sexta-feira, 5 de junho de 2015

Inácio



Nem todos os nomes nos transmitem a mesma sensação, e um mesmo nome pode ser visto de maneiras diferentes, dependendo da pessoa. Face a Inácio, acho que a reacção seria quase unânime: antigo. Uns até completariam com “nome de velho”. Eu fico-me por antigo e adoro. 

Deriva de Egnatius, de origem etrusca. A escrita foi depois alterada para Ignatius para que se assemelhasse à palavra latina ignis, “fogo”. 

Uma das personalidades mais conhecidas com este nome é Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, cujos membros são os jesuítas. O seu nome de nascimento era Íñigo López. 

Hoje em dia é um nome muito pouco usado em Portugal, sendo que os registos não chegam sequer aos 10 por ano (em 2011 e 2012 teve 4, em 2013 teve 2 e no ano passado, 8). Tenho pena que sejam poucas as pessoas que vêem em Inácio um bom nome para darem a um filho, porque sinceramente acho-o carregado de qualidades – tradicional, com uma sonoridade forte e delicada ao mesmo tempo, de fácil escrita e compreensão. Consigo encaixá-lo no mesmo grupo dos sensacionais Francisco, Martim, Tomás, Duarte, Pedro, Dinis, Simão, José, e também no grupo dos que começam a fazer-se notar, aqui e ali: Samuel, Xavier, Artur, Joaquim, Tomé, Jaime, por exemplo. Nomes que, tal como Inácio, considero – para além de antigos – simples. 

Gosto muito de Inácio e usá-lo-ia sem problemas, e vocês?

Maria Pilar Monteiro.

11 comentários:

  1. Gosto tanto de Inácio! É um dos nomes do meu pai, e às vezes usamo-lo carinhosamente para conversar com ele. Adorava ver uma creche com um pequenito chamado Inácio! A sonoridade é ótima *_*

    ResponderExcluir
  2. Ah, e respondendo à pergunta, sim, era capaz de usar :D

    ResponderExcluir
  3. Eu tambem gosto muito mas tambem tenho a ideia que a maioria ao ouvir Inacio dizem logo: "nome de velho". Tenho pena :(
    Eu usaria :)

    ResponderExcluir
  4. Perfeitamente usável nos dias de hoje, seria uma escolha original e de muito bom gosto! Inácio é um ótimo nome, acho super bonito!

    ResponderExcluir
  5. Ah e adorei a foto! O menino é uma graça e tem um sorriso cativante! :)

    ResponderExcluir
  6. simpatizo mais com este nome desde que no grupo começaram a falar dele, antes não gostava nada

    ResponderExcluir
  7. Inácio é paixão antiga, foi o primeiro nome masculino do qual gostei. Quando era criança dizia que esse seria o nome do meu filho. Tudo começou quando vi um personagem de Fábio Assunção em uma novela de época das 18:00 da Globo. Hoje, não é meu top 1, mas permanece entre meus preferidos. :)

    ResponderExcluir
  8. É lindooooo mais as pessoas associam ao ex presidente Lula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o único motivo que me faz não querer usá-lo. Esse sujeito, que, por sinal, é novamente o presidente do Brasil, estragou o nome.

      Excluir
  9. Sou brasileira e meu filho é Inácio! Acho lindo e único.

    ResponderExcluir