quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Nomes Derivados de Margarida


Margarida é um dos nomes mais populares do mundo, um clássico reconhecido em vários países, versionado em diferentes idiomas - um exemplo é o inglês Margaret. Sua origem vem do latim Margarita, através do grego margarites e seu significado é pérola. Para falantes da língua portuguesa também é nome de flor. Como todo nome longo, foi muito propenso ao surgimento de diminutivos que com a força do uso ao longo do tempo acabaram ganhando status de nomes próprios independentes. Junte-se a isso algumas alterações gráficas e temos diversas derivações advindas do carismático Margarida!
Gostam dos nomes derivados de Margarida? Qual o seu favorito?

*Nome com mais de uma origem 

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
Behind the Name e O Blog dos Nomes.

12 comentários:

  1. Maísa e Rita são os meus nomes derivados de Margarida favoritos. Têm um som muito alegre e jovial em contraste com a sonoridade mais vintage, clássica, de Margarida.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  2. Amo nomes que de alguma forma estão ligados as flores. Neste caso, tem um plus: remetem ao mar e a pedra preciosa tbm. Eu acho tanto Marjorie como Maísa lindos demais! Nunca ia imaginar Gretchen nessa lista - me fez lembrar da música "konga la konga" rs. Infelizmente, Greta me faz lembrar de "fenda". Ja Marita é o nome de um café solúvel que minha mãe toma e me faz lembrar de "mar(m)ita". Não consigo gostar muito de Megan... Quanto a Margot sempre ouvi a piadinha da minha avó: "margosa"(de amargo). Apesar do "Rita irrita" considero um nome neutro,não desgosto, mas tbm não usaria, tendo suas qualidades.Guida é novo pra mim,não gostei muito a primeira vista.
    Amo saber sobre nomes derivados!
    Parabéns como sempre!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Que interessante.

    Gostei muito das variações de Margot e Megan.

    ResponderExcluir
  4. Eu amo Megan é lindo demais, aí amêijoa nomes derivados ainda não conhecia ❤️ Amei seu post

    ResponderExcluir
  5. Acho "Margot" e "Margaret" nomes lindíssimos, apesar de nao conhecer pessoalmente ninguém chamada assim! De qualquer forma, Margarida é um lindo nome, além de ser nome de flor, que também é maravilhosa

    ResponderExcluir
  6. Eu acho esse nome lindo demais, e o significado mais ainda

    ResponderExcluir
  7. olá!
    Não imaginava que o nome Margarida tinha tantos derivados. Me agrada muito o nome Megan. Adorei o post.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Acho Margarida um nome muito bonito e o significado dele combina bem, agora não fazia ideia dos derivados para o nome realmente me surpreenderam.

    ResponderExcluir
  9. muito interessante, acho um nome bonito... mas nada supera Catharina <3

    ResponderExcluir
  10. Eu nao tenho nenhuma conhecida com nome de Margarida. Mas sou apaixonada pelo nome Marjorie

    ResponderExcluir
  11. Não fazia ideia de que esses nomes eram derivados de margarida! Conheço uma margarida e acho um nome feliz, alegre!

    ResponderExcluir
  12. Eu geralmente gosto de nomes curtos e não simpatizo com nomes longos. Mas Margarida eu acho lindíssimo. Me passa uma energia vibrante e alegre. Isso sem falar da associação com a flor, que é minha preferida. Adorei saber que o significado é pérola. Estou surpresa que existam tantos nomes derivados. Gosto especialmente de Margot e Megan.

    ResponderExcluir