quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Teobaldo - Atendendo a Pedidos


Teobaldo é um nome que pode ser analisado sob diferentes pontos de vista: em um primeiro momento podemos imaginar que é um nome antigo, talvez um pouco pesado para um menino dos dias de hoje, mas, por outro lado, se lembrarmos que Teo está em alta e é uma opção antenada com as tendências de nomeação atuais, não poderia Teobaldo ganhar um novo brilho? É um nome antigo que traz embutido um apelido/diminutivo moderno. Uma mistura simpática e divertida!

Teobaldo é a versão portuguesa, espanhola e italiana de Theobald, nome de origem germânica que significa povo valente, valente com o povo ou o mais ousado do povo, a partir dos elementos germânicos theud (povo) e bald (valente, ousado). São significados que fazem despontar a imagem de um homem corajoso que luta bravamente por sua nação e seu povo. Um heróico patriota, gosto de pensar assim. E um detalhe chama a atenção: como já vimos no post sobre Theo, nem sempre seu significado está ligado o grego theos, que significa Deus. No caso dos nomes germânicos o elemento theo quer dizer povo.

Os normandos trouxeram o nome para a Inglaterra, onde se juntou a um antigo cognato inglês. As formas medievais Tibald e Teobald eram comumente latinizadas como Theobaldus

Teobaldo foi o nome de muitos condes europeus e de alguns santos, entre eles São Teobaldo, nascido em Provins, França, no ano de 1017. Filho de um nobre e educado para ser um soldado, Teobaldo abandonou a vida militar para servir aos pobres. Trabalhava como pedreiro no campo e à noite seguia em orações. É considerado o padroeiro dos carvoeiros e sua festa é comemorada em 30 de junho.

Outras línguas: Theobald, Theudobald (antigo germânico), Thibault, Thibaut (francês), Theobald (inglês), Tybalt (literatura).

A variante Tybalt foi adotada pelo escritor inglês William Shakespeare na obra Romeu & Julieta (1595) para nomear o primo da protagonista e principal antagonista da peça, um rival de Romeu. Nas versões em português o personagem se chama Teobaldo. Temos aqui uma interessante conexão literária para este antropônimo.

Não foi um nome de grande popularidade global ao longo do tempo; seu maior destaque se deu na França, quando fez parte do Top 500 entre 1900 a 1920. No mundo de língua inglesa era raro no século 20. Através dos dados do IBGE podemos verificar que sua presença é econômica entre os brasileiros: frequência de 2.212 pessoas, a maioria nascida entre as décadas de 1940 e 1950. Após esse período foi sendo cada vez menos registrado. O estado onde é mais fácil encontrarmos um Teobaldo no Brasil é no Rio Grande do Sul. Na atualidade Teobaldo parece mesmo ter sido esquecido, o registro mais recente encontrado no estado de São Paulo foi em 2015, com 1 registro no composto Eduardo Teobaldo. Fiquei admirada com a inexistência de Teobaldo em Portugal: nenhum registro recente e apenas 4 registros no espaço de tempo de 60 anos (de 1920 a 1980). 

Personalidades:
  • Teobaldo Costa Jamundá (1914-2004) - jornalista, poeta e folclorista brasileiro;
  • Teobaldo Depetrini (1914-1996) - futebolista italiano;
  • Teobaldo Visconti (1210-1276) - nome de batismo do Papa Gregório X
Reconheço que Teobaldo não seja uma opção intuitiva para  2018, mas seu diminutivo Teo o torna mais atraente e carismático. Para quem preferir, também pode funcionar muito bem em compostos como segundo elemento, enriquecendo um sobrenome comum ou muito simples.

Qual é a sua visão sobre Teobaldo?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, Dicionário de Nomes Próprios, IBGE, IRN, Nameberry, O Blog dos Nomes, O Livro dos Nomes (Regina Obata), Recanto das Letras, SPIE, Wikipédia.

18 comentários:

  1. Olha que interessante! Realmente essa mistura de nome antigo e rebuscado com apelido moderno e atual. Trabalho em pediatria e tenho visto tantos nomes repetidos, se eu tiver outro filho tentarei inovar.

    www.bembela.com

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante...Mas esse nome eu não colocaria em meu filho.Muito antigo.

    ResponderExcluir
  3. Teobaldo não é muito comum mesmo, e não é um nome bonito , na minha opinião hehehe
    Mas já Teo , é lindooo e bem mais atual!
    Adorei o post!

    ResponderExcluir
  4. Não conheço ninguém com o nome de Teobaldo, não acho bonito, mas nome é muito pessoal e às vezes, a pessoa é tão legal que o nome fica bonito. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Realmente Teobaldo tem um jeitão bem pesado e antigo e mesmo com um significado bem interessante o nome não tem um charme, tem cara de nome de vovo, mas em nomes compostos ficou interessante, e Téo é mesmo um apelido muito moderno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniele Vieira meu nome é Luis e Teobaldo é meu sobrenome, existem alguns estudos e que a origem do sobrenome Tteobaldo vem de alguns paises, o meu vem oriente medio

      Excluir
  6. Oi Patrícia, tudo bem?

    Sempre associei Teobaldo a nomes antigos e como você bem colocou, hoje em dia é difícil encontrar alguém com este nome. O seu diminutivo, Teo, é um nome que gosto e que talvez colocaria em um filho. Adorei o significado de Teobaldo, está ligado a coragem deixa tudo mais encantador. Adorei conhecer essas curiosidades em relação ao nome.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Alice Martins, o nome Teobaldo aqui na minha cidade é sobrenome e minha família !Teobaldo! é enorme e estar espalhada por este Brasil a fora...

      Excluir
    2. Talvez sejamos até patentes rsrs, a família TD da minha mãe tem por sobre nome Teobaldo

      Excluir
  7. Olá Patricia, tudo bem?
    Verdade Theo está em alta e não dá nem pra imaginar, pelo menos eu nem imaginei que originava de Teobaldo nunca associei acredita? Teobaldo remete a pessoas de idade o significado do nome é legal!

    bjos

    ResponderExcluir
  8. Não é um nome popular, embora o significado seja forte... Se encaixa melhor em personagens de uma história e ficção... E me fez lembrar de Garibaldo, um personagem de infância...

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem com você? A primeira coisa que eu pensei ao ver "Teobaldo" foi no personagem de Shakespeare, e pude ver que você citou isso em seu texto. Achei legal a origem do nome, embora não seja tão popular atualmente.
    Bjs e sucesso com o blog!
    https://escritorawhovian.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Suas pesquisas sempre trazem curiosidades e informações relevantes além do significado. O nome é questão acho bem antiquado e gosto muito mais de Theo que por sinal já encontrei como nome mesmo. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Bom, eu prefiro Teodoro e Téo. Teobaldo é problemático...minha avó vive zoando um conhecido chamando-o de Teu Balde...acho pavoroso a terminação "baldo"/"bald"...acho que não gosto do final "aldo" (Arquibaldo, Roboaldo, Naldo, Ronaldo, Clodoaldo). Eu gostava de um desenho chamado BalTo, sobre um lobo na região do Alaska. Fiquei impressionada pelo fato de Teo, neste caso, não ter nada a ver com Deus, mas sim com povo! O nome Teo como pode ter essas duas versões ganha um sentido filosófico ainda maior e lembrei do conceito de poder constituinte "todo poder emana do povo" e tbm a figura antropomórfica que temos de Deus. A noção do todo supremo, indivíduo e sociedade em um só nome de três letras! Incrível!

    ResponderExcluir
  12. Levo esse nome para todo canto.

    ResponderExcluir
  13. Meu nome é teobaldo mize

    ResponderExcluir