terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Fábio - Atendendo a Pedidos


Fábio é um nome repleto de História, isso ninguém pode negar! Remonta a tempos muito antigos, séculos antes de Cristo, quando a poderosa República Romana imperava pelo mundo. Muito popular no Brasil em décadas passadas e ainda hoje em alta em Portugal, sua disseminação em nossos países foi grande e é difícil que cada um de nós já não tenha cruzado com um Fábio em alguma época da vida.

A origem de Fábio está em Fabius, um antigo nome romano de família (espécie de sobrenome). Deriva do latim faba que significa fava, ou, como indicam algumas fontes, mais especificamente fava de feijão. Possivelmente surgiu como um sobrenome que indicava famílias de fazendeiros de feijão. Esse significado pode parecer um pouco simples, mas a  verdade é que a fava era um símbolo de prosperidade e sorte para os romanos, o que dá um sentido maior ao significado de Fábio

A família dos gens Fabius era uma das mais antigas e aristocráticas de Roma. Um dos portadores mais notáveis foi o general romano Fábio Máximo, originalmente Quintus Fabius Maximus, conhecido por ser um grande estrategista. Através de táticas de retardamento, conseguiu deter a invasão de Aníbal no século III a.C. 

Outro portador importante, que evoca um sentido religioso ao nome, foi São Fábio, mártir no período de perseguição aos cristãos ordenada pelo imperador Diocleciano. Fábio recusou-se a carregar a bandeira de um governador em uma cerimônia pagã. Por conta deste fato foi preso, torturado e decapitado. É venerado como santo pela Igreja Católica e comemorado em 31 de julho.

Outras Línguas: Fabio (italiano, espanhol), Fabius (romano antigo).

Forma Feminina: Fábia

Derivações: Fabiano, Fabiana, Fabíola 

Nunca foi popular em países de língua inglesa, mas, apesar de não possuir um grande número de versões em outras línguas, Fábio está está entre os 50 e 60 principais nomes de países como Áustria , Suíça e Itália. Também é visto na França.

Em Portugal teve desempenho mais substancial a partir de meados dos anos 70, quando passou a ser mais notado. Atualmente é uma escolha popular, já que em 2016 ocupou o 69° lugar no ranking de nomes mais usados do país com 66 registros.

No Brasil viu sua popularidade ir nas alturas nos anos 70 até explodir na década de 80 (acredito que o sucesso do cantor Fábio Júnior tenha contribuído para essa alta). O uso de Fábio foi tão grande nessa época que o transformou no 32° nome mais registrado no país em todos os tempos. Sua alta frequência conta com 547.965 pessoas, número suficiente para produzir uma legião de Fábios brasileiros. Seus portadores estão mais concentrados na região sudeste, com maior foco em São Paulo. E nesse estado, no ano de 2017, angariou  consideráveis 180 registros. Alguns compostos que marcaram presença: Fábio Henrique (35 registros), Fábio Augusto (10 registros), Fábio Eduardo (6 registros).

Personalidades:
  • Fábio Assunção - ator brasileiro;
  • Fabio Canavarro - ex-futebolista italiano;
  • Fábio Coentrão - futebolista português;
  • Fabio Chigi - nome real do Papa Alexandre VII;
  • Padre Fábio de Melo - sacerdote brasileiro;
  • Fábio Júnior - cantor e ator brasileiro;
  • Fábio Porchat - apresentador, ator e humorista brasileiro;
  • Fábio Sabag - ator, diretor e produtor teatral brasileiro.
Fábio é ainda o nome de inúmeros futebolistas brasileiros.

Talvez para muitos Fábio tenha um ar oitentista bastante presente, mas para mim isso não diminui em nada seu valor. É um nome de fácil compreensão, grande valor histórico e forte carisma.

Apostariam em Fábio para um menino nascido em 2019 e diante?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, O Livro dos Nomes (Regina Obata), SPIE, Wikipédia.

22 comentários:

  1. Acho um nome fofo e estava em segundo lugar na lista (além de gostar do nome, tinha como referência o padre Fábio de Melo) mas o marido não gosta muito, infelizmente, faz lembrar um desafeto que ele teve. Gosto também do apelido Fabinho. Sou católica, mas desconhecia esse santo. Foi legal saber. Parabéns pelo post e abraços!
    Ahhh, tem mais uma referência brasileira para o nome: Fábio Arruda, consultor de etiqueta. Ele já apareceu em vários programas e escreveu livros também, é um pouquinho famoso, pelo menos rsrs

    ResponderExcluir
  2. O nome do meu tio é Fábio, ele nasceu no início da década de 70. Segundo o professor Carlos Rosa, seria o melhor nome masculino, segundo a numerologia cabalística. Eu sabia do significado do feijão, mas não do que representava em Roma - gostei de saber! Nomes com a letra "F" sempre ganham meu carinho. Acho um nome bonito e de fácil pronúncia. A versão feminina, Fábia, parece um pouco estranha,eu prefiro Fabíola ou Flávia (nome da minha prima). Atualmente não vejo nenhum menino com esse nome, talvez seja considerado datado como Jéssica, Amanda e Fernanda, que tiveram um boom entre as décadas de 70 a 90, e hj já não são tão utilizados assim. Acho que todo Fábio é dotado de um grande carisma e excelente bom humor. Gosto muito do Fábio Júnior como cantor. O Fábio Porchat é hilário em seus vídeos para o "porta dos fundos". Parabéns pela excelente pesquisa e a quem pediu tbm! Amei saber mais sobre o nome, vou mostrar para minha prima ^^
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Conheço vários fábios e não conhecia a origem desse nome tão popular! Vou enviar para alguns dos meus amigos que com certeza não devem conhecer a origem também haha

    ResponderExcluir
  4. Apesar de todas as propriedades do nome, não colocria este nomeno meu filho.Mas já tive na minh vida, alguns Fabios e eles eram pessoas incríveis

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito do nome Fábio sempre achei o nome bonito, é um nome fácil de dizer e fácil de escrever, gostei de saber o mais sobre o nome, com certeza apostaria sim no nome Fábio para meninos para 2019, é um nome muito charmoso bjs.

    ResponderExcluir
  6. Sempre curti esse nome, tenho um primo que se chama Fábio. Adorei conhecer sobre o nome.

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante saber mais sobre o nome Fábio. Muito agradecido por terem atendido ao meu pedido.

    ResponderExcluir
  8. Patrícia, Fábio é um nome masculino muito lindo para mim! Acredito que no Brasil foi mesmo devido Fabio Jr e até Fábio Assunção. O padre Fábio de Melo tbm acredito que nos dias atuais tenha bastante influencia no nome. Muito bacana saber mais sobre este nome!

    ResponderExcluir
  9. Fábio é um nome elegante e o que mais gostei do post é a sua origem histórica. Adoro nomes que já existiam em Roma e Grécia.

    ResponderExcluir
  10. Fabio é um nome atemporal, todo mundo conhece um fabio na vida! muito bonito também, a origem historica e pronuncia.

    ResponderExcluir
  11. Fabio é um nome muito bonito, e concordo com você quando diz que todos já conheceram um Fabio, haha. É muito interessante saber o significado dos nome, vou procurar o meu.

    ResponderExcluir
  12. Oi Patricia, sua linda, tudo bem?
    Eu só conheci um Fábio e uma Fabíola em todos esses anos, e de uns tempos para cá nunca mais ouvi alguém com esse nome. Como é engraçado, não é? Acho que é de época, mesmo. Cada hora um nome fica em alta. Eu não tinha a menor noção da origem do nome. Adoro suas postagens.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ����amo �� vip �� pet ����
      ��������������

      Excluir
  13. Olá, tudo bem Patricia?

    Eu tenho uma primo que chama Fábio e acho bem legal o nome, aliás..ele tem dois irmãos, um chamado Fabiano que também está na publicação e o outro Fabrício!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Conheço vários Fábios. Realmente é um nome bem popular. Até mesmo os derivados, conheço vários. Gostei de conhecer a origem, assim como os nomes importantes que aparecem na história. Quanto ao feminino, não conheço ninguém.

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Acho Fábio um nome muito forte! Gostei de saber mais sobre a origem do nome e embora seja um nome popular, não conheço nenhum Fábio! Suas postagens são sempre compostas por aprendizado, adorei!

    Beijos
    www.cheiadeassunto.com

    ResponderExcluir
  16. Fábio é um belo nome e carismático nome intelectual masculino, quase todo Fabio, e muito comunicativo e divertido. Algo novo para mim e achei muito interessante. Essa história aconteceu com "São Fábio" Muito bom o seu blog dos nomes apreende coisas que antes não tinha ideia.Bem lembrado dos nomes das celebridades, você me lembrou deles.Fábio Assunção eu gosto... Fábio Júnior eu amo tanto que é loucura e romântica.❤

    ResponderExcluir
  17. Acho muito legal conhecer a historia dos nomes por aqui, mais um aprendizado top. Achei bacanas as derivações do nome.

    ResponderExcluir
  18. É sempre interessante aprender algo novo, e acho que significado dos nomes é um tema bem curioso, gosto de aprender sobre os nomes que me chamam a atenção.

    ResponderExcluir
  19. Nossa eu aprendi algo novo, acho esse significado dos nomes muito legal. Queria saber o meu.
    beijos

    ResponderExcluir
  20. Oiê boa noite! Me chamo Fábio e não conhecia toda a origem do nome. Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir