terça-feira, 9 de outubro de 2018

Nomes da Saga "Crepúsculo" - Atendendo a Pedidos


Não sou a maior fã de Crepúsculo, nunca li os livros e nem sei se assisti os filmes todos. Na verdade, as histórias de vampiros e lobisomens nunca captaram a minha atenção. O mesmo não posso dizer da onomástica, pela qual sempre fui apaixonada. Toda a pesquisa por trás de cada post, cada frase apagada para ser reescrita, cada frustração... e depois a alegria de terminar a publicação e contemplar o nosso trabalho final é (quase que) mágica e muito gratificante. Posso dizer que os posts que mais gosto de fazer são precisamente os que mais me desafiam e por essa mesma razão decidi atirar-me de cabeça e entrar no mundo do twilight. Sem mais demoras, vamos aos nomes que selecionei para fazer esta publicação! 

Nomes Femininos:
  • Alice - filha adoptiva de Carlisle e Esme, possui a habilidade de ver o futuro.
    Nome de origem germânica, significa a de nobre linhagem;
  • Ângela - colega de turma da BellaNome de origem grega, significa mensageira;
  • Emily - noiva do Sam Uley.
    Nome de origem latina, significa rival;
  • Esme - esposa de Carlisle e figura materna da família Cullen. Nome de origem francesa, significa amada;
  • Gianna - secretária humana dos Volturi que tinha esperança de ser transformada por eles.
    Nome de origem hebraica, significa agraciada por Deus;
  • Isabella - tratada por Bella é a personagem principal da Saga.
    Nome de origem hebraica, significa Deus é o meu juramento;
  • Jéssica - colega de turma da Bella.
    Nome de origem hebraica, significa contemplar;
  • Leah - a única mulher lobisomem da história.
    Nome de origem hebraica, significa cansada;
  • Renée - mãe da Bella.
    Nome de origem latina, significa nascida novamente;
  • Renesmee - meio vampira, meio humana, é a filha de Bella e Edward.
    Junção de Renée e Esme, nome inventado para a personagem da história;
  • Rosalie - parceira de Emmett e filha adoptiva do casal Cullen.
    Nome de origem latina, significa rosa;
  • Sue - mãe de Seth e Leah.
    Nome de origem hebraica, significa lírio;
  • Victoria - vampira ruiva inimiga da família Cullen.
    Nome de origem latina, significa vitória.

Nomes Masculinos: 
  • Billy - pai do Jacob.
    Nome de origem germânica, significa proteção;
  • Carlisle - marido de Esme e figura paterna da família Cullen.
    Nome inventado para a Saga;
  • Charlie - pai da Bella.
    Nome de origem germânica, significa homem;
  • Edward - infectado pela gripe espanhola, foi transformado em vampiro por Carliste. Apaixona-se perdidamente por Bella.
    Nome de origem germânica, significa guarda rico;
  • Emmett - parceiro da Rosalie, outro membro do clã Cullen.
    Nome de origem germânica, significa universal;
  • Jacob - um lobisomem, melhor amigo de Bella, no final da saga tem um imprinting com Renesmee, filha do casal Bella e Edward.
    Nome de origem latina, significa Deus protege;
  • James - vampiro rastreador, persegue tanto animais como humanos.
    Variante de Jacob;
  • Jasper - parceiro da Alice, membro da família Cullen.
    Nome de origem latina, significa tesouro;
  • Paul - é o membro mais instável da alcateia porque não consegue controlar quando ou não se transformar.
    Nome de origem latina, significa pequeno;
  • Phil - padrasto da Bella.
    Nome de origem grega, significa amigo dos cavalos;
  • Quil - membro do bando dos lobos.
    Diminutivo de Áquila, nome de origem latina, significa águia;
  • Sam - líder do bando de La Push.
    Nome de origem persa, significa escuro;
  • Seth - irmão mais novo de Leah, também é lobisomem.
    Nome de origem egípcia, significa pilar.
Espero que tenham gostado da compilação de nomes da Saga Crepúsculo que fiz para vocês! Gostam de algum nome citado? 

Ana Madaíl Carvalho


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia. 

16 comentários:

  1. Eu gostei dos nomes Rosalie e Jasper, tanto na pronúncia como no significado.
    Bom...Eu também não sou muito fã da saga crepúsculo... Eu prefiro mil vezes os livros da Anne Rice, até mesmo pela escolha dos nomes como por exemplo: Lestat e Akasha, que tem tudo a ver com a personalidade desses vampiros.
    Ótimo post Ana! Parabéns:)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Que post mais legal! Já fui muito fã da saga Crepúsculo, mas hoje acho meio blé. Mesmo assim, eu acabei sabendo o significado dos nomes dos personagens E algumas coisas sobre eles que eu não sabia ou não me lembrava hehe. A maioria dos nomes da saga eu acho bem poéticos, e os significados realmente combinam com os personagens :)

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha parado pra reparar nos nomes de Crepúsculo. Os nomes são bem "americanos" né, não daria pra colocar numa criança daqui. Só uma versão tupiniquim desses nomes KKKKKKK No mais, Rosalie, me chamou a atenção. Aqui seria Roseli (datado) ou Rosélia.

    Acham possível o retorno do nome Rosa? Acho bonitíssimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho possível sim, ainda mais depois do sucesso da personagem Rosa em Segundo Sol. Tb acho um nome muito bonito.

      Excluir
  4. Bacana sua listinha de nomes baseados em Twilight, meu preferido é Alice :)

    ResponderExcluir
  5. Tantos nomes lindos entre os femininos! Alice, Emily, Leah, Bella, Sue...
    Não conhecia o significado de nenhum deles, adorei saber!
    Parabéns pelo empenho na pesquisa para escrever o post! Muito bom!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana,

    Adorei saber os significados dos nomes dessa saga tão amada por muitos. Ela fez parte da minha adolescência e só por isso já tem um lugar especial no meu coração.
    Fiquei surpresa com o significado de "Ângela", nunca pensaria que significa "mensageira" sempre pensei que tinha algo a ver com anjos rs
    Adorei o post!

    Grande beijo,
    Letícia Franca | Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana, tudo bem?

    Sou apaixonada pelo universo de Crepúsculo, assisti todos os filmes algumas vezes e comecei a ler pela primeira vez mês passado, e infelizmente não gostei tanto assim.
    Confesso que não sabia o significado do meu próprio nome e adorei saber que significa "nobre linhagem". Bacana saber que Carlisle e Renesmee foram nomes criados exclusivamente para a série, sempre achei os dois maravilhosos. Os significados que mais achei bacana foram de Esme e Jacob. Adorei o post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. olá!
    Amo seus posts! Eu colocaria vários nomes na minha lista de preferidos, gosto de escolher nomes pelos significado. Para meninas Ângela e Isabella e meninos James ou Jacob.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Também não sou muito fã de Crepúsculo, mas achei interessante um post com os nomes dos personagens!!
    Eu gosto da maioria, mas meus favoritos são Alice, Emily, Isabella e Edwuard.
    Amei saber os significados!

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu também não sou nada fã de vampiros e nunca li nenhum dos livros da saga. Mas adorei saber sobre os nomes que você separou, minha cachorrinha se chama Emily

    ResponderExcluir
  11. Olá. Também não sou fã da saga, mas não posso negar que os nomes foram muito bem escolhidos e marcaram cada personagem.
    Achei muito interessante e diferente seu post. 💜 bjos

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Olha, depois de ler os nomes e os significados, eu acho que preciso mudar meu nome pra Leah, porque cansada define meu estado constante! ahahaha
    Eu gosto de Crepúsculo, quando lançou eu estava na vibe adolescente e tudo parecia legal. Sei que é uma série que, se me fosse apresentada hoje, eu não iria curtir.
    Adorei ver a relação dos nomes junto aos personagens, só Carlisle que me deixou confusa, não sei quanto ao uso como nome próprio para pessoas, mas acho que tem uma cidade inglesa com esse nome! :)
    xoxo

    ResponderExcluir
  13. Adoro Crepúsculo!
    E adoro os nomes Victoria, Alice, Jasper e Seth.
    Renesmee acho terrível

    ResponderExcluir
  14. Oi Ana!
    Eu não sou muito fã dessa saga, mas acho os nomes Alice, Leah e Victoria lindos. Dos masculinos, acho Jasper diferente e Edward super bonito. Agora Renesmee é o fim da picada rsrs
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi, eu adoro os filmes pois apesar de não cair na graça de muitos se trata de um romance e eu amo romance, quanto aos nomes adorei saber o significado deles e meus preferidos foram Alice e Esme bjos.😘

    ResponderExcluir