quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Considerações sobre o Top 100 Feminino Português 2018



A aquisição da lista portuguesa de 2018 foi uma alegria para nós porque não só nos permite ter acesso a dados atuais, como nos permite elaborar posts variados, todos eles com base na mesma lista. Anteriormente, partilhamos com vocês o Top 100 Feminino e Masculino e hoje vou falar sobre esses tops, neste caso as minhas considerações sobre o Top Feminino.

Assim de alto, o que me chama mais a atenção é que o povo português continua tradicionalista e pouco ousado. No top 20 estão praticamente os mesmos nomes que nos anos anteriores, apenas uns sobem e outros descem. Penso que o mesmo irá suceder nos próximos anos, mas não deixa de ser surpreendente a subida contínua, ainda que não drástica, de nomes menos tradicionais como Luana, Noa e Lia. Isto mostra que apesar de a maioria preferir nomes tradicionais e clássicos, há quem tenha preferência por nomes mais modernos e diferentes também.

Falando em diferentes, tenho falar sobre o número de registos em si: temos o top 20 com imensos registos e daí para baixo é sempre a descer, de 600 registos passamos para a casa dos 400 até que muitos e muitos nomes se mantêm pelos 10, 20 registos. Ou seja, há muita gente a escolher os mesmos nomes, e por isso numa turma de escola aparecem vários nomes repetidos, e em quase todas aparecem os mesmos nomes com a exceção de 1 ou outro nome mais raro. É muito comum numa turminha de 30 existirem 3 Carolinas, 2 Margaridas ou Matildes e por aí fora.

Mas mesmo sendo os mesmos nomes tão populares nenhum se equipara a Maria. Maria, o nome português mais popular de sempre, Maria, aquele que além de ser comum como nome sozinho é também o favorito para nomes compostos. É também graças à preferência por compostos o que faz com que Maria tenha sempre tantos registos anuais, porque a lista engloba somente todos os primeiros nomes registados e Maria-qualquer-coisa é o tipo de composto mais popular. Nunca nenhum nome irá chegar perto de Maria, do carinho e encanto que os portugueses têm por este nome tão simples e belo.

Sendo Maria o eterno número 1, o resto do top 5 é sempre mais ou menos o mesmo desde que começámos este blog (e antes). Comparando o top 5 com o de 2016 vemos que são exatamente os mesmos nomes, só troca a ordem!

No top 100 de 2018 dá para ver que os portugueses usam cada vez mais nomes que os brasileiros primeiro tornaram populares no Brasil, como Valentina e Victória/Vitória e também nomes com outras grafias como Matheus em vez de somente Mateus. Eu fico muito feliz com este facto porque acho os nomes populares no Brasil bem mais alegres e bonitos que os portugueses, mas claro isto é tudo uma questão de gosto pessoal. Quanto às grafias alternativas, confesso que não sou grande apreciadora, mas respeito quem goste e admiro quem tem ousadia de as escolher.

Relativamente às descidas, fiquei espantadíssima com Mara, de 2016 para cá o número de registos desceu para menos de metade.

Um nome que me chamou particularmente a atenção foi Emma, que passou a ser permitido recentemente. Emma, que tinha pouquíssimos registos no passado, talvez porque não fosse permitido, entrou para o top 100. Primeiro pensei que fosse porque quem estava restrito a usar Ema passou a usar Emma mas não, Ema continua com o mesmo número de registos dos anos anteriores, por isso Emma deve ter saltado de repente à vista dos portugueses.

O Top 100 é sempre um bom exemplificativo do tipo de nome que as pessoas mais gostam e no caso português acho que ganham os clássicos, os tradicionais, os românticos e também os frescos e alegres.
Adoro ver que no meio de tantos nomes mais sóbrios existam tantos tão modernos e surpreendentes. Qualquer pessoa que vá ter um bebé e esteja indeciso ou não saiba que nome dar, ou até esteja à procura de algo diferente, o top 100 será uma grande ajuda porque nos dá tanta informação que de certeza ajudará na escolha.

Quer estejam à procura de um nome mais raro ou de um nome popular, o top 100 é a ferramenta ideal para aconselhar! Partilham a mesma opinião que eu?

Claudia Barata

Fontes Consultadas:
IRN

4 comentários:

  1. Que post interessante, Claudia! Eu gosto muito de saber a opinião e análise de vocês! Excelente texto! Lembro que cheguei a comentar que "João & Maria" era o casal número 01 português. Eu tinha gostado muito da variedade de nomes do meio da lista para baixo, inclusive nomes indígenas como Yara e um que nunca tinha visto e a Patrícia me explicou que foi Luena, de origem africana. Tbm gostei do top 200. Acho que a utilização do top 100 uma ferramenta ideal tal como vc disse, principalmente, para quem quer fugir dos nomes ultra populares! A onomástica é tão vasta e tão maravilhosa, pq repetir tanto né?! Ah! Apesar de Emma ser inviável, na minha opinião, no Brasil, gostei de vê-lo no top português, o significado é incrível - bom...eu acredito na influência decisiva das celebridades na escolha dos nomes, tanto aqui como em Portugal!
    Amei o post! Vocês brilham a cada postagem!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Concordo que realmente o top 100 deste ano traz poucas surpresas, mas agradáveis. Gosto muito de Emma e acho que tem potencial para crescer muito mais. Tenho pena de não haver mais variedade no topo da tabela, há tantos nomes abaixo do top 100 que mereciam um pouquinho mais de amor.

    ResponderExcluir
  3. A repetição dos nomes em Portugal tem um efeito muita mais duradouro que o ano escolar, pois os nomes atualmente ficam por volta de 20 anos no TOP 5. Antigamente, a concentração era ainda maior, e o reinado dos nomes mais populares atravessava muito mais décadas (pesquisemos a prevalência de António ou Manuel no século XX, por exemplo!). Um nome em Portugal diz muito pouco sobre o seu portador. Pessoas com valores e estilos de vida diferentes põem o mesmo tipo de nome nos filhos. Todos os nomes dos top 100 me são familiares, mas dificilmente, muito dificilmente, encontro uma criança com um nome fora do top 20! Cada vez que a minha sogra fala de uma amiga Isabel, ou o meu marido de um Nuno, ou a minha filha de uma amiguinha Mariana, eu tenho de perguntar: qual Isabel, qual Nuno, qual Mariana, porque esses nomes sozinhos não dizem nada. Com Maria, então... Maria é um nome para se usar só em casa ("a minha Maria"). Fora de casa, são tantas Marias, que a pessoa acaba sendo referida pelo segundo nome ou sobrenome. Mas os nomes portugueses são muito bonitos, e gosto de ver os movimentos que ocorrem no ranking, mesmo que mais discretos que os do Brasil.

    Luciana

    ResponderExcluir
  4. Quando se fala Maria, logo pensamos em Portugal, esse nome representa esse país. E suas combinações, ficam,às vezes, mais bonita. E achei sensacional os portugueses estarem colocando nomes que nós estamos colocando em nossas filhas, como Victoria, por exemplo.

    ResponderExcluir