quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Kiara/Kyara


Tenho um gosto onomástico que foge do atual. Enquanto a maior parte das pessoas gosta dos nomes modernos, eu prefiro os nomes com pó. Sempre fui assim, mas não posso negar que existem nomes modernos bonitos que me cativam como é o caso de Kiara

Não estranho o nome Kiara porque desde tenra idade o ouvi no filme do Rei Leão. Aliás, acho que os nomes dos leões e leoas deste filme são tão interessantes que davam um post temático bem divertido, talvez para uma próxima publicação! 

Kiara tem duas possíveis origens: ou é variante de Ciara e portanto é um nome de origem irlandesa que significa preto/a ou é uma variação de Chiara, a forma italiana de Clara, sendo assim um nome de origem latina que significa clara. Não é dos nomes com significados mais atraentes, mas também não são pejorativos ou ofensivos. 

Acho que o que me chama a atenção em Kiara é a fonética do nome, é daqueles que me soam mesmo bem ao ouvido, que me dão vontade de repetir. Vale a pena lembrar que Kiara pode ser escrito desta forma, mas também na grafia Kyara e Quiara

Pessoalmente, prefiro Kiara escrito desta forma, mas fujo ao padrão, já que em Portugal no ano 2016 Kyara foi registado 163 vezes enquanto Kiara teve apenas 18 registos. 

No estado de São Paulo, em 2017, 273 meninas foram registadas Kyara e 243 bebés receberam Kiara como nome. No Brasil não há grande expressão, sendo que de acordo com o IBGE só existem 1.447 Kyaras e 4.812 Kiaras em todo o país. As duas grafias têm o seu auge de uso nos anos 2000.

O que pensam deste antropónimo? E já agora, qual é a grafia que gostam mais?

Ana Madaíl Carvalho


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia. 

14 comentários:

  1. Nhaaaaaa! *----* Kiara, não tem como dissociar do Rei Leão! Eu amo o par Kiara e Kovu e a temática tanto do primeiro como do segundo filme sou fascinada kkkk acho que sei todas as músicas kkk. Acho o duplo significado do nome bonito - pode até dizer que isto representa o "yin-yang". Teria um sentido "espiritual" interessante. Gosto da grafia "Kiara". É um nome que tenho mto carinho por causa do filme. Eu amo Rei Leão e gosto muito dos nomes dos leões. Daria um post super, mega,ultra interessante Ana!!! Sabia que a história não acaba nos filmes, pois existem livros oficiais da Disney que falam do Kopa, filho perdido do simba, ou o verdadeiro nome do Scar que era Taka. Eu fiquei horas vendo "imaginago",no YouTube,só para saber mais kkkk - conta-se até do Mohatu, o primeiro rei das pedras do Reino e avô do Mufasa (a linha dos leões e os nomes são muito interessantes). Atualmente, tem a série "a guarda do Leão" com o irmão caçula dela, o Kion...Acho que para um par de irmãos seria muito legal. Estou ansiosa pelo filme esse ano!!! Ah, o nome dos meus cachorros são Nala e Simba! Acho que é por isso que o Ivan não aceita esse nome de jeito nenhum rsrs. Parabéns pelo excelente post!! Amei *-*
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ver uma entusiasta como eu sobre filmes da Disney! Também acompanho o canal do Imaginago e a minha ideia era precisamente abordar os nomes dos leões que não aparecem necessariamente nos filmes.
      Obrigada pelo incentivo, acho que vou mesmo acabar por fazer esse post :)

      Excluir
    2. Como assim "nhaaa!"? Desculpa qualquer coisa;) meu nome é Kiara:-:

      Excluir
  2. Prefiro a versão italiana Chiara, mas tanto Kiara (quanto Chiara) tem uma pronúncia alegre e tem um certo frescor. Sou muito fã dos filmes da Disney também, assisto até hoje rsrs até queria colocar nomes dos personagens nos futuros filhos (de alguns personagens coadjuvantes), mas o marido vetou rsrsrs paciência, pelo menos roupinhas da Disney vão usar hehehe
    Um dos nomes do filme Rei Leão de que mais gosto é Sarabi. Acho bonito e imponente, combina bem com a personagem. Vai ser interessante saber mais sobre os nomes dos leões. Abraços e parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Gosto bastante da sonoridade desse nome. Quanto à escrita, prefiro a forma italiana, Chiara, mas infelizmente levaria a constantes erros de pronunciação aqui no Brasil. No mais, considero uma opção bem agradável.

    ResponderExcluir
  4. Gostei. Moderninho sem ser enjoado nem popular. Acho que prefiro Chiara. Gosto do sufixo Ara. Ex: Aldara.

    ResponderExcluir
  5. Eu normalmente não sou muito fã da terminação de nomes "ara" mas até simpaizo com Kiara, mas prefiro na grafia italiana Chiara, acho mais bonito e elegante, mas não sei se nessa grafia iria dar certo pro Brasil, já que muita gente com certeza iria pronunciar "Xiara" (eu mesma quando vi essa grafia pela primeira vez pronunciei xiara) :(

    ResponderExcluir
  6. Amo esse nome sou apaixonada mais acredita que eu nem pensei nesse nome do filme do rei Leão 🤯 sou muito fã de anime então lembrei logo do inuyasha ❤️ seria um dos motivos de amar mais ainda. 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome da gata youkay do anime InuYasha é Kirara (tem mais um "ra" no final). Também sou fã desse anime. Adoro! :)

      Excluir
  7. Amo os filmes do rei leão foi a primeira vez que vi o nome Kiara e me encantei depois descobri q tem uma beata italiana chamada Chiara Luce e escolhi esse nome para minha filha caso eu tenha alguma kkk

    ResponderExcluir
  8. O meu nome e kyara acho muito lindo nunca irei querer trocalo amo o filme da Disney rei leão meu signo também e leão e muita conhecidenci né amo muito meu nome prefiro o nome kyara mais muita gente me chama de chiara ou iara as vezes até de tiara e estranho para mim mais eu corrijo as pessoas não gosto que me chamem de outros nomes sem ser kyara ou kyky ✨

    ResponderExcluir