terça-feira, 11 de setembro de 2018

Ionan/Yonan


Nos últimos tempos um nome despertou minha atenção: Ionan/Yonan. A primeira vez que ouvi foi na novela Segundo Sol, da Rede Globo, até então nunca tinha visto esse nome em lugar nenhum. Claro que como uma aficcionada pela onomástica logo corri para pesquisar e saber de onde viria o meigo Ionan/Yonan. Qual teria sido a inspiração do autor João Emanuel Carneiro para a escolha desse nome tão incomum para um de seus personagens? Vamos tentar desvendar esse mistério!

Ionan é a grafia usada na novela (saiba mais aqui), mas encontrei apenas informações sobre Yonan, então entendo que Ionan é uma variação de Yonan. Mesmo para Yonan as informações são poucas, mas existem:

  • Yonan (ou Younan) é a tradução em neo-aramaico/siríaco do nome hebraico Jonas, que significa pomba;
  • É também um sobrenome comum entre o povo assírio, arameu e em grande parte árabe-cristão, geralmente em referência ao Jonas bíblico;
  • Yonan significa Grécia em árabe (o mesmo vale para Yunan);
  • Yonan é o nome de um condado na Coréia do Norte;
  • Yonan é um distrito da província de Contumazá, no Peru. Levando em conta as duas últimas referências podemos considerar Yonan um nome geográfico.
Como nome próprio sua maior aproximação está com Jonas e é a partir dele que vamos trabalhar Ionan/Yonan

Na Bíblia Jonas era o nome de um profeta engolido por um peixe, como dito no Antigo Testamento. Foi ordenado por Deus para pregar na cidade de Nínive, mas fugiu de barco. Depois de ser surpreendido por uma tempestade os outros marinheiros jogaram Jonas ao mar e nesse ponto ele foi engolido. Emergiu do peixe vivo e se arrependeu três dias depois. A história de Jonas foi popular na Idade Média. Como já dito acima, Jonas vem do hebraico יוֹנָה (Yonah) que significa pomba. A pomba é o símbolo universal da paz. É um significado que inspira sentimentos pacíficos e de bondade que também se estendem a Ionan/Yonan.

Ionan/Yonan é raríssimo. Acredito que começe a se propagar agora, com a ajuda da novela, mas o fato é que até o momento é extremamente incomum. No Brasil a frequência de Ionan é de apenas 107 pessoas, com seus registros tendo início na década de 1990. Para Yonan o número é menor ainda: frequência de 33 pessoas. Em 2015 Yonan recebeu 1 registro no estado de São Paulo (no composto Yonan Joel), em 2016 foi novamente registrado 1 vez (para Ionan não houve registros). No ano passado não pontuou.

Em Portugal não há notícias de registros antigos e nem recentes. Nenhuma grafia faz parte da lista de nomes admitidos.

Personalidade:
  • Inácio José III Yonan (alternativamente Younan) - patriarca da Antióquia e todo o Oriente dos sírios para a Igreja Católica Siríaca.
Na Ficção:
  • Ionan - personagem vivido pelo ator Armando Babaioff na novela Segundo Sol (Rede Globo, 2018).
E ainda temos Talita Younan, nome artístico de Talita Daniel Gonçalves, atriz brasileira.

Sabemos que as novelas têm o poder de lançar tendências e impulsionar modas: o que antes era um nome desconhecido num piscar de olhos pode se tornar popular. Acredito que Ionan/Yonan tem muitas chances de ganhar inúmeros adeptos de agora em diante. Possui uma terminação familiar e traz o frescor dos nomes diferentes, que fogem ao usual. Para mim evoca sensações de sensibilidade e  aconchego, é um nome amável, gentil.

Já conheciam Ionan/Yonan? Preferem grafado com I ou Y?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, G Show, IBGE, IRN, SPIE, Wikipédia.

37 comentários:

  1. Acho Ionan um nome bonito. Possui uma sonoridade mto agradável. A primeira vez que o vi foi na novela também e acreditava ser indígena rsrs! Gostei de saber de sua origem aramaica/grega/assíria. Faz até um pouco de sentido o nome ser ligado ao Oriente médio, pois a mãe dele se chama Nazira (dona Naná) - que também é o nome da minha meia-irmã e o pai dela era descendente de libanês xD haha a família Falcão é bem eclética para nomes né xD e gosto de quase todos! XD
    Entre Ionan e Jonas eu prefiro a versão alternativa Ionan, pela sonoridade e um pouco ligado ao personagem da novela mesmo, que é um fofo! O significado do nome é mto bonito!
    Parabéns pela postagem! Eu amei (:
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o nome. Quando vi o título do post achei que se tratasse de uma variante de João, como Johan ou Yohan, mas não. Também me surpreendeu o significado em árabe.
    Quanto à pergunta, prefiro Yonan, com y, mas em relação às variantes, gosto mais de Jonas ou Jonah.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  3. Por dedução deve ser masculino de Ioná😍. Acho que Yonan guarda certa semelhança com o nome João. 🤔🤔

    ResponderExcluir
  4. Oi =)
    Nunca tinha ouvido falar desse nome, me pareceu super curioso. Gostei de saber um pouco mais ♥

    Beijos de Luz!
    Marina | www.meudocepartamento.com ♥

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia os nomes Ionan/Yonan, o nome é bastante desconhecido para muitas pessoas, e ele é bem diferente, com a novela o nome com certeza vai ficar bastante conhecido, eu prefiro o nome com Y, mais os nomes são bonitos, bjs.

    ResponderExcluir
  6. É um nome bastante diferente e muito bonito, com certeza usaria. Esse significado que remete à paz tem tudo a ver com a sonoridade do nome, espero que se popularize o quanto antes.
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  7. Um nome diferente. Nunca tinha ouvido ou lido nada a respeito (não vejo a novela). Realmente gosto de nomes que tem uma origem histórica/bíblica, eles acabam sendo cheios de significados.
    É sempre muito bom vir ao teu blog.

    ResponderExcluir
  8. Adorei o significado e NUNCA vi ninguém com este nome... muito diferente :)

    ResponderExcluir
  9. Eu também não tinha ouvido o nome Ionan antes da novela, mas desde a primeira vez achei o nome lindo.
    E escrita com Y ficou ainda mais interessante, amei saber mais sobre o nome.
    Bjinhos,
    Prosa Amiga.

    ResponderExcluir
  10. Yonan parece ser nomes vindos do povo assírio. Eu não tenho certeza ... É um nome muito diferente, mesmo assim achei lindo, podemos dizer que são nomes incomuns chamam a atenção. Agradeço por nos mostrar nomes tão diferentes que existem em todo o mundo.

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia esse nome, e achei bem bonito. Como vc disse, um nome raro pois por aqui nunca ouvi.Achei belo e a grafia bem marcante! A sonoridade é ótima ! Será que devido a novela não se torne mais popular?

    ResponderExcluir
  12. Nossa, como esse nome é encontrado no mundo todo de diversas formas!!! Grécia, síria, Arábia... E o que achei mais curioso foi sua significação "Pomba", nem de longe imaginei que seria um animal. E gostei da combinação Yonan Joel, a forma de pronunciar ficou bem acentuada.

    ResponderExcluir
  13. Que nome cheio de significado! Acredito que possa virar moda sem dúvida alguma pela sua sonoridade e elegância.
    O seu blog já me deu a conhecer tantos nomes que...quando o meu filho estiver para nascer e eu tiver dúvidas de qual será o nome dele com certeza que virei aqui ao seu blog dar uma espreitadela!

    Beijinhos
    A Alfacinha
    www.aalfacinha.com

    ResponderExcluir
  14. Eu acho um nome muito lindo, e acredita que conheci uma pessoa com esse nome outro dia? Nossa, e o significado é mesmo muito especial, assim como a pessoa que conheci.

    ResponderExcluir
  15. Que nome lindo e tão único! Achei super interessante o post, um nome tão diferente precisa ser apresentado as pessoas! Acredito que agora que teve na novela terá mãos pessoas com esse nome também!

    ResponderExcluir
  16. Nunca tinha ouvido esse nome. Como ultimamente não tenho visto televisão, acabei por nem o ouvir na novela. Mas é um nome que gosto, que transmite paz e com uma sonoridade muito bonita. Tal como você acredito que com a novela Ionan comece a se tornar um nome mais comum.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Oi
    Esse nome é muito bonito pena eu não conhecer ninguém com esse nome e agora com a novela com certeza ficou mais popular tenho certeza,adorei o significado.

    ResponderExcluir
  18. Eu pensei nesse nome,não sabia que tinha personagem de novela com esse nome,pois não assisto novela.Estou grávida e acho que é um menino,pensei nesse nome a partir do nome da minha filha que se chama Iorrane.Também não tinha visto em nenhum lugar.Que conscidência.Pensei em colocar no bebê esse nome.

    ResponderExcluir
  19. Olá estou grávida e desde que descobri que era um menino meu esposo falou nesse nome.Achei estranho e diferente mas quando fui pesquisar o seu significado fiquei maravilhada com a paz que transmite a sua pronúncia, hoje nao consigo pensar em outro nome para meu pequenino Yonan...gostei muito do seu blog

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito do seu blog. Minha amiga colocou o nome do filho dela de Ionam.Por causa da novela.Amei saber a origem dele.

    ResponderExcluir
  21. me apaixonei por esse nome, vi ele na novela tbm.... e sera o nome do meu baby rsrs

    ResponderExcluir
  22. Meu filho se chama Yonan Matheus, ele tem 6 anos e realmente ele é tudo isso e muito mais, inteligente demais, o ser mais amoroso que conheço.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde. Me chamo Ionan.
    Nasci em 25 de maio do ano de.1973, realmente este nome é bastante incomum.
    E também um nome indígena que tem como significado estrela.

    ResponderExcluir
  24. Então meu príncipe se chama yonan escolhi esse nome a 8 anos atrás não lembro onde mas achei diferente e forte aí meu filho nasceu depois dessa novela acham q coloque por te na novela só descobrir pq me falaram tinha visto ainda na tv amo esse nome

    ResponderExcluir
  25. Adorei saber o significado do nome , pos dei a meu filho esse nome "Ionan" .Quando ve o nome Ionan pela primeira vez achei muito lindo e decidi coloca-lo no meu filho.Muitos falam pq esse nome estranho? A mais eu falo q des do 1 vez q ve gostei ,agora com o significado lindo fiquei muito feliz! 😂❤

    Bjs Bjs😘😘

    ResponderExcluir
  26. Tenho um filho que no próximo mês completa seu primeiro aninho de vida... Seu nome é José Yonan. Ouvi esse nome a primeira vez na nove e gostei muito... Guardei durante anos, tive uma filha em 2014 e em 2020 veio o esperado Yonan 💙

    ResponderExcluir
  27. Meu filho tem 12 anos, e o nome dele é Yonan. Ele ama o nome e quando alguém pergunta como é o nome dele dele, ele já fala logo Yonan com Y. Coloquei esse nome porque queria um nome com um bom significado, e o pai dele queria que eles tivessem o mesmo nome, mas eu não queria "Jonas", daí me lembrei de um livro de nomes que tenho e que Jonas tinha uma grafia e tradição diferente. Foi assim que escolhi o Yonan.

    ResponderExcluir
  28. Meu neto se chama yonan eu q escolhi pelo fato q o pai se chama Renan

    ResponderExcluir
  29. Só pra acabar com a confusão
    Yonan/Ionan vem realmente de Ioná. O significado é "a Pomba branca que indicou o fim do dilúvio".
    O nome não vem da tradução de nenhum outro nome bíblico só pra cravar.
    Ioná é Ioná!!!
    João(é Iohanan)
    E Jonas que vem de Ioná, não o contrário!!!

    ResponderExcluir
  30. Sou pai de um Yonan . Meu nome era pra ser Jonas e como não fui registrado pela minha avó paterna acabei me chamando Jackson então coloquei o nome do meu filho de Yonan justamente por ter ligação com Jonas o qual seria o meu verdadeiro nome

    ResponderExcluir
  31. Meu nome é Ionan decente de Itáliano

    ResponderExcluir
  32. Meu nome é Ionan Ferreira Santos, sou nascido em Ribeirão Preto-SP, bacharel em Direito, psicólogo e psicanalista. Também sou o autor de dois livros sob o olhar da Psicanálise: "Memórias de Alvinho" e "O Outro Lado de Alvinho" e tenho clínica em Ribeirão Preto. Meu pai escolheu este nome e confesso que gerou inúmeros problemas, principalmente durante a infância. Hoje, estou adaptado, mas ainda administro polêmicas, porque trata-se de um nome, realmente, diferente.

    ResponderExcluir
  33. Yonan,nome do meu filho caçula. Mesmo com muitas críticas acho o nome lindo,espero que ele goste quando ele crescer i entender.

    ResponderExcluir