segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Alba - Atendendo a Pedidos



Sempre gostei de Alba e fiquei super contente quando foi pedido um post sobre este belo e encantador nome. Curtinho, doce, raro, assim é Alba.

Lembro que a primeira vez que ouvi falar de Alba foi no filme A Casa dos Espíritos, baseado no romance de mesmo nome da escritora chilena Isabel Allende. Nessa obra o enredo gira em torno de três gerações de mulheres com os nomes Clara,  Blanca e Alba. E que bom que esses nomes se complementam, acho que Allende escolheu esses antropónimos perfeitamente para dar vida à celestial, misteriosa e doce Clara, à sua filha Blanca e netinha Alba. Achei um amor quando vi o filme e mais tarde li o livro, nunca me esqueci deste trio, principalmente de Alba que acho o nome mais diferente e atrativo.

Alba é bastante conhecido em países hispânicos, mas não tanto nos países lusófonos. Eu acho Alba perfeitamente usável,  tem uma grafia simples e uma sonoridade também.

Alba possui duas origens, latina e germânica. Em latim Alba significa branca e brilhante, em germânico é a forma curta de nomes que começam com o elemento "alf" que significa elfo. E em espanhol, italiano e catalão, a palavra alba significa amanhecer.

Alba é aceite em Portugal mas não é de todo usado. Em 2016 sequer teve um registo e nas décadas entre 1920 e 1970 nunca ultrapassou os 5 registos anuais; em alguns anos não teve nenhum.

No Brasil, à semelhança de Portugal, também é muito raro. Em São Paulo, no ano de 2017, totalizou somente 6 registos. Ao consultar o censo do IBGE verifiquei que Alba tinha uma frequência de pouco mais de 15.500 pessoas até 2010. Foi mais usado na década de 60 e é no estado do Rio de Janeiro onde se encontram mais Albas, porém hoje em dia é um nome que praticamente não se vê em crianças brasileiras.

Na Espanha Alba é muito popular estando no Top 10 e é igualmente popular em outros países hispânicos.

Apesar de ser um pouco usado nos EUA é praticamente restrito a países onde se fala espanhol e dificilmente será transportado para outros. Acho uma pena porque acho Alba um antropónimo de fácil pronúncia e com a grafia descomplicada.

Alba é o nome de várias personalidades e personagens, mas penso que a mais conhecida será Jessica Alba, a famosa atriz. Neste caso Alba é o sobrenome, também bastante comum na Espanha.

Achei curioso que Alba é o nome gaélico escocês para a Escócia, e neste país é também o nome de um canal de televisão, o BBC Alba onde só falam no antigo gaélico escocês.

Existem várias cidades e localidades chamadas Alba em muitos países como na Itália, Roménia (na Transilvânia), Espanha, Ucrânia e Estados Unidos.

Alba é o nome da organização intergovernamental anteriormente conhecida por Organização Bolivariana para os Povos da nossa América - Tratado de Comércio do Povo. Esta organização se refere à ideologia social, econômica e política de Símon Bolívar, que pretendia que os países hispânicos da América Latina se unissem numa só grande nação.

Alba é ainda o nome de várias marcas, como por exemplo uma marca britânica de eletrônicos e uma marca de relógios da Seiko. Alba é também o nome de uma marca de leite americano, e por aí fora.

Em Aveiro, Portugal, existe um clube de futebol da terceira divisão chamado S.C. Alba. E Alba foi o nome escolhido para vários carros e navios.

Alba é então muito usado por todo o lado, mas não tanto como nome próprio.

Não me vou alongar mais, só vou acrescentar que adorei descobrir mais sobre este lindo nome, e que para mim Alba é simplesmente encantador.

E vocês, que opinião têm sobre Alba?

Claudia Barata

Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, Nameberry,  IBGE, IRN, SPIE, Wikipédia, Google Search Engine.

14 comentários:

  1. Obrigado por atender o meu pedido, Claudia! *--* Meninas vocês são fantásticas!!! Arrasam nas pesquisas! Eu acho esse nome lindo demaaaais! Estava ansiosa por ele e saiu dois dias depois do meu aniversário :3 hehe \o/ .
    Nunca vi o filme a casa dos espíritos, vou procurar para assistir!!! Já vi que o nome tbm pode ser associado a literatura, poemas de trovadores, quando amanhece tem que se despedir da amada! Eu acho um nome super romântico e cheio de charme! Um mimo!
    Acho um bom nome alternativo ao popular Aurora e não tão "diferentão" como Zora. Amo nomes ligados a natureza, no caso, ao amanhecer,e este irradia muita luz. Aprecio muito a ligação com o mundo 'mitológico', gosto de elfos...Acho que Alba e Elóra daria um bom par de irmãs: a elfa e a rainha das fadas! Ja vi que Álvaro tbm pode significar elfo, eis ai um lindo par de irmãos! Ownt! *-* ~ para quem gosta de Senhor dos Anéis, pode ser uma boa sugestão.
    Meu noivo vive reclamando que eu tenho tendência de gostar (muito) de nomes hispânicos,mas não adianta, tenho uma queda incorrigível mesmo rs.
    Esse nome está entre os meus queridinhos do coração! Tbm acho uma opção super interessante para os amantes dos nomes Clara e Bianca, que já estão um pouco saturados no Brasil. Bom, considero um nome de estilo vintage para nós (já que seu auge foi nos anos 60), assim como Amélia, Leonor, Abigail, Íris, Madalena e que já estão ganhando espaço nos corações das novas mamães!
    Não vejo problema do nome ser utilizado para designar determinadas marcas, o mesmo acontece com Amália, Aurora e Renata, três nomes que tbm tenho mto carinho.
    Achei interessante o nome tbm se reportar à Escócia e existirem cidades com este nome. Acho que tem crescido o gosto por nomes geográficos como Ásia, Afra, Geórgia, América, London...
    Acho interessante tbm se remeter ao intento de Bolivar (apesar de ser uma personalidade um tanto controversa), de unir a América Latina, fato este que anda meio que capenga com o Mercosul (restrito a América do Sul), mas que consta na CF/88 como um ideal a ser atingido... por isso que pode e deve servir de inspiração para os dias de hj de forma a buscar uma "unidade" tão bem construída como a União Europeia e se livrar um pouco da interferência pesada do "Tio Sam" por aqui.
    Eu gosto mto da Jéssica Alba - é uma diva!!!
    Muitíssimo obrigado novamente! Eu amei esse post!!!! Beijos!!! Parabéns pela pesquisa *---*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada Fernanda! Fico muito feliz que tenha gostado :) adorei o par Alba e Elóra!

      Excluir
    2. Fernanda esse filme foi gravado em Portugal e os nomes são talvez a única coisa luminosa do filme, parece tão bem disposta temo que tenha uma desilusão, e pior que mude o entusiasmo que sente pelo nome. É um bom filme mas muito duro. Beijinhos

      Excluir
  2. Olá! Minha referência para esse nome também é o filme A Casa dos Espíritos. Antes dele, confesso que não tinha ouvido falar dele. Concordo com você, é um nome belo e delicado.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei curiosa. Quais as características de nomes considerados hispânicos? Gosto muito de Marisol, que também é considerado um nome hispânico. O que eles tem que os outros não tem...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto à Alba, não me enche os olhos... mas gostei de saber da dupla origem do nome.

      Excluir
    2. Angélica, os nomes hispânicos são aqueles usados em países de língua espanhola. Tanto podem ser variantes de nomes já conhecidos por outros povos (por expl Juan, a versão hispânica de João), como podem ser oriundos da própria cultura local (expl Amaia, Solano, e etc), assim como acontece em outros países. Alba é um literal espanhol, além de tb ser usado como sobrenome. Espero ter ajudado! Bjs! 😘🌹

      Excluir
    3. Fui olhar no baby center Espanha os nomes hispânicos. Gostei muito deles, principalmente pq a maioria são nomes compostos. Fiquei fã.
      Mas TB encontrei nomes muito estranhos. Exemplo: ainhoa e aitana (que coisa estranha aos meus ouvidos) nunca tinha visto antes.

      Excluir
  4. Nossa, nunca parei para pensar nos sentidos desse nome, que é bem imponente! Não assisti ao filme "A Casa dos Espíritos", mas recordei-me de Jessica Alba! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Associo Alba à personagem da série The Mick. Não é um nome de que goste particularmente, mas acho o significado de "amanhecer" bonito.
    Dos três nomes citados o que gosto mais é Blanca, em segundo lugar Alba e Clara em terceiro. Este último é tão excessivamente popular no meu círculo íntimo que perdeu a graça para mim.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  6. Eu associo o nome à controversa duquesa de Alba, que já faleceu

    ResponderExcluir
  7. Olá!!

    Eu adoro Alba. Acho tão curtinho e tão suave.
    A primeira vez que vi o nome foi exatamente no livro da Isabel Allende e chamou muito minha atenção. Imagino mesmo o quanto seja raro por aqui, eu mesma nunca conheci uma Alba.
    Amei o post e a escolha do nome.

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Adorei esse post, não conhecia as origens do nome, apesar de ele já me ser bastante familiar, já que tenho uma tia chamada Alba. Então, cresci conhecendo-o. A data que você disse da popularidade bate bem com a época em que minha tia foi nomeada!
    Adorei os significados que remetem a elfo e amanhecer! <3
    xoxo

    ResponderExcluir