quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Demetria

Demi Lovato, cantora norte-americana


Há alguns meses a cantora Demi Lovato foi muito falada depois ter tido uma overdose após estar sóbria desde 2011. Não quis fazer este post logo para não ferir suscetibilidades, mas interessei-me ao saber que o nome da cantora é na verdade Demetria

Na minha opinião, o nome soa melhor em inglês do que em português, mas pensei que seria interessante inclui-lo aqui no nosso blog. 

Demetria é um nome de origem grega que remete para a deusa Deméter. Esta era a deusa da colheita, agricultura, natureza e estações do ano.

Recentemente, Demetria não foi registado em Portugal ou no Brasil, mas existem ao todo 307 mulheres em todo em Brasil. Houve duas décadas com maior número de registos deste antropónimo. A primeira e a maior foi na década de 40 e a segunda na década de 70. O estado com mais registos é Mato Grosso do Sul. 

A Demi Lovato não é a única personalidade conhecida com este nome, temos ainda como exemplos Demetria Dyan McKinney uma atriz e cantora americana e Demetria Royals uma diretora de filmes americana. 

Nos US o nome está longe de ser popular estando fora do top 1000, sendo que a última aparição foi em 1993, colocando o nome no 970º lugar. 

Simpatizo com Demetria e considero o diminutivo/apelido Demi muito querido. E vocês? O que me dizem sobre este nome?

Ana Madaíl Carvalho

Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia. 


14 comentários:

  1. Não sabia que o nome real dela era Demetria! Prefiro o apelido Demi mesmo - é uma gracinha e combina com ela, que é uma diva! Considero Deméter melhor que Demetria. O nome é muito pesado...lembra nome de bruxa, assim como Úrsula, Morgana e Cassandra (estes devem ser por influência da Disney rs). Eu não gosto de nomes pesados ou datados demais a estilo de Caetana e Custódia, mas sobre este último gosto do apelido Latóya - o apelido traz um outro brilho e um frescor assim como é o caso de Demi - fica jovial. No jogo de palavras, Demétria rima até com "deletéria". É um nome que me faz pensar na Idade Média (não sei porque). Eu não sei como é a pronúncia em inglês. Dos nomes associados à Deméter, o que eu amo muito é o masculino "Dmitri". Acho que o nome C(é)res ficaria até legal. Se fosse para associar a Demi a alguma personagem mitológica (greco-romana) acho que escolheria Calíope, Dafne, Aurora, Juno, Penélope...ou até mesmo Psiqué, seria um nome "diferentão" só que menos "pesado" e com uma simbologia tbm bonita. O legal de tudo isso é ver que existem gostos diferentes e essa pluralidade traz esse fascínio por saber mais e mais sobre os nomes próprios! Beijos e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Gosto mais do apelido do que do nome RS. Concordo com você, o nome soa melhor em inglês. Não sabia que esse era o verdadeiro nome da Demi Lovato. Lembrei da Demi Moore (faltou ela nas referências). Vi agora no Google que o nome dela é Demetria Guynes.Parabéns pelo post. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome inteiro dela é Demetria Gene Guynes, pelo que vi.

      Excluir
  3. Eu acho o nome dela um tanto diferente e bonito, ele me lembra, além da deusa Deméter, das bruxas antigas. É um nome bem mágico.

    ResponderExcluir
  4. Já vi um perfil dela no Instagram com esse nome Demetria mas achei que era coisa de fã, mas lendo seu post não é não realmente vi pelo seu post que é verdade, seu nome verdadeiro é esse.
    Fiquei super surpresa com o nome achei antes de ler seu post que era apelido mas Demetria não é apelido e sim um nome próprio!!!
    Gostei muito de aprender mais e saber a verdadeira origem dele!
    Bjs,
    https://keilycesporkeilaluciablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem ?

    Acho esse nome tão incomum e forte. A cantora Demi Lovato é um ótimo exemplo, até mesmo do apelido que podemos dar para Demetria = Demi . Muito bom poder conhecer a origem e mais sobre o nome.

    ResponderExcluir
  6. Engraçado como actualmente a referência para Demi já não é a Demi Moore!! Como esquecer Ghost ou Striptease?

    ResponderExcluir
  7. Acho Demetria um dos nomes mais lindos desse mundo sz

    ResponderExcluir
  8. Eu sabia que o nome dela era esse,mas nunca soube a origem,história do nome,mas sempre me remetia a algo grego,acho um nome forte e diferente,combina bem com a personalidade da própria Demi Lovato.

    ResponderExcluir
  9. Adoro esse nome. Acho ele elegante e bem bonito.
    Como sou fã da Demi, eu já conhecia a origem do nome e tals mas fiquei bem feliz de vê-lo incluso aqui e também da saber esses dados sobre registros.

    ResponderExcluir
  10. A história do nome dela é linda, adorei. Eu acho o apelido Demi muito sonoro e simpatico, acho super fofinho. Adorei esse post, poderiam fazer mais posts dese tipo, com nomes de artistas!

    Parabéns! <3

    ResponderExcluir
  11. olá!
    Que curioso, nunca imaginaria o verdadeiro nome da Demi.
    Amo as coisas que aprendo por aqui!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Olá, gosto muito de nomes gregos, principalmente quando está ligado aos Deuses, Demeter também é um dos nomes da Deusa da religião pagã Wicca. Parabéns pela escolha.

    ResponderExcluir
  13. Minha filha nasceu em 2015 e se chama Demetria.... Amo esse nome

    ResponderExcluir