quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Emily


Emily é um dos nomes queridinhos do Brasil e é difícil precisar o que o levou a ser um dos preferidos para meninas nascidas nos lares brasileiros. Seria sua meiga pronúncia? Seria sua vertente internacional? Pode ter sido uma mistura de fatores, mas o que é certo é que a popularidade de Emily impressiona e a história desse nome amado por muitos hoje se faz presente em nosso blog! 

Emily é a versão em inglês de Emília, nome que se originou a partir do antigo sobrenome romano Aemilius, que, por sua vez, foi derivado do latim aemulus que tem como significado rival. Viajamos até o a Roma Antiga para nos depararmos com um significado pouco atraente, é verdade, mas não é por isso que Emily perde seu encanto. Eu, por exemplo, gosto muito de Emília e Emílio, acho nomes muito queridos, afáveis, o significado me passa batido! Sendo o primo inglês, consequentemente com Emily acontece o mesmo pensamento.

No mundo de língua inglesa Emily não era comum até depois que a Casa Alemã de Hanover chegou ao trono britânico no século XVIII; a princesa Amelia Sophia (1711-1786) era comumente conhecida em inglês como Emily, apesar de Amelia ser um nome não relacionado.

Portadoras históricas memoráveis incluem a autora britânica Emily Brontë (1818-1848) e a poetisa americana Emily Dickinson (1830-1886). São associações literárias importantes que evocam para Emily a imagem de uma mulher culta e inteligente.

Outros Idiomas: Emília (português), Emilia (espanhol, italiano, búlgaro, tcheco), Émilie (francês), Emilie (alemão), Emilija (croata), Aemilia (romano antigo).

Emily tem sido um nome muito requisitado no mundo de língua inglesa, figurando entre os nomes mais populares em países como Estados Unidos, Austrália, Canadá, Inglaterra, Escócia, Irlanda e Nova Zelândia. Também é visto outros inúmeros países, entre os quais estão Chile, Suíça, Holanda, Itália, México, Áustria, Dinamarca e Bélgica. O sucesso de Emily desbrava fronteiras! Seu apelo é inegavelmente internacional.

Entre os brasileiros Emily está em alta, sendo mais popular na grafia Emilly (58 ° lugar no Top 100 de 2017). É importante lembrar que Emilly é uma grafia criada no Brasil, sendo Emily a grafia original inglesa. Voltando aos dados estatísticos, o IBGE nos diz que a frequência de Emily é de 62.271 pessoas e mais 31.839 para Emilly. Os nascimentos ocorreram em massa nos anos 2000, sendo então Emily um nome de introdução recente e apelo moderno. É mais usual na região norte/nordeste, com destaque para o estado de Sergipe. Foi registrado 456 vezes em São Paulo no ano passado, com mais 1.213 registros para Emilly. Os compostos mais registrados foram Emily Vitória (101), Emily Sophia (16), Emily Fernanda (10) e Emily Cristina (10).

Tanto Emily quanto Emilly são aceitos em Portugal e, apesar dos registros inexistentes em épocas passadas, na atualidade Emily vem se fazendo notar: conquistou 20 registros em 2015 e em 2016  22 meninas portuguesas receberam o nome Emily.

Personalidades:
  • Emily Blunt - atriz britânica;
  • Emily Deschanel - atriz americana;
  • Emily Mortimer - atriz britânica; 
  • Emily Watson - atriz britânica.
E temos ainda a atriz Emma Stone, que na verdade se chama EmilySeu nome real é Emily Jean Stone.

Emily é a escolha perfeita para quem procura um trendy name, é um verdadeiro sucesso, perfeitamente reconhecido em todo o mundo. Possui também qualidades de amabilidade e doçura, características tão fofas quanto a foto escolhida para ilustrar esse post.

Emily poderia estar entre suas escolhas?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, SPIE, Wikipédia.

19 comentários:

  1. Emily é um nome muito fofo e doce de se pronunciar. Também gosto de Emília. Realmente, o significado a primeira vista não é tão atrativo, mas se pensarmos em um sentido mais filosófico podemos salvar o significado: Emily seria uma guerreira, lutadora (e vários nomes tem esse significado, logo não há porque torcer o nariz). Já que rivalidade nada mais é que uma disputa e ambos os polos são rivais. Logo, o sentido de rival é diverso de antagonista/vilão, no caso do nome Emily. Minha priminha de 2 grau se chama Emily, além disso conheci uma na época do Colégio: era muito meiga. Conheço uma senhora chamada Emília e é gente boa tbm.
    Uma alternativa para este nome seria Evelyn, eu acho bem parecidos e salvo engano significa avelã/maçã...É um doce de nome também!
    Não sabia que a Emma Stone era Emily xD
    Ótimo post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Emily estaria entre minhas opções, não hesitaria antes de escolhê-lo tendo em vista o enorme sucesso que faz entre anônimos e personalidades. A protagonista da série Revenge, uma das melhores, se chama Emilly, talvez por isso tenha caído tanto no meu gosto.
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  3. É realmente um nome muito lindo... está entre um dos meus preferidos pra colocar na minha filha... adorei saber da história.

    ResponderExcluir
  4. vejo esse nome em muitos filmes e series de epoca nomes dados as princesas e tudo mais tenho uma prima que tem esse nome

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adorei o histórico do nome Emily, talvez estaria numa lista de possíveis nomes se eu tivesse uma filha, acho um nome forte.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Emily é um nome muito bonito para mim! Sou encantada com esse nome !Inclusive pela escrita e sonoridade.Apesar do significado ser rival, já li que o significado era : aquela que fala de modo agradável". De qualquer forma, ainda assim é um nome que gosto muito!

    ResponderExcluir
  7. Emily é um nome muito gracioso mesmo e soa tão bem! Eu gosto também de Emília e conheço mais de uma.
    Nunca tinha pensando a respeito do significado e gostei de saber. Lindo nome!

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eu sou leitora de Emily Dickinson. rs
    Mas nunca pensei na mistica do nome. Me lembro de algumas que conheci e não gostei. Eram sempre mimadas e irritadiças. rs
    Não sei se o nome tem relação com a personalidade, como alguns afirmam. Sei que as duas eram figuras chatinhas e teve aquela do programa de tv e que vive nos holofotes. Outra chatinha, mimada. Seria o nome? rs
    E quanto a Emilia, tive uma colega da faculdade com esse nome e tem a personagem do Monteiro Lobato. É apenas os que consigo me lembrar. rs

    bacio

    ResponderExcluir
  9. Engraçado que eu associo Emilia e Emilio aqueles tios queridos que viraram nossos avós rsrs E são bem bonitos, mas eu sempre associo a pessoas mais velhas rs Já Emily acho charmoso e também gosto, acho que é uma versão mais jovem :)

    ResponderExcluir
  10. Gosto de Emily. É um nome delicado, mas que traz toda uma personalidade.

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante seu post. Nunca parei para analisar nomes por este lado. E realmente, na escola a qual trabalho tem muitas meninas com nome Emily.

    ResponderExcluir
  12. Gostei do post, tenho várias amigas com nome Emily e inscrito de diversas formas.

    ResponderExcluir
  13. O meu e escrito com H haha Hemilli

    ResponderExcluir
  14. Emily é um dos nomes internacionais que mais gosto, já cheguei a cogitar esse nome a uma filha ainda mais pq meu esposo se chama Jonathan e eu ia me chamar Ellen ( me lembra Emily por causa da letra E ) é um nome muito doce e fofo .

    ResponderExcluir
  15. Gente eu estou gravida de 5 meses nao sei o sexo do meu bebe ainda e quero uma sugestao de voces se for homem eu ja tenho um nome e se for mulher tambem mais se for mulher eu quero coloca o nome de emilly ai eu quero que vc me ajudem a procura um nome duplo a esse ai
    Z

    ResponderExcluir
  16. O nome da minha baby é Emilly Sophie, agora procuro um nome que combine, pq vou ter outra bebê 💖

    ResponderExcluir