quinta-feira, 30 de julho de 2015

William


O nome que vos trago hoje só é possível registar no Brasil, pois em Portugal William consta como não aceite na nossa tão famosa lista. É um nome demasiado estrangeiro? Sem dúvida. Porém, não acho que seja um nome assim tão difícil de pronunciar. Uiliame. É relativamente fácil de dizer até porque Portugal está, há muito, familiarizado com este nome.

William deriva do nome germânico Willahelm, composto pelos elementos wil (desejo) e helm (proteção). Assim, sendo, significa "o que deseja proteger". Este nome era comum entre o povo normando e tornou-se extremamente popular em Inglaterra influenciado por William, o Conquistador, reconhecido como o primeiro rei normando de Inglaterra. Mais tarde, este nome foi utilizado em mais três reis nesse mesmo país, assim como nos governantes da Escócia, Sicília (de origem normanda), Países Baixos e Prússia. A realidade é que quando penso em William rapidamente o associo à realeza, talvez por nos dias de hoje se falar muito no príncipe William de Inglaterra, pai de George Alexander Louis (na foto) e de Charlotte Elizabeth Diana.

Hoje em dia, em Portugal, fala-se bastante em William Carvalho, futebolista luso-angolano que atualmente joga pelo Sporting, no entanto há referências muito mais antigas deste nome:

  • William Wallace e William Tell: Wallace foi um herói escocês do século XIII, enquanto que Tell foi um herói lendário suíço do século XIV.
Quando se ouve falar neste nome, inegavelmente se associa ao tão conhecido William Shakespeare, dramaturgo inglês que viveu entre 1564 e 1616, no entanto há mais referências literárias com este nome, entre eles, outro dramaturgo, William Butler Yeats, e os poetas:
  • William Blake (1757-1827) e William Wordsworth (1770-1850).
E ainda os autores:
  • William Faulkner (1897-1962) e William S. Burroughs (1914-1997).
Este nome tem alguns diminutivos que também são nome, como LiamWill, ou até Bill, e ainda uma forma feminina, Willa. As suas variantes a nível internacional são: Wilhelm (germânico antigo, alemão e polaco) Willahelm (germânico antigo), Gwilherm (bretão), Guillem (catalão), Vilim (croata) Vilko (croata e esloveno), Vilém (checo), Vilhelm (dinamarquês, húngaro, sueco, norueguês e finlandês), Wilhelmus, Willem, Jelle, Pim, Wil (holandês) Willy, Wim (holandês e alemão), Vilhelmo, Vilĉjo (esperanto), Villem (estoniano), Viljami, Jami, Vilhelmi, Vilho, Viljo (finlandês) Ville (finlandês e sueco), Guillaume (francês), Willi (alemão), Vilmos (húngaro) Vili (húngaro, esloveno e finlandês), Vilhjálmur (islandês), Uilliam, Liam, Uilleag, Ulick (irlandês), Guglielmo (italiano), Vilhelms, Vilis (letão), Wöllem, Wullem, Wum (limburguês), Vilhelmas (lituano), Illiam (manx), Wiremu (maori), Wilkin, Wilky, Wilmot (inglês medieval), Guilherme (português), Uilleam (escocês), Viliam (eslovaco), Viljem (esloveno) Guillermo (espanhol), Gwilym, Gwil, Gwilim, Gwillym (galês).

William, tendo uma versão portuguesa, Guilherme, nunca foi muito popular. Enquanto Guilherme é dos nomes mais usados em Portugal, William obteve 41 registos em 2014, sendo que apenas pode ser utilizado por casais em que uma das pessoas tenha dupla nacionalidade, ou pelo menos, origem noutro país. William é um dos nomes mais utilizados a nível mundial ocupando o TOP 10 de países como os Estados Unidos da América, Inglaterra e País de Gales, Canadá, Austrália, Dinamarca, Nova Zelândia, Noruega e Suécia.


No Brasil, este nome pode sofrer bastante estropiação, sendo que em São Paulo, em 2014, a grafia mais utilizada foi Willian, sendo que é pronunciado da mesma forma que William. É um nome popular por lá, e como já se sabe, pelo mundo todo.

William é, sem dúvida, o meu nome masculino favorito com a letra W, remete-me à nobreza e sinceramente, acho usável no Brasil, mas considero-o demasiado inglês para Portugal, mas se não ligasse à popularidade e vivesse no estrangeiro, William era sem dúvida, um nome a ponderar, porque realmente tem imensas qualidades.

Qual é a vossa opinião sobre William?

13 comentários:

  1. Gosto de Jorge e Guilherme , William não

    ResponderExcluir
  2. No Brasil é um nome bem comum mesmo, bastante usual. Acho uma ótima opção para quem vive no estrangeiro e/ou quer um nome internacional q seja de fácil grafia e pronúncia em português. Pra finalizar, na minha opinião, o nosso bom e velho Guilherme é infinitamente mais bonito q William!

    ResponderExcluir
  3. Ai, detesto. No Brasil é daqueles nomes estrangeiros usados até esgotar a paciência. Mesmo com William Bonner como referência, não rola mesmo de sequer cogitar esse nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb sinto a paciência esgotada 😂😂 para vários outros nomes tb 😂

      Excluir
  4. Não gosto nada, detesto. Não rola não.

    ResponderExcluir
  5. Não chego a não gostar, mas não vejo graça nenhuma nesse nome.

    ResponderExcluir
  6. Não tenho especial apreço pelo nome.

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto muito do meu nome e não o trocaria por nenhum outro! Foi uma escolha perfeita que meus pais fizeram!

    ResponderExcluir
  8. O blog podia falar sobre o nome Bill

    ResponderExcluir