domingo, 26 de junho de 2016

Theo


Nomes curtos com sonoridade leve estão em alta mundialmente, é uma tendência moderna. Dentro desse estilo se encaixa Theo, um dos meus nomes masculinos preferidos! Adoro o seu ar despojado e otimista, é um nome com frescor e muita personalidade! Sua origem é a de um nome apelido/diminutivo, mas sendo tão carismático, através de seus méritos atingiu o status de nome próprio, sendo popular em vários países atualmente.

Existem duas possibilidades de origem para Theo, mas todas convergem para a mesma ideia: Theo surgiu como uma forma reduzida de outros nomes, assim como Raí, por exemplo. Pode ser a forma abreviada de nomes iniciados pelo elemento grego theos que significa Deus, como Teodoro (theos + doron = presente de Deus), Teófilo (theos + philos = amigo de Deus), e etc. O autor Nelson Oliver, em seu livro Dicionário de Nomes, amplia a explicação sobre a origem grega: "Na acepção pagã, o nome primitivamente se referia a um deus qualquer do panteão grego. Mais tarde passou a significar Deus Supremo". 

Outra possibilidade é que tenha sido usado como apelido/alcunha para nomes que começam com o elemento germânico theud, que significa povo: Teobaldo (theud + bald = povo valente), Teodorico (theud + rich = povo poderoso),  Teodomiro (theud + miru = povo brilhante), entre outros. Por corresponder apenas aos elementos iniciais, Theo pode significar, então, Deus ou povo. Acho os dois significados muito simbólicos e expressivos, cada pessoa pode optar por aquele que mais lhe agradar.

Uma dúvida muito recorrente é sobre a grafia. Afinal, qual é a grafia correta de Theo? Com h, sem h, com acento, sem acento...O Blog dos Nomes vai solucionar suas dúvidas! Na verdade todas essas formas de escrita estão corretas, elas possuem diferenças porque há variações entre idiomas. Theo é a grafia em inglês e holandês; Théo é a versão em francês; Téo em português e Teo é a versão em espanhol, italiano e croata. Escolhi ilustrar o post com Theo simplesmente porque essa é minha grafia favorita.

Como já mencionado, Theo vem fazendo sucesso pelo mundo e sua posição nos rankings mais recentes nos países onde é popular são essas: França (#14); Bélgica (#19); Suécia (#27);  Inglaterra e País de Gales (#37); Noruega (#38); Suíça (#58); Irlanda do Norte (#62); Nova Zelândia (#66); Escócia (#69). 

É um nome que vem numa onda de crescente popularidade no Brasil, já que ocupou a posição #16 no ranking masculino de 2015 do site Baby Center Brasil, onde subiu 7 posições em relação à 2014.  O censo realizado pelo IBGE nos dá a ideia de que Theo é um nome jovial já que entre 1930 a 1960 seu uso era mínimo e de 1970 a 1990 o uso aumentou um pouco mas nada  que causasse impacto. A grande expressão aconteceu a partir dos anos 2000, quando seus registros pularam de 382 para 3 778. Existem 4 776 homens chamados Theo no Brasil (o IBGE não faz a distinção dos acentos, então podem existir muitos Théos dentro dessa abordagem).

Téo/Teo tem uma trajetória praticamente igual à de Theo/Théo, a diferença é que seus números são menores: a frequência é de 1 781 brasileiros chamados Téo/Teo. A maior concentração de registros  de Theo/Théo acontece no Distrito Federal; já Téo/Teo é mais visto no estado do Amazonas. No estado de São Paulo, em 2015, Theo foi registrado 969 vezes. A grafia mais apreciada pelos paulistas é Théo pois esta conseguiu 1 058 registros. Téo obteve 22 registros e Teo 12.

Theo é o nome do primeiro filho da cantora Sandy, que nasceu em 2014. Esse fato talvez possa ter contribuído para uma maior popularização do nome.

Em Portugal Theo, e também Teo, infelizmente constam como não admitidos na lista do IRN (foram pedidos, mas não foram aceitos), ainda assim em 2015 Theo foi registrado 9 vezes e Théo foi o nome escolhido para 6 pequenos portugueses. Não faz parte dos dados do SPIE. ***Atualização: a partir de novembro de 2017 Theo e também Téo, Théo e Teo foram admitidos em Portugal***

Um ilustre brasileiro optou por ser reconhecido através da forma reduzida de seu nome: Théo Brandão (Theotônio Vilela Brandão), foi um importante folclorista, membro fundador da Comissão Nacional do Folclore. Recebeu prêmios da Academia Alagoana de Letras e da Academia Brasileira de Letras. Em agosto de 1975, a Universidade Federal de Alagoas criou o Museu Théo Brandão, que recebeu esse nome porque foi criado para abrigar a coleção de arte popular que Théo Brandão doou à universidade.

Theo Van Gogh (Theodorus Van Gogh), era o irmão mais novo do pintor Vincent Van Gogh; o bisneto de Theo Van Gogh, o cineasta Theodoor Van Goh, também era conhecido como Theo Van Gogh.

Mais referências:
  • Theo Bos - ciclista holandês;
  • Théo de Barros (Teófilo Augusto de Barros Neto) - compositor, violonista, cantor e arranjador brasileiro;
  • Théo Fleischman - jornalista, radialista e escritor belga;
  • Theo Hutchcraft - cantor e compositor inglês;
  • Theo Becker - ator brasileiro;
  • Theo James (Theodore Peter James) - ator britânico;
  • Théo Lopes (Théo Fabrício Nery Lopes) - jogador de vôlei brasileiro;
  • Theo Stockman - ator e cantor americano;
  • Téo José (Teocles José Brocos Auads) - narrador esportivo brasileiro.

Imagino que um rapaz chamado Theo seja uma pessoa muito feliz e que irradia boas energias, já que essas são as sensações que esse nome me passa. Apesar de ter surgido através de um diminutivo, que muitas vezes são usados como formas carinhosas para se dirigir à crianças, não acho Theo um nome infantil, mas sim jovial e cheio de vida. Acho que fica bem tanto para um menino, quanto para um homem.

Apreciam Theo como nome próprio ou só o vêem como diminutivo? Qual sua grafia favorita?


Fontes Consultadas:
ARPEN, Behind the Name, Dicionário de Nomes(Nelson Oliver), IBGE, IRN, SPIE, Wikipédia.

13 comentários:

  1. Gosto muito de Theo/Théo (e de Teo/Téo). Vejo como nome próprio, sim, mas prefiro como diminutivo de Teodoro.

    ResponderExcluir
  2. Já gostei mais, mas devido a popularidade hoje prefiro como diminutivo.

    ResponderExcluir
  3. Theo não é um nome que me chame muito à atenção, mas esta publicação foi uma bela surpresa, foi mesmo me surpreendendo sempre até ao fim! Primeiro, pela explicação quanto à origem. Confesso que um dos meus maiores argumentos "contra" Theo era achá-lo presunçoso por significar Deus. Agora já não tenho mais esse argumento e o mais aspeto negativo, para mim, desapareceu por completo. Depois, também achei curiosa a explicação das grafias e lamento que Portugal ainda não tenha decidido adicionar o nome à lista - creio que deve ser uma questão de tempo. Por último, a referência aos van Goghs! Sou fã do pintor, aprecio mesmo a técnica e a própria história por detrás do artista, associar Theo a essa referência foi inesperado mais muito agradável. E, já agora, acho que Vicente e Teodoro são realmente um bom par! Posto isto só tenho a parabenizar pela publicação e pelo excelente serviço de informação prestado ao longo do texto! :)

    ResponderExcluir
  4. Gosto da sonoridade, mas prefiro como diminutivo.

    ResponderExcluir
  5. não gosto, mas achei interessante o post!

    ResponderExcluir
  6. Meu filho se chamará Theo...
    REALMENTE UM PRESENTE DE DEUS.

    ResponderExcluir
  7. Amooo.. eu tenho um Theo... de 4 anos E 7 meses.

    ResponderExcluir
  8. Nome maravilhoso, chique. Doce e forte ao mesmo tempo. Um pouco mais novo do que os tradicionais, mas que traz muita luz à pessoa.

    ResponderExcluir
  9. meu nome é theo e se eu fosse vcs colocava um nome mais espiritual nos seus filhos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Amei seu post.
    Meu filho é Théo.
    Do grego Deus.
    Ele é o sol que ilumina a todos!
    Visite nosso blog!

    solzinhodamamae.blogspot.com

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Amo esse nome e sempre amei....
    Hoje sou mãe de um menino e coloquei o nome de Téo...(em português).
    Hoje ele está com 3 anos.

    ResponderExcluir
  12. Sou a mãe do Théo, achei super interessante pois logo q escolhi o nome não sabia do acento qual seria a diferença, até q uma amiga falou Théo com acento né pq sem fica estanho, coloquei mais nunca fui saber a origem e tals, e agora lendo esclareceu muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Rs
      Eu já acho estranho com acento. Sou mãe de Theo sem acento. Na minha opinião o acento só serve para enfeitar o nome. Rs

      Excluir