terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Joel


O nome que hoje abordo, apesar de toda a gente o conhecer, nunca foi muito utilizado, nem acho que lhe foi dada a devida atenção, importância e relevância. Joel tem tudo para resultar, é curto e fácil, possuí o prefixo ‘Jo’ conhecido de João, Jorge e Jonas, por exemplo e a terminação –el conhecida através de Manuel, Gabriel e Rafael, exemplificando.

Joel vem do hebraico Yo'el, formado a partir da junção dos elementos Yahweh que significa "Senhor, Deus, jeová" e el que quer dizer "Deus", e significa "Jeová é Deus" ou "o Senhor é Deus". Este é o nome de um personagem bíblico, mencionado do Antigo Testamento como um dos profetas menores, que escreveu o livro com este mesmo nome.

Foi adotado pela primeira vez como um nome cristão na Inglaterra após a Reforma Protestante, muitas vezes como uma variante dos nomes bretões JudicaelJudhael e Juhel. O nome chegou recentemente aos Estados Unidos e sempre foi muito comum entre os judeus.

Este nome pode ser visto também com o significado de "o seu Deus é eterno" ou "Deus é bom", mas estas hipóteses deverão ser descartadas. Joel equivale, em significado, ao nome Elias, um dos nomes masculinos que mais gosto e que simplesmente inverte a lógica, pois significa "o Senhor é Jeová".

As suas variantes femininas em inglês são Joella e Joelle, e noutras línguas Ioel (grego bíblico e latim bíblico), Yoel  (hebraico e hebraico bíblico), Joël  (alemão e francês), Xoel  (galego) e Gioele  (italiano).

Como se trata de nome internacional, há varias referências a nível mundial com este nome, como por exemplo:
  • Joel Anthony, jogador profissional de basquetebol canadense;
  • Joel McHale, Joel Courtney, Joel Grey e Joel Moore, atores americanos;
  • Joel Edgerton, ator australiano;
  • Joel Defries, apresentador de TV americano;
  • Joel Coen, um dos Irmãos Coen, cineastas americanos;
  • Joel Dantas de Sousa, foi um poeta português;
  • Joel Kinnaman, ator sueco;
  • Joel Branco, ator português;
  • Joel Padilha, futebolista brasileiro;


A nível de registos, em Portugal, no ano de 2014, Joel obteve 42 e foi registado conjuntamente a outros nomes. Citando alguns de minha preferência: Joel Filipe, Santiago Joel, Joel Gustavo, Joel David, Joel Duarte e Joel Henrique. No ranking efetuavo pela Arpen/SP dos nomes registados em São Paulo, no Brasil, no ano passado, Joel encontra-se na 719ª posição com 62 registos.

Joel é um nome pelo qual venho a desenvolver um grande carinho desde que comecei a pensar nele. Este é um nome que considero ser intemporal pois acho que fica bem em todas as idades, e, ainda hoje nascem alguns bebés com este, apesar de achar que tem potencial para muitos mais registos. Potencial esse capaz de o colocar nas minhas listas de nomes favoritos.

Qual é a vossa opinião sobre Joel?

6 comentários:

  1. aiii, não gosto nada! :(

    ResponderExcluir
  2. Adoro a sonoridade e tudo sobre este nome. Usaria sem dúvida.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom ator e com uma presença de tela instantânea 😍 Eu gosto quando to vendo um filme com um ator gato como ele em Ao Cair da Noite filme Nossa, eu amo esse filme, eu gosto de tramas complicadas e boas performances tem atuação arrasadora em Ao Cair da Noite E Joel Edgerton é um ator fascinante, arrasa em tudo que faz!! Além de um maravilhoso ator é gato demais, gente! nunca me decepciona na atuação

    ResponderExcluir