sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Nerissa


Da misteriosa imensidão do mar surge Nerissa, um nome com profundos laços mitológicos e literários. Foi criado por William Shakespeare para uma personagem em sua peça O Mercador de Veneza (1596). Ele possivelmente se inspirou no grego Νηρεις (Nereis), em última análise derivado de Nereu, nome de um antigo deus grego do mar. A partir de Nereu surgem suas filhas, as nereidas, ninfas marinhas. Nerissa é uma variante de Nereida e seu significado é dos mais bonitos e instigantes que existem: ninfa marinha, espírito do mar.

Na mitologia grega, as ninfas são espíritos femininos leves e delicados, ligados à natureza. As nereidas eram as ninfas do mar, filhas da oceânide Dóris e de Nereu, um deus marinho mais antigo que Poseidon, descrito como um velho pacato e sábio. Simbolizavam tudo o que é gentil e belo no mar. Generosas, estavam sempre prontas a ajudar os marinheiros em perigo. Por sua beleza e vozes melodiosas, costumavam dominar os corações dos homens. São representadas com longos cabelos, entrelaçados com pérolas. Nadavam com golfinhos e cavalos-marinhos. Moravam com seu pai nas profundezas do mar, dentro de um castelo dourado. Algumas vezes são representadas como sereias, metade mulher, metade peixe. Toda essa mitologia deixa Nerissa mais encantador! Nada mais nada menos que um nome de sereia!

Uma outra hipótese menos divulgada, mas ventilada por algumas fontes, é que Shakespeare poderia ter se inspirado na palavra italiana nericcia (enegrecida, escurecida) e não em nereida. Nesse caso o significado de Nerissa seria a de pele escura ou a de cabelos pretos.

Apesar de todas as suas qualidades, Nerissa é um nome raramente visto em nossos países. Segundo o IBGE existem apenas 113 brasileiras assim chamadas. Não foi registrado nenhuma vez em 2016 no estado de São Paulo. Em 2015 houve somente 1 registro como segundo nome, no composto Yasmin Nerissa. Em Portugal foi registrado 1 vez em 2016. Em anos anteriores não obteve registros. Não aparece na lista de nomes admitidos, o que pode dificultar seu uso entre portugueses. ***Atualização: a partir de novembro de 2017 Nerissa passou a ser autorizado em Portugal*** Se sai melhor nos Estados Unidos, com um total 1890 registros ao longo das décadas. Seu melhor momento foi em 1979, com 73 registros de meninas com o nome Nerissa.

Referências:
  • Nerissa Corazon Soon-Ruiz - política filipina;
  • Nerissa Bowes-Lyon - prima da rainha Elizabeth II;
  • Nerissa Irving - modelo jamaicana;
  • Nerissa Knight - jornalista americana;
  • Nerissa Neves - apresentadora brasileira;
  • Nerissa - personagem em W.I.T.C.H., série de aventura e fantasia;
  • Cepora Nerissa - espécie de borboleta nativa da Índia, China e Indonésia;
  • Na variante Narissa, é o nome da vilã do filme Encantada.
Acho Nerissa um nome mágico! Quando o vejo imagino uma linda sereia, nadando em mares do mais intenso azul, rodeada de seres fantásticos! E que logo se transforma em uma mulher maravilhosa! Não entendo o porquê do seu pouquíssimo uso, só posso supor que seja por desconhecimento, afinal é um ótimo nome, com fácil pronúncia e grafia e vibração atual, contemporânea. Aliás ele se parece muito com o popular Melissa. Poderia ser uma alternativa mais impactante e surpreendente. Acho ainda bem mais bonito que Nereida, que para mim soa um tanto pesado e sem a fluidez de Nerissa. Nerissa é charmoso, melodioso e muito feminino. Um nome que certamente cativará os amantes de nomes incomuns, ligados ao mar, mitológicos e literários. Ele têm várias qualidades em um só nome! Só mesmo um gênio poderia criar um nome tão genial!

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, BabyNamesPedia, Behind the Name, Dicionário de Nomes (Nelson Oliver), IBGE, IRN, Nameberry, Names Org, SPIE, Wikipédia.

10 comentários:

  1. Belíssimo texto para um nome encantado. Confesso que não o conhecia, infelizmente. Descobri que tenho uma preferência para nomes femininos terminados em assa e essa. Lanassa, Vanessa, Hadassa e agora Nerissa. Todos muito delicados, harmoniosos e cheios de mitologia. Beirando a perfeição.
    Esse blog é nota 1000!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bonito, poético e fluído! Penso que agradará a muitos pais e mães. Agrada-me a relação do nome com o tom de pele, assim como Bruna

    ResponderExcluir
  3. Acho bonito para uma sereia ou peixinho mas para uma pessoa não gosto.

    ResponderExcluir
  4. Belíssima definição do nome Nerissa. O nome de minha filha é Talita Nerissa, o primeiro foi o pai que escolheu por ser um bíblico, o segundo foi eu que escolhi por conta da apresentadora Nerissa Neves quando trabalhou em Manaus no Jornal A Crítica, assistia o programa direto, em minha opinião é um nome que remete a juventude, confiança e beleza. É um nome simples de escrever e pronunciar. Amo minha TALITA NERRISA! Bom saber que ela faz parte dos nomes raros usados em nosso país e no mundo talvez.

    ResponderExcluir
  5. Gosto de Nerissa! Nomes com "ssa" são cativantes, tal como a Angélica disse! Sem dúvidas é um nome místico e cheio de encanto! Uma verdadeira jóia!

    ResponderExcluir
  6. Nerissa ,nome da minha primogênita, acho lindo,nem sábia o significado. Ela é da natureza.Engenheira Ambiental

    ResponderExcluir
  7. Adoro esse nome! A minha filha chama-se Nerissa Mariza, gosto de chama-la de.minha ninfa do mar, minha deusa do mar😉

    ResponderExcluir
  8. Sou madeirense e tenho a minha filha Nerissa nome inspirado na história da rainha de englaterra já que tinha uma prima com tal nome e minha filha nasceu na englatera 💕

    ResponderExcluir