quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Nomes dos 4 Elementos - Água


Para fechar o nosso ciclo de posts sobre os nomes ligados aos 4 elementos trazemos hoje o elemento água. Representante dos signos de CâncerPeixes e Escorpião, a água simboliza as emoções intensas e transmite sensibilidade e intuição aos nascidos sob sua influência. Tanto pode ser calma como um rio tranquilo ou intempestiva como uma chuva de verão, é um elemento que produz um misto de emoções variadas. Será que os nomes aquáticos também são assim? Vamos conferir!

Femininos:
  • Acqua - água (italiano);
  • Aretusa - aquela que se banha (grego). Na mitologia grega é uma ninfa que foi transformada em uma fonte de água;
  • Dóris - presente do oceano (grego). Na mitologia é uma divindade aquática;
  • Iara/Yara - senhora das águas (indígena). Na mitologia indígena é uma sereia dos rios e lagos;
  • Índia - corpo de água trêmulo (sânscrito);
  • Janaína - rainha do mar (o mesmo que Iemanjá);
  • Jordana - aquela que desce, aquela que corre (referindo-se à uma corrente de água ou rio);
  • Marina - do mar (latim);
  • Nerissa - ninfa do mar (literário);
  • Maya - água (hebraico);
  • Mayim - água (hebraico);
  • Moana - oceano, mar profundo (havaiano);
  • Morgana - mar belo (bretão);
  • Muriel - mar luminoso (irlandês);
  • Nimue - é a dama das águas nas lendas arturianas;
  • Oceana - forma feminina de Oceano;
  • Talula - pulando águas (nativo-americano).
Masculinos:
  • Douglas - água escura, rio escuro (gaélico escocês);
  • Dylan - grande maré (galês);
  • Irving - água verde (escocês);
  • Jordão/Jordano - aquele que desde, aquele que corre (referindo-se à uma corrente de água ou rio);
  • Kelvin - água estreita (escocês);
  • Marvin - amigo do mar (gaulês);
  • Nereu - água (grego). Nos mitos gregos este era o nome de um deus do mar;
  • Oceano - nome literal;
  • Rio - nome literal.
Usariam algum dos nomes aquáticos para um pequeno canceriano, pisciano ou escorpiano? Acredito que seja uma bela inspiração!

Para conhecer os nomes dos outros elementos clique aqui

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
O Blog dos Nomes, We Mystic

15 comentários:

  1. Apesar de ser de capricórnio, na astrologia chinesa eu sou um macaco de água xD Adoro ver posts assim :)
    Quanto aos nomes femininos Yara está na minha lista caso eu tenha uma filha - acho lindo! Também gosto muito de Dóris e já esteve na minha lista (o único problema é que no sudeste, principalmente aqui no estado do RJ, a letra "e" é pronunciada com som de "i" - então poderiam associar Dóris a Dores). Tbm gosto muito de Nerissa, Maya e Moana - adoraria ver meninas com algum desses nomes. Faltaram dois que eu aprecio mto rs: Gal e Marisol (lembram mais uma praia ne xD).
    Muriel, salvo engano, é a dona do coragem cão covarde. Morgana eu não consigo gostar...lembra a bruxa da pequena sereia 2...irmã da Úrsula.
    Dos nomes masculinos, eu gosto de Dylan, Jordão e Irving! Quanto ao nome Rio, eu colocaria River, para evitar jogo de palavras com o verbo "rir", ex: "Rio eu rio de você". Parabéns pelo post! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de citar um outro nome indígena que tbm se relaciona ao elemento água e eu acho lindo: Iúna - vi que significa água/rio escuro! Acho lindo ^^

      Excluir
    2. Amei esse nome Iúna, o significado é bem parecido com o de Douglas.
      Pesquisei sobre nomes relacionados a água mesmo por ser meu elemento favorito.
      Nunca fui disso de signo, porém agora q sei o q o meu é do elemento água tô pesquisando sobre tudo.

      Excluir
  2. Gostei muito dos nomes alguns são bastante diferentes, não sabia que Rio era um nome masculino, se tivesse uma menina colocaria o nome Marina gosto muito do nome, e no masculino Douglas é um perfeito nome para menino, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Adoro o nome Maya, é um dos mais bonitos na minha opinião, mas n sabia, nem nunca cheguei a imaginar que pudesse significar água. Dos masculinos adoro Dylan e Marvin, especialmente Marvin pois acho muito delicado(?)

    ResponderExcluir
  4. Meu signo é de câncer e no meu caso a água representa algo bem calmo,graças a Deus! Rsrs
    Adorei todos os nomes, mas Doris e Douglas conquistaram meu favoritismo!
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  5. Os nomes dos elementos são uma verdadeira inspiração para mim!
    Desta lista gosto de Iara/Yara, Moana, Talula, Dylan e Nereus.
    Acrescentaria River e Jordan (versão unissexo de Jordão, Jordana e Jordano em inglês) que também gosto muito. Em português também gosto dos literais Mar e Maré, que fiquei muito surpreendida por ser permitido em Portugal como nome feminino.
    Naia, Nami e Nalu também são muito giros e têm uma ligação ao mar com significados como "onda" ou "espuma do mar".
    Continuem com os posts de nomes da natureza são lindos, os meus preferidos! Parabéns por mais um post fantástico.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  6. Quantos nomes incríveis associados a água! Não fazia ideia de que Morgana era associado ao elemento, acho lindo esse nome e é bom saber seu significado

    ResponderExcluir
  7. Maya é meu nome favorito. Acho um charme! Os outroe também são lindos!

    ResponderExcluir
  8. Super curioso esse post, jamais imaginei vários nomes que conheço que derivam da água. E bem sinistro o significado de "Douglas". Agora o mais legal foi o nome "oceano" sendo aplicado a pessoas. Achei lindo.

    ResponderExcluir
  9. Meu signo é de fogo,signo água parece ser bem calma, de todos os nomes que eu gosto "Dóris". É a Primeira vez que vejo um post ligando os signos e os nomes próprios, este post me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  10. O elemento do meu signo é terra, e admito que não sei lidar muito bem com signos de água. rs Mas não resisti a dar uma olhada no post porque adoro essa correlação de nomes/signos. Achei muitos nomes lindos por aqui. Gosto especialmente de Morgana e Nimue, por conta das histórias do rei Arthur. Iara e Dóris também são bem bonitos.Já dos nomes masculinos nenum me agradou :/ Achei curioso o significado de Douglas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu signo é Câncer (água) e meu nome é Douglas (águas escuras) conseguiria lidar comigo? Kkkk

      Excluir
  11. Que lindo o significado de Muriel, nunca ia imaginar que está relacionado a água assim! Eu sou canceriana e tenho muuuitas Casas no meu signo solar, então minha vida quase toda é regida por um signo da água (e eu adoro)!

    ResponderExcluir
  12. Estou escrevendo um livro que fala sobre elementos, e precisava de um nome que significasse Água e Irving foi minha escolha, obrigada me ajudou bastante.

    ResponderExcluir