maria no caso cristão, no caso muçulmanos é Mohammed o clássico dos clássicos.

Outra entrada digna de ser mencionada é Luan, que em 2016 não contava do top 100 mas em 2018 teve 43 registos, o que o levou diretamente para o top 100. Eu acredito que Luan tem tudo para se tornar popular, pois assemelha-se a outros nomes do género que cada vez são mais populares em Portugal, como é o caso de Noah e Enzo.

Falando em Enzo, não são só os brasileiros que se renderam a este nome, os portugueses estão cada vez mais a usá-lo e em 2018 Enzo subiu na popularidade. Outras subidas significativas foram Mateus, Vicente, Lucas, Vasco e Diego.

Relativamente às descidas, Guilherme, Pedro, Rafael e Eduardo tiverem bem menos registos que em 2016, penso que Pedro nunca irá descer muito, mas os outros talvez para dar lugar a alguns que vão entrando mais na moda.

Eu achei o top 100 Masculino menos diversificado no estilo de nomes do que o top 100 Feminino, e confesso que eu mesma, no que diz respeito a nomes masculinos, sou também bem mais conservadora do que nos femininos. E vocês?

Claudia Barata

Fontes consultadas:
IRN 

5 comentários:

  1. Realmente o povo português é muito conservador no que toca a nomes. Eu, por gostar mais de nomes "estrangeiros" (ingleses, maioritariamente), unissexo e hippies, sou bastante criticada no meu círculo mais próximo, porque "em Portugal tem ser nome português e com tradição".
    Mas, notei que no top 200 há uma maior diversidade nos nomes masculinos do que nos femininos. É curioso.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  2. Acho Santiago uma gracinha! Amo nomes hispânicos! Assim como na lista feminina, eu gostei mais dos nomes abaixo da centésima posição! Eu gosto de nomes masculinos diferentes e que fujam do tradicional...Eu não gosto do nome Enzo, ainda mais dps que uma criança foi registrada de "Corinthienzo" em São Paulo.
    Acho Martim uma graça! :)
    A presença de Muammad foi interessante e reflete a comunidade muçulmana xD gostei da comparação com o nome "Maria".
    Ótimas considerações, Cláudia! Parabéns pelo post ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. O fenômeno Santiago realmente é surpreendente. Incrível um nome hispânico, sem tradição em Portugal, atingir a popularidade que atingiu. Mas, daqui a algumas décadas, como a sociedade portuguesa olhará para Santiago? É uma curiosidade que eu tenho. Aliás, mesmo hoje, vejo alguns portugueses torcerem o nariz para Santiago, dizem que é o mesmo que pôr o nome do filho de "São Pedro", em vez de Pedro. Rsrs. Será que Santiago vai ficar datado e com "cara de estrangeiro", como ocorreu com Vanessa, Vânia, Vanda? Já ouvi portugueses mais tradicionalistas dizendo que "Carla" é um nome estrangeiro/sem tradição em Portugal. Ou será que no futuro viveremos numa sociedade portuguesa diferente da que conhecemos hoje? A ver!!!
    O fato é que a sociedade portuguesa hoje está mais aberta, e os movimentos no ranking mostram isso!
    Conheço alguns garotinhos chamados Enzo, sem ligação alguma com o Brasil!
    Parabéns pelo blog.
    Beijinhos,
    Luciana

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? É a primeira vez que encontro um blog voltado para nomes e, isso é muito interessante, porque cada nome tem um significado diferente!Eu por exemplo, prefiro nomes simples, curtos e fáceis de serem pronunciados e escritos principalmente, por crianças. Trabalho em uma escola de ensino fundamental, lá os nomes masculinos mais populares são: Enzo, Pietro e Pedro.

    Gostei muito do seu trabalho e vou vir aqui sempre, tenho certeza que foi uma pesquisa intensa para preparar esse post! Vou aproveitar e dar uma olhadinha nos nomes femininos.

    Beijos e Abraços Vivi
    https://resenhasdaviviane.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Outrora já ouvi que boa parte do mundo irá se tornar boa parte muçulmano, apenas pela comparação quantitativa do número de filhos por família: enquanto eles tem muitos filhos, os outros credos tem cada vez mais, menos filhos. Acho que eles tinham razão pois está a refletir até nos tops de nomes nos países.

    ResponderExcluir