sexta-feira, 3 de março de 2017

Iara/Yara


Iara/Yara é um dos nomes que não tem nada de português, mas que todos os portugueses conhecem, considerando-se até um nome da moda. Eu, por exemplo, fui habituado a ouvir este nome desde criança, e acho que tenha tudo para ser viável em qualquer que seja o contexto que este nome se vá inserir, pois tem um q.b. de internacional (o que se recomenda) e a sua sonoridade simples encanta muitos corações.

Aposto que a maioria dos nossos leitores portugueses, desconhecia também que este é um nome presente na mitologia indígena brasileira, pois é no tupi que se encontra a origem etimológica mais conhecida de Iara/Yara. Mas já lá vamos. De momento, iniciaremos uma viagem às outras etimologias possíveis deste nome: Yara, como nome masculino, já vos tinha ocorrido? Pois bem, apesar de impraticável em português, a sua origem hebraica é masculina. Deriva de Ya'rah, no hebraico bíblico, que no hebraico original, assim dizendo, é Jarah, que significa favo de mel ou madressilva. No Antigo Testamento, Jarah é um descendente de Saul.

Outras etimologias são a árabe, a persa, a australiana e a turca: Yara, em árabe como يارا significa pequena borboleta, e como يراه (Yarah) significa calorosa; do persa یاراYara significa coragem ousada, força e resistência; num dialeto arborígena australiano, Yara quer dizer gaivota; em turco, یارا (yārā) significa ferida. De todos estes significados, só este último pode, eventualmente, desapontar, e verifique-se que são todos originários de Yara, pois de Iara apenas existe um exato, como iremos ver de seguida.

Voltando ao tema que deixei em aberto no início do post, Iara/Yara provém do tupi Yiara, composto de y que significa água e de îara que significa senhora. Portanto, Iara como elemento único do tupi significa apenas senhora, porém Yara, por ser proveniente da junção de ambos tem como significado mais preciso senhora das águas, ou, em um sentido mais amplo, mãe das águas, se bem que também se pode considerar Iara a versão mais fiel ao português de todas as origens de Yara, e assim possuir por consequência, todos os seus significados possíveis.

Este é um dos nomes indígenas brasileiros mais utilizados de sempre, associado à sereia do Amazonas descrita com longos cabelos verdes e uns enfeitiçantes olhos castanhos. A lenda conta-nos que surge à beira da água ao pôr-do-Sol e atraí pescadores de todo o Brasil que se afogam nas suas águas rendidos aos seus encantos. Há ainda a versão que nos diz que inicialmente esta figura seria masculina, de nome Ipupiara (significando Deus raivoso das águas), que no século XVIII assume o género feminino tornando-se na sereia Iara/Yara (também designada por vezes como Mãe-d'água ou Uiara).

Super popular no Brasil e trend em Portugal, os registos deste nome são impressionantes. Falando da versão Iara, a sua frequência no Brasil é de 94 418 pessoas! Em 2016, no estado de São Paulo, nasceram 67 e em Portugal 132. Referindo que atualmente ambas as versões são aceites em Portugal, de 1920 a 1980, houve apenas 5 registos de Iara, todos da década de 70, e 6 de Yara, também da mesma altura. Pegando neste último, a sua frequência no Brasil é de 25 683 pessoas, e no ano passado obteve 237 registos em São Paulo e 248 em Portugal. 

Como referências a este nome aponto o poema A Iara de Olavo Bilac, descrevendo a mitológica sereia, Iara Rodrigues, uma conhecida nutricionista portuguesa, Iara Iavelberg, uma militante contra a ditadura brasileira, Iara Jamra, atriz brasileira e Iara Coelho, Miss Mundo Brasil 2004. Para Yara, indico Yara Lins, Yara Sarmento e Yara Amaral, atrizes brasileiras, Yara Shahidi, atriz norte-americana e Yara Cecim, escritora brasileira.

Terminando, acho que um nome mitológico tem sempre um certo brilho, e Iara/Yara certamente o tem, se não, não seria tão utilizado como é já desde os anos 90 nos nossos países. Vêem esse brilho neste nome?


Fontes consultadas:
IRN, SPIE, ARPEN/SP, IBGE, Wikipédia, Behind the Name, BabyNamesPedia.

23 comentários:

  1. Conhecia apenas a origem indígena e desconhecia por completo as outras etimologias, achei surpreendentes. Ótima pesquisa Rafael, parabéns! Quanto ao nome em si, nunca me empolgou, apesar da bonita mitologia que carrega. Também prefiro a grafia Yara.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia muito bem a origem do meu nome

    ResponderExcluir
  3. A pesquisa foi incrível! Gostei de todos os significados! Yara é um nome com a cara do Brasil. É um nome de sereia! Nomes indígenas e africanos deveriam ser mais valorizados! Considero um amor. O nome subiu na minha lista após ler este post! Amei! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Nossa muito interessante! Por eu ser de origem indígena já sabia deste significado, mas achei interessante também nas outras culturas. Parabéns pelo texto, bem completo!

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente não gosto do meu nome. Sou evangélica e procurei aqui no site, mas minha pastora colocamos assim o novo significado o quebrar das águas. Antes não tinha a noção do significado. Pois muitos os nomes da biblia vemos que tem um significado para Deus todos os que Eles escolheu, os que termina com (el).

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela excelente explicação!!!Sempre achei que fosse um nome indígena mas certo dia um cliente Sírio me perguntou se eu era descendente de árabes, eu disse que era de índios, ele estranhou: "mas com esse nome árabe?"

    ResponderExcluir
  7. Amo meu nome. De tds as formas e origens. Irei absorvê-las tds até mm a turca(pq amo a Turquia):)
    O nosso nome é mágico e nos traduz muito. Obrigada. E n precisa gostar...basta quem é dona desse nome gostar! Tb tem muitos q acho menos brilhantes rsrs. É bom saber. Nos traduz mais um pc.

    ResponderExcluir
  8. Pesquisa muito completa e interessante,gostei muito,eu sempre gostei do meu nome

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre gostei do meu nome por ser raro e por ser lenda do folcore brasileiro. Cultura do povo de um lugar, mas agora que conheci outros significados, gosto mais ainda.

    ResponderExcluir
  10. Sempre gostei desse nome e louvo a escolha de meus pais. Desconhecia completamente outras origens que não, a indígena brasileira. Agradeço de coração pela pesquisa.

    ResponderExcluir
  11. Eu Iara amo meu nome de sonoridade forte e acalentadora ao mesmo tempo. Muito obrigada linda pesquisa.

    ResponderExcluir
  12. Nossa amei os outros significados e conhecer outras origens de outras culturas, amei conhecer mais de meu nome: Yara

    ResponderExcluir
  13. Pesquisa tao bela !!!Interessante.
    Eu amo meu nome.grata por tudo de lindo divulgado

    ResponderExcluir
  14. Oi eu amei a pesquisa.obrigada, eu não gostava do meu nome, agora quê descobrir o significado em hebraico estou maravilhada, pois sou cristã

    ResponderExcluir
  15. ADOREI A PESQUISA 👏👏

    ResponderExcluir
  16. Obrigada por pesquisa tão esclarecedora.

    ResponderExcluir
  17. Nasci em 1961, sou da região Sul, família toda originária da Europa. Quando nasci, meu pai que esperava que fosse um menino, não havia escolhido nome para menina. Então, chegando no clube que frequentava, estavam gritando o nome Iara, que havia sido ganhador do prêmio de uma rifa de Carnaval,(nasci num sábado de Carnaval). Resultado nome indígena, sobrenome alemão rsrsrs. Amo meu nome

    ResponderExcluir
  18. Dialeto arborígena? É o que é falado em árvores??

    ResponderExcluir
  19. Também sou do sul, descendente de alemães com nome indigina. Sempre me pareceu estranho. Mas vendo essa pesquisa me ajudou a gostar mais de meu nome. Obrigada.

    ResponderExcluir
  20. Sou Iara com muito orgulho, conhecia a origem brasileira, árabe fiquei sabendo agora, gostei, pois tenho origem português/árabe, com nome bem brasileiro

    ResponderExcluir