quarta-feira, 24 de abril de 2019

Kira - Atendendo a Pedidos


Kira é mais um curtinho cheio de estilo que tem tudo para cair no gosto dos futuros pais. Arrojado, moderno e internacional, se encaixa com perfeição nas tendências atuais de nomeação, que exaltam cada vez mais nomes pequenos e de fácil assimilação em vários países. 

Graficamente simples, mas sonoramente intenso, Kira é um antropônimo de raízes russas, sendo a variante feminina de Kir, que, por sua vez, é a versão russa de Ciro (em português Kira seria o mesmo que Cira). A origem de Ciro vem de Kyros, a forma grega do nome persa Kūrush que pode significar longe de ser visto ou jovem. Eventualmente Ciro também é associado ao grego Kyrios que significa senhor (no sentido de governante). Ciro foi o nome de vários reis da Pérsia, incluindo Ciro, o Grande, aquele que conquistou a Babilônia. É famoso no Antigo Testamento por libertar os judeus cativos permitindo assim que voltassem para Israel.

Mas, em outras culturas, Kira pode ter outras origens e significados:

  • Para falantes da língua inglesa Kira é considerado uma variação de Ciara, nome irlandês que significa preta. Frequentemente era dado a meninas de cabelos escuros. Outras derivações de Ciara incluem Kiara, Keira ou Kyra;
  • Por vezes é considerado uma forma feminina de Kiran, nome que vem do sânscrito e significa feixe de luz;
  • Em egípcio a palavra Kira- quer dizer como . Na mitologia egípcia é o deus do sol;
  • Para finalizar, há ainda a origem japonesa, e nesse caso Kira significa brilho, luz. É muito parecido com Akira, nome unissex com mesma origem e significado.
É interessante notar que no oriente Kira tem origens ligadas à luz, brilho, enquanto em irlandês significa preto, escuro, o que demonstra qualidades de equilíbrio entre a luminosidade e as sombras.

Atualmente Kira está em voga na Rússia, onde ocupou a posição #21 em 2017. Na Hungria ficou em 92° lugar em 2015; tem ainda presença discreta na Holanda e na Inglaterra. Nos Estados Unidos nunca esteve na moda ou foi usado em excesso, sua entrada no Top 1000 se deu em 1969, atingindo seu pico de uso em 2005, quando alcançou a posição #241. É estimado que existam 34.546 americanas chamadas Kira em todo o país.

Em nossos países a presença de Kira é modesta: segundo o IBGE sua frequência no Brasil é de apenas 196 pessoas (confesso que esperava mais). Para a grafia Kyra a frequência é de 114 pessoas. A maioria das Kiras brasileiras nasceu na primeira década dos anos 2000, estando mais concentradas no Rio Grande do Sul. Em 2017 foi registrado 3 vezes no estado de São Paulo (a grafia Kyra recebeu 9 registros). É aceito em Portugal, mas não possui dados de registros antigos, o que me leva a crer que sua admissão foi recente. Em 2018 duas bebês portuguesas receberam o nome Kira.


Personalidades:

  • Kira Kirillovna Romanova (1909-1967) - grã-duquesa da Rússia e princesa da Prússia;
  • Princesa Kira da Prússia (1943-2004) - filha de Kira Kirillovna;
  • Kira Kosarin - atriz, cantora e dançarina americana;
  • Kira Reed - atriz e apresentadora americana;
  • Kira Roessler - musicista e roteirista americana;
  • Kyra Gracie - lutadora de jiu-jitsu brasileira.
Curiosidade: o kira é o traje nacional das mulheres no Butão. Consiste em um vestido retangular usado sobre uma blusa de mangas compridas vermelha. Para saber mais clique aqui.

Quando a apresentadora Sabrina Sato estava grávida me lembro que Kira era uma das opções. Se tivesse sido o escolhido possivelmente veríamos um crescimento considerável de registros (pelo menos no Brasil). Em minha opinião é um nome querido que ainda não foi explorado por nossos povos. Apenas uma letra o separa de Lira, mas enquanto esse é mais romântico, Kira é mais incisivo, determinado. Também somente uma letra o separa do similar Kiara, e se me perguntassem se prefiro Kira ou Kiara minha resposta hoje seria Kira

E vocês, que sentimentos nutrem por esse pequeno grande nome?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Baby Names, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, SPIE, Wikipédia.

21 comentários:

  1. Assim que li o nome, lembrei de Akira e associei ao Japão. Interessante ser russo também, mesma origem do meu. Gostei do post, mas ainda prefiro Kiara (o qual até cogitaria dar em uma filha, se eu não tivesse outros na frente). Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Surpresa em saber que é o feminino de Ciro, o qual gosto bastante.
    Gostei de todos os significados, também acho-o intenso e forte.
    Embora goste de nomes mais longos, reconheço que Kira tem muitas qualidades.

    ResponderExcluir
  3. É bonitinho, mas prefiro Kiara .

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Eu adoro este nome 😍 é pequeno e lindo, Kira é perfeito. ..

    ResponderExcluir
  5. Kira é um nome cheio de estilo , não sabia que era ofemino de ciro.colocaria em uma filha esse nome.

    ResponderExcluir
  6. Só consigo pensar no Death Note hehehe Definitivamente, não me vem outra coisa em mente. Acho que prefiro esse nome para animais de estimação. Cairia bem em um gato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo!
      Falando no death note, um nome que acho bem usável e feminino é Misa :)

      Excluir
    2. Vai ser o nome da minha gatinha, obrigada pela ideia!

      Excluir
  7. Não conheço ninguém chamada Kira, geralmente as pessoas colocam Kiara mesmo (que inclusive eu acho lindo).
    Mas eu nem sabia que esse nome podia ter tantos outros derivados assim... realmente, adorei o post.

    ResponderExcluir
  8. Lindo nome o de Kira! Eu conheço uma Kira aqui em minha cidade. Acho um lindo nome! Soa bem!

    ResponderExcluir
  9. Kira era o pseudônimo do sociopata do anime death note, mas eu gosto de Shakira! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Tbm gosto mto de Kiara ♡ mas o Ivan não deixa por causa do Rei Leão rs e meus cachorros já tem nomes em homenagem ao filme... Eu estava a pensar mais em Kira hoje, acho que Lira seria bonito tbm (acho até melhor a pronúncia)!

      Excluir
  10. Bati o nome do título e fui logo lembrando do Kira de Death Note. Não sei se você gosta, mas no anime é o pseudônimo do dono death note (inclusive, saudades desse anime!).
    Achei todos os significados que você trouxe um tanto poéticos. Eu só sabia do japonês mesmo :)

    ResponderExcluir
  11. Muito feliz em ver mais um pedido meu atendido! Acho o nome muito lindo e amei os significados! Vi o nome na série Orphan Black da Netflix. Lá escreve Kira e a pronúncia é Kilra.

    ResponderExcluir
  12. Ainda não caiu no gosto popular braseiro para nomes pessoais, porém para nomear cachorros já vi vários.. perdi as contas de quanto..kkk

    ResponderExcluir
  13. Kyara nome forte também, que inclusive é nome da minha filha. Temperamento forte, decisiva e super segura.

    ResponderExcluir
  14. Meu nome, dado a 30 anos atrás, não tinha tantas respostas assim para ele. Interessante saber que todos os sig são ligados a luz, sombra, autoridade e equilíbrio. Me identifico com a minha forma de ser. Apesar de minha mãe saber só de um sig, acertou em muitos outros. Obrigada. Por ser um nome bem incomum,é bem difícil achar sig e frases para ele. 😚😚😚

    ResponderExcluir
  15. Muito legal o texto. Confesso que o aceitei antes de ver tantos significados. Minha filha de 4 anos se chama Kira. Ela falou que era ' a deusa do sol" fui ler o significado para
    ela e ela tava na opção egípcia! Rs

    ResponderExcluir
  16. Kira é o nome de minha netinha de 5 meses achei um nome forte e tenho certeza que ela vai ser determinada.

    ResponderExcluir
  17. Amei o post, me deixou ainda mais convencida pelo nome que dei a minha filha KIRA KETLYN...

    ResponderExcluir
  18. Kira o nome de minha netinha de 1 ano e 8 meses um nome forte creio que ela vai ser determinada .

    ResponderExcluir