domingo, 4 de setembro de 2016

Gustavo


É um nome bonito, com um som bonito, tanto tem algo de forte, como de delicado. É também um dos mais populares do século XXI em Portugal e bem antes no Brasil.

A popularidade poderá trazer alguns constrangimentos para quem gosta do nome mas não aprecie a ideia da popularidade, pois o Gustavo pode não vir a ser só tratado por Gustavo, mas sim por Gustavo+sobrenome ou mesmo só pelo sobrenome. 

Para quem gosta muito e a popularidade não incomodar é, sem dúvida, um nome espectacular. Até para quem gosta de nomes monárquicos, fica a informação que este foi usado por 6 reis suecos, sendo bastante comum em países nórdicos.

Relativamente à origem, Gustavo é a forma portuguesa, espanhola e italiana do sueco Gustav. A sua origem não é clara, existindo várias versões, com vários significados:
  • Ou vem da união de dois elementos do nórdico antigo Gautr - Goth (Godos) e Stafr - Staff (funcionário). Vindo de Gautstafr significaria algo como bastão dos Godos, mas há quem defenda que na realidade quererá dizer líder dos Godos, ceptro do Rei;
  • Ou vem do nome medieval eslavo Gostislav, que surge da união de Gosti (convidado) e Slava (glória), tendo como significado convidado glorioso.

Numa pesquisa ao SPIE podemos verificar que Gustavo não foi muito utilizado no século XX em Portugal, tendo sido bastante estável no número de registos até à década de 70 a partir da qual houve um aumento. Se não olharmos para os números até parece que houve um boom de nascimentos de Gustavos, mas ao vermos o número de registos de meninos, Gustavo não foi nada por aí além. Face à taxa de natalidade existente nessa altura, que era bem mais alta à actual, a probabilidade de encontrarmos um Gustavo nos dias de hoje cuja idade esteja entre 46 e 36 anos continua a ser baixa.












Ao pesquisar o IBGE fiquei surpresa, tinha a ideia errada de que Gustavo era um nome bastante usado no Brasil e há bem mais tempo que em Portugal. Quando consultei o quadro abaixo verifiquei que foi um nome bastante estável e muito pouco usado até à década de 50, tendo começado a crescer a partir dos anos 60, sendo o crescimento cada vez mais forte de década para década. 


No caso português, parece-me que Gustavo poderá ter começado a ser popular mais recentemente, pelo facto de os pais se tentarem distanciar dos nomes mais comuns da sua década. Quantos de nós não gostávamos de nomes que na altura da nossa adolescência e infância eram raros? Lembro-me perfeitamente de muitas meninas da década de 70, 80 e até inicio dos anos 90 gostarem de Tomás, nome que era pouco comum nestas décadas e vejam qual é um dos mais comuns a partir do ano 2000!

Em 2011, Gustavo encontrava-se em Portugal no top 25 com 610 registos; subiu no ano seguinte para 840 registos, passando a estar no top 20. Em 2013 subiu dois lugares no ranking para 17º lugar, embora tenha tido menos registos: 793. Em 2014 e 2015 caiu no ranking passando a estar em 21º lugar com 706 registos em 2014 e em 22º lugar com 776 no ano de 2015.

Gostaria de pedir a opinião das brasileiras e brasileiros, quanto à popularidade deste nome baseado também um pouco nos 5 133 registos em 2015 em São Paulo. Visto que a minha teoria quanto ao distanciamento que os pais demonstram face aos nomes comuns usados na sua geração, faz sentido se calhar nos registos existentes no Brasil das décadas de 60 a 80, mas não depois. Terá que ver com o facto de ser também um nome italiano? Ou até mesmo ser espanhol, para quem está mais perto da fronteira com países hispânicos? Houve alguma figura ilustre ou pública com esse nome, que possa ter influenciado? Se bem que o Brasil é grande, o número de registos por crescerem não quer dizer que seja massivo numa só zona e que até conheçamos um.

Margarida Madeira.

Gostam de Gustavo?


Fontes consultadas:
IBGE, SPIE, Behind the Name, Público, ARPEN/SP.

9 comentários:

  1. Margarida, acho que o grande responsável pelo pico de popularidade no Brasil, que se mantém até hoje, afinal Gustavo ocupou a posição #18 no ranking do Brasil em 2015, foi o tenista Gustavo Kuerten. Ele é o maior tenista brasileiro de todos os tempos; entre o final dos anos 90 e início dos 2000, seu nome foi muito comentado na mídia, ele conseguiu feitos nunca antes conquistados. É um dos mais queridos e conhecidos atletas brasileiros. Nos dias de hoje o nome continua na mídia através do popular cantor Gustavo Lima. Acho que Gustavo é visto por aqui como uma alternativa mais contemporânea à Augusto, já que ambos partilham os mesmos carismáticos diminutivos: Guto e Guga.

    ResponderExcluir
  2. Pessoalmente concordo com a reflexão geracional. Acho que é mesmo isso que faz o mundo dos nomes andar para a frente e inovar - e ainda bem que assim é! Quanto a Gustavo, confesso que não gosto do nome. Nunca me cativou.

    ResponderExcluir
  3. Que engraçado eu tinha a ideia que Gustavo tinha sido mais usado no início do século XX. Tem um ar solene e antigo. Adoro Gustavo! Usaria mesmo sendo um pouco popular hoje em dia.

    ResponderExcluir
  4. Adoro! É o nome do meu sobrinho, irmão de uma Madalena! Ainda não vi o nome dela por aqui mas vi que recebem pedidos. Posso pedir por aqui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro/a leitor/a,

      Encontramo-nos neste momento a dar resposta ao seu pedido.
      Será publicado assim que possível.

      Pela Equipa do Blog dos Nomes,
      Joana Recharte

      Excluir
  5. ola, nao sei se os meus comentarios sao publicados porque fiz um do nome carlota mas nao o vejo. Mas mesmo assim vou falar um pouco do nome gustavo. Sou mae de um gustavo, era o nome do meu avo materno ( que se fosse vivo teria 110 anos ) apenas tinha dois nomes - gustavo e o apelido - no entanto dizia que o nome era suficientemente forte para enfrentar os obstaculos da vida. Eu penso de facto que e um nome suficientemente forte mas tambem de uma sonoridade unica, diria mais marcante e tal como mencionado em cima espero que se mantenha um nome pouco usual para que numa multidao quando se chamar gustavo continue a ser " o gustavo " aquele com o nome espectacular ( desculpem-me coisas de mae )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Maria Eugénia,

      Realmente não recebemos o seu comentário em Carlota, mas ficamos felizes por termos recebido este em Gustavo! Muito obrigada pela partilha! :)

      Pela Equipa do Blog dos Nomes,
      Joana Recharte

      Excluir
  6. prefiro Augusto se eu ter um filho vai se chamar Augusto Thomas

    ResponderExcluir