quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Marita & Merita


Estes são nomes que me fazem voltar atrás no tempo! Há nomes que têm esta capacidade nostálgica muito doce. Lembro-me perfeitamente de ser pequenina e conviver com uma senhora do círculo de conhecidos dos meus pais. Ao certo, nunca percebi se o nome dela era Marita ou Merita e ainda hoje em dia tenho dificuldade em me lembrar qual dos dois é o correto. De qualquer das formas, a ambos os nomes, que são profundamente parecidos na sonoridade mas muito distintos em termos de origem, associo a imagem de uma senhora muito ponderada, meiga e cheia de classe.

Comecemos por Marita. O Behind the Name apresenta duas evoluções deste nome, sendo que a primeira afirma se tratar de um diminutivo de Maria que, por sua vez, é um nome hebraico. A outra evolução apresenta Marita como uma forma escandinava de Margarida, que também pode ser encontrado na grafia Marit (como no nome da Princesa da Noruega, Mette Marit). Aparentemente, Marita é um nome com alguma tradição em países como a Suécia e a Noruega, sabendo-se que durante os anos 90 esteve no top 50 da Noruega, inclusive!

Mas então Marita nos nossos países? No Brasil, sabe-se que existem atualmente cerca de 1000 pessoas com este nome, o que o torna uma preciosidade rara, estando, portanto, completamente afastado das escolhas óbvias e dos tops. Em Portugal não se encontram registos deste nome entre 1920 e 1980 mas o nome consta na lista dos nomes aprovados para uso no país! Recentemente, sabe-se que nasceu uma Marita em Portugal em 2013 e outra em 2014!

Merita acaba por ter uma história menos complexa, mas mais interessante. O Behind the Name aponta Merita como um nome feminino que significa meritório, aquela que tem mérito. Um significado diferente e bem giro, diria eu. Mas é a sua origem que me deixa mais curiosa, um nome em Esperanto, de acordo com a Wikipédia, “a língua artificial mais falada no mundo”! Sabe-se que existem menos de 500 pessoas com este nome no Brasil (é raríssimo) e que em Portugal não existem registos entre 1920 e 1980. Recentemente apenas encontramos o registo de uma Merita em 2014, em Portugal!

Apesar do cunho antigo dos nomes, e da minha associação a alguém mais velho, consigo imaginar o seu uso em meninas pequenitas. Sobretudo Merita, acho mesmo um amor de nome! Muito divertido e energético! A terminação também não é assim tão pouco conhecida, temos as Beneditas em Portugal e as Anitas no Brasil que vão fazendo com que a terminação seja cada vez mais bem recebida pelo povo em geral.

Posto isto, que acham dos nomes?
Qual vos chamou mais à atenção?


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, NameBerry, SPIE e Wikipedia.

9 comentários:

  1. Marita me chamou mais atenção, lembrei de Marisa. Além disso, ele tem mesmo jeito de diminutivo(de Maria e também de Mara). Gostei da associação com Anita, bem lembrado. De Merita não gostei, achei sem graça. Mas o que eu mais gostei foi a foto! Achei que deu um ar muito doce ao post!

    ResponderExcluir
  2. Merita tras uma doçura mas não faz meu estilo
    Gostaria de compostos para o nome Ohana e pares perfeitos compostos para irmã desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Assim que possível faremos o post sobre compostos com Ohana. Obrigada pela participação!
      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
    2. Olá, gostaria só de deixar aqui uma nota, Chamo-me Marita, nasci em Portugal em 1986 e relativamente aqui perto de mim conheço outra pessoa com o mesmo nome e que nasceu no mesmo ano. Já não somos assim tão poucas :)

      Excluir
  3. O meu segundo nome próprio é Marita, e nasci em Portugal em 1987, é um nome tão raro, que foi o escolhido para a minha filha em 2018. Por isso, cá em casa há duas Maritas 😁

    ResponderExcluir
  4. O meu segundo nome próprio tb é Marita 😊

    ResponderExcluir
  5. Eu chamo me Ana Merita. Nasci em 1973. Adoro o meu nome. Foi escolhido pelo meu pai 😉

    ResponderExcluir
  6. Me chamo Marita nasci no Brasil

    ResponderExcluir