sexta-feira, 19 de maio de 2017

Flor


Uma sílaba. Inúmeras simbologias. O sinônimo de beleza, delicadeza, gentileza, afeto. Flor, um nome curto que carrega grande força em sua literalidade, cativa por sua simplicidade e doçura. É uma escolha moderna com uma pitada de ousadia e apelo hippie que vem chamando a atenção de muitas mães e pais no Brasil e em Portugal, seja como nome simples, seja em compostos (aliás é um verdadeiro coringa para formação de nomes duplos).

O singelo Flor vem do latim flos e em seu significado literal representa o órgão de reprodução das plantas, é a parte de onde sairá a semente ou o fruto, mas pode ter outros significados simbólicos:

  • As flores podem simbolizar a jovialidade e a energia, uma nova vida ou a vitória sobre a morte;
  • Quando abertas simbolizam a natureza em seu esplendor;
  • Por seu perfume, beleza e variedade de cores, são cultivadas para ornamentar e presentear;
  • Muitas vezes surgem em passagens bíblicas representando o paraíso celestial;
  • Para muitas culturas orientais a flor é associada à renovação espiritual e à evolução interior;
  • Quando brotam na primavera, acredita-se que expressam a felicidade de Deus.
Flor em outros idiomas:

Flower (inglês), Fleur (francês), Fiore (italiano).

Segundo o IBGE existem 2.721 brasileiras chamadas Flor, sendo seu uso mais frequente no estado do Maranhão e também no Distrito Federal, Amazonas, Piauí e Rio de Janeiro. Sua trajetória foi curiosa, pois apesar do ar moderno seus registros tiveram maior alta entre as décadas de 60/70. Em 2016, no estado de São Paulo, foi registrado apenas 9 vezes como primeiro nome, o que é um fato que faz pensar que os brasileiros, de modo geral,  preferem Flor como segundo nome, já que o composto Maria Flor está no top 100 Brasil na posição #84. Alguns compostos vistos em SP em 2015 e seus números de registros (os dados de 2016 não foram divulgados): Maria Flor (84), Ana Flor (6), Morena Flor (3) e Isis Flor (2).

Em Portugal, através do SPIE, podemos saber que de 1920 a 1980 Flor foi registrado 150 vezes (recebia discretamente de 2 a 7 registros a cada ano, de forma constante). Já em 2016 obteve 28 registros (em 2015 foram 34 e em 2014, 33). Compostos que estiveram presentes em 2014 (não foram divulgados os compostos de 2016 e de 2015): Maria Flor (22), Ana Flor (3), Sara Flor (2) e Sofia Flor (2). É digno de nota a preferência entre brasileiros e portugueses pelo composto Maria Flor.

Referências:

  • Flor era o nome da maravilhosa poetisa portuguesa Florbela Espanca (1894-1930). Seu nome de batismo era Flor Bela Lobo, mas ela mesma optou por se autonomear Florbela d'Alma da Conceição Espanca;
  • Flor Silvestre - nome artístico de Guillermina Jiménez Chabolla, atriz e cantora mexicana;
  • Flor de Liz Perez - atriz dominicana;
  • Flor Guerreiro - ex-modelo portuguesa;
  • Flor é o nome artístico de Florina Fernandez, apresentadora brasileira que ganhou fama como jurada do Show de Calouros, no SBT;
  • Maria Flor - atriz brasileira;
  • Flor (Florencia Caserta) - cantora argentina;
  • Flor foi o nome escolhido pela culinarista e apresentadora brasileira Bela Gil para sua filha nascida em 2008; a atriz portuguesa Andreia Dinis também escolheu Flor para sua menina em 2010; o ator brasileiro Dado Dolabella é pai de uma Ana Flor e a atriz brasileira Deborah Secco optou por Maria Flor para sua primeira filha.
Muitos nomes de flores são usados como nomes próprios ao longo do tempo (Rosa, Violeta, Margarida, entre outros), mas por que escolher apenas uma flor se você pode presentear sua filha com um jardim inteiro? Acho Flor um mimo de nome que tem um estilo hippie romântico adorável!

O que acham de Flor como nome próprio? Preferem vê-lo sozinho ou em compostos?

Para conhecer mais Nomes Hippies Femininos clique aqui.
Para conhecer mais Nomes Românticos Femininos clique aqui.

Fontes Consultadas:

Behind the Name, ARPEN/SP, Dicionário de Símbolos, Caras, IBGE, IRN, O Blog dos Nomes, Nameberry, Significados, SPIE, Wikipédia.

5 comentários:

  1. Gosto mas estou um pouco farta dele, está a ser uma escolha muito óbvia para 2º nome. Além disso acho o som "ôr" triste, melancólico; prefiro mil vezes Flora, muito mais alegre! Está nos meus preferidos :)

    ResponderExcluir
  2. Achei lindo, como nome próprio ou composto como Maria Flor.

    ResponderExcluir
  3. Adoro. Gosto de ver tanto sozinho como composto. Adoro Maria Flor e acho que Flor fica bem com quase todos os nomes como segundo elemento do composto.

    ResponderExcluir