segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Qual é o melhor nome - Augusto vs Gustavo


Durante toda a vida sempre vi semelhanças entre Augusto e Gustavo. Ambos partilham os mesmos apelidos/diminutivos (Guto, Guga) e têm o som Gus e ta e to bem demarcado. Apesar das similaridades suas origens e significados são diferentes: Augusto vem do latim e significa venerável; já Gustavo tem origem incerta e tanto pode significar convidado glorioso como bastão dos godos, através da origem nórdica antiga ou eslava medieval.

Vejo os dois como ótimas opções para os meninos de hoje, com Augusto pendendo mais para o estilo vintage e Gustavo mais contemporâneo.

Qual seria a sua escolha, Augusto ou Gustavo? Façam suas apostas!

Patricia Monteiro 

Fonte Consultada:
O Blog dos Nomes 

14 comentários:

  1. Os dois nomes são bonitos. Há anos atrás eu amava o nome Augusto e pensava em colocar em um filho. Já o nome Gustavo sempre foi muito popular aqui onde eu moro. Um outro apelido para Gustavo é Gusta..e para Augusto seria Gugu!
    Pensava que Gustavo significava "Bastão de combate"! Vou ler o post do nome para aprender mais (:
    Eu prefiro Augusto pelo significado, por não ser tão popular, pela História que envolve o nome e por sua sonoridade.
    Ambos os nomes são, sem dúvida,uma ótima escolha!
    Parabéns pelo post!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Entre esses dois, fico com Augusto. Vintage, imponente, elegante e menos popular. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Não gosto particularmente de nenhum, mas neste caso escolho Augusto, por ser menos pesado que Gustavo.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal do blog. Gostaria de tirar uma dúvida. Como faço para saber quantas vezes um determinado nome foi registrado no estado de SP pelo site da ARPEN? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivana, não há essa informação no site. Nós é que entramos em contato com a ARPEN de SP e eles nos enviaram a lista com a finalidade de uso pelo blog, já que se trata de um espaço que fala sobre a onomástica. Espero ter esclarecido a dúvida.

      Excluir
    2. Entendi! Muito obrigada, Patrícia.

      Excluir
  5. Augusto, um dos significados mais incríveis além de ser lindo.

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto bastante dos dois nomes, mas escolheria Gustavo, e Augusto eu usaria como nome composto Marcos Augusto, acho muito bonito.

    ResponderExcluir
  7. Prefiro Gustavo! Posso chamar de Gu ou Guto.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Prefiro mil vezes Gustavo. Acho lindo, forte e o mais importante (neste caso):jovem. Mesmo sendo um nome muito usado, vejo facilmente uma criança hoje em dia sendo chamada de Gustavo, já Augusto soa como nome antigo. Quando penso em Augusto, imagino pessoas acima de 50 anos, nunca uma criança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran, eu tenho 14 anos é tenho o sobrenome Augusto, parece que Augusto não é tão velho assim não é kk

      Excluir