sábado, 15 de agosto de 2015

Amélia


Um queridinho do grupo! Descobri o nome Amélia num livro do escritor e jornalista português José Rodrigues dos Santos, intitulado A Vida Num Sopro. Passa-se em Portugal, nos anos 30, e para mim o que resume a história é isto: "Luís é um estudante idealista que se cruza no liceu de Bragança com os olhos cor de mel de Amélia.". Olhos cor de mel de Amélia foi das frases mais bonitas que alguma vez li, e de facto o diminutivo Mel é muito apreciado e leva muitos pais a escolher Amélia para as suas meninas. Desde que li este livro, a minha percepção sobre nomes mudou radicalmente. Já foi há alguns anos que o li, e assim que o acabei pensei três coisas: 1) Amélia é perfeitamente usável e lindo, 2) Luís & Amélia é dos pares mais fofos que existe, 3) Amélia é dos meus nomes preferidos. 

Carlos Mendes canta-nos Amélia dos olhos doces, o que só reforça a minha ideia de uma Amélia com um olhar lindo cheio de encanto. Graças às artes imagino uma Amélia loira com olhos doces cor de mel, e só assim me faz sentido. Adoro a imagem que tenho desse nome, mágica, ternurenta. Em Portugal, Amélia teve 36 registos em 2012, 41 em 2013 e 50 em 2014, tendo ficado em 86º lugar no ranking português desse mesmo ano. Como os portugueses, especialmente as classes mais altas, têm sempre procurado destacar-se com nomes antigos, clássicos, tradicionais, não é de espantar que Amélia, depois de descoberto, cause sensação e os seus registos aumentem a cada ano, como aliás aconteceu de 2012 para 2014. Para uma amante de nomes exclusivos - como eu - isto é um pouco preocupante, porque Amélia pode mesmo substituir nomes que hoje são muito usados e bem vistos, como Clara ou Alice, por exemplo, o que o colocaria entre os mais populares. Mas, adoradores de Amélia, não se deixem influenciar pelos meus receios! 

D. Maria Amélia de Bragança, A Princesa Flor, foi uma princesa do Brasil. Filha de D. Pedro I do Brasil e de D. Amélia de Beauharnais, nasceu em França e estabeleceu-se em Portugal com a mãe após a morte do pai, com menos de três anos de idade. Por ter nascido em território estrangeiro, só foi reconhecida como Princesa do Brasil em 1841. 

Amélia é uma variante de Amália e significa "trabalhadora". Nos Estados Unidos é o 15º nome mais usado para raparigas, no Canadá o 9º e na Inglaterra e Gales o 1º! Também é muito popular noutros países nórdicos como a Irlanda, a Escócia e a Irlanda do Norte, por exemplo. Em 2014, no Estado de São Paulo, não teve nenhum registo, no entanto acredito que seja (mais) usado, pois vejo cada vez mais pais a considerar Amélia para as suas filhas. Um clássico que já foi muito popular em Portugal em décadas passadas e que pode voltar em força nos próximos anos, fazendo companhia aos também antigos Leonor, Matilde, Beatriz, Inês, Sofia, Alice, Clara. Aliás, dariam ótimos pares para irmãs. Adoro Leonor & Amélia, Inês & Amélia, Sofia & Amélia, Alice & Amélia, Clara & Amélia

Têm Amélia nas vossas listas?

35 comentários:

  1. Amo amo amo, mil vezes amo. Não tenho em minha lista, mas sempre sugiro a quem gosta de nomes internacionais,com som equilibrado e que gostam do diminutivo Mel.

    ResponderExcluir
  2. Tenho! Amo também!
    Quando li esse livro também me fez ficar ainda mais encantada por Amélia, e Luís bem, Luís é um dos meus nomes favoritos de sempre.
    Espero que Amélia não se torne demasiado popular para não perder o encanto. Só não tenho Amélia na minha lista de nomes a usar porque aqui na Inglaterra é muitíssimo popular e lá em Portugal conheço uma bebe Amélia. Não quero usar nomes que já existem no meu círculo. Mas se não fosse isso...

    ResponderExcluir
  3. Acho de muito bom gosto. É sofisticado, elegante e ao mesmo tempo singelo. Só não figura na minha lista por que já tenho nomes com A sobrando ..

    ResponderExcluir
  4. Amo, amo, amo, amo!!! Nome maravilhoso, texto maravilhoso, tudo lindo *-*
    Amélia é um queridinho. Acho bastante elegante, simples e doce, além de ter um ar aristocrático.

    ResponderExcluir
  5. Não tenho Amélia na minha lista, mas tenho Amália. :)

    ResponderExcluir
  6. Gosto imenso de Amélia, e naturalmente também o tenho na minha lista :) Acho-o extremamente mimoso e ternurento! No entanto, comparativamente falando, prefiro Amália, acho-o mais forte :)

    ResponderExcluir
  7. Amélia é o meu segundo nome favorito, simplesmente amoooo, acho lindo e elegante.... Um clássico muito sofisticado!

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha considerado este nome mas desde que comecei a seguir o blog "Nomes e Mais Nomes", passei a adorar. Está sem dúvida no meu top 10.

    ResponderExcluir
  9. Acredito que Amélia não é bem quisto no Brasil por causa de uma maldita música que vincula fortemente o nome a condição de extrema submissão feminina vigente na década de 50, por exemplo.
    Aqui é usado como um adjetivo, fulana é amélia, significa que ela é extremamente dependente e submissa ao homem. Infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maldita música? Vc já parou para analisar a letra?

      Nunca vi fazer tanta exigência
      Nem fazer o que você me faz
      Você não sabe o que é consciência
      Nem vê que eu sou um pobre rapaz
      Você só pensa em luxo e riqueza
      Tudo que você vê você quer
      Ai, meu Deus, que saudade da Amélia
      Aquilo sim é que era mulher

      Às vezes passava fome ao meu lado
      E achava bonito não ter o que comer
      E quando me via contrariado
      Dizia: Meu filho, que se há de fazer

      Amélia não tinha a menor vaidade
      Amélia é que era mulher de verdade
      Amélia não tinha a menor vaidade
      Amélia é que era mulher de verdade

      Às vezes passava fome ao meu lado
      E achava bonito não ter o que comer
      E quando me via contrariado
      Dizia: Meu filho, que se há de fazer

      Amélia não tinha a menor vaidade
      Amélia é que era mulher de verdade
      Amélia não tinha a menor vaidade
      Amélia é que era mulher de verdade

      O que podemos deduzir da Amélia é que ela é uma mulher forte, pois enfrenta as adversidades da vida, inclusive passando fome junto ao marido (detalhe ao JUNTO), ela é companheira e procura consolar o marido "O que há de ser fazer?". E pelo refrão, descobrimos que ela não tem vaidade, ou seja, não querendo dizer que ela é desmazelada, mas que ela é humilde, modesta, ao contrário da atual esposa, que só pensa em luxo e riqueza (que o marido não tem condições de lhe proporcionar). Então, essa canção nada tem de machista, é apenas um homem com saudades de uma mulher virtuosa que o amou de verdade, pois esteve com ele na alegria, na tristeza, na saúde, na doença e na pobreza.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  10. Exatamente...Eu amo esse nome mas não consigo deixar de pensar na música...

    ResponderExcluir
  11. Amo esse nome irei colocar na minha filha mas não consigo e contar um segundo nome para Amélia!
    Pensei em colocar o meu como segundo "Amélia Ellen"

    ResponderExcluir
  12. **Encontrar um segundo nome para Amélia!
    Alguma sugestão?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amélia Thainá
      Amélia Bianca
      Amélia Lucila
      Amélia Regina
      Tereza Amélia
      Ana Amélia
      Jarina Amélia
      Talita Amélia

      Excluir
    2. Amélia Luísa
      Amélia Filipa
      Amélia Sofia
      Amélia Ísis
      Amélia Cristina
      Amélia Maria
      Amélia Evelyn

      Excluir
    3. Fizemos uma enquete no Instagram e essas foram as sugestões:

      Amélia Luz
      Amélia Jasmim
      Amélia Lis
      Amélia Mariah
      Amélia Teresa
      Amélia Mae
      Amélia Rosa
      Amélia Petra
      Amélia Flor
      Amélia Ester
      Amélia Lavínia
      Amélia Cecília
      Amélia Cora
      Amélia Olívia

      Excluir
    4. Mais sugestões e uma observação de uma seguidora no Insta:

      "Amélia, a que é laboriosa como uma abelha, por isso eu escolheria um segundo nome com significado semelhante: Amélia Melissa, Amélia Idalina, Amélia Ida 💟"

      Excluir
    5. Patrícia, você acha que ficaria feio ou brega um par de irmãs Melina e Amelia (prefiro sem acento)? Acho que tem muita repetição do "mel". O que você pensa a respeito? Obrigada

      Excluir
    6. Fran, particularmente não gosto de nomes para irmãos com sons parecidos ou iniciais iguais, mas é apenas o meu gosto pessoal, se você gosta do par vá em frente!

      Excluir
    7. É, eu também não gosto. Mas gosto dos dois nomes. Talvez a saída seria Amália, até porque foge da questão da música "Ai que saudade da Amélia", mas não consigo gostar da pronúncia pois parece "a malha" ou até "canalha" (digo isso porque conheci una Anália e sempre me faz pensar em canalha hahaha).

      Excluir
    8. Só para não parecer contraditório, quis dizer no início do comentário que não gosto dos nomes com sons repetidos, mas dos nomes, sim, separados.

      Excluir
  13. É lindo mas não gosto do significado.

    ResponderExcluir
  14. Olá. Tenho uma dúvida com relação a esse nome:
    Há anos escolhi Melina para quando eu tiver uma filha e já procuro nomes para formar um par de irmãs. Gostaria de saber se o par Melina e Amelia (prefiro a versão internacional sem acento) ficaria feio ou brega por causa da repetição do som "mel"? Seria melhor Melina e Amalia? (Amália eu acho estranho sem acento, não sei porque). Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu caso, seria sem acento porque meu namorado não é brasileiro e no país dele o nome é sem acento mesmo. Eu só usaria Amelia (mesmo assim com bastante receio) no contexto morando fora do Brasil, porque aqui é impraticável usar esse nome por causa da maldita canção (sim, eu considero maldita e não vejo pelo lado positivo como algumas pessoas que pensam que se referem a uma mulher companheira e afetuosa, a grande maioria considera essa canção como machista, não importa o que um grupo pequeno de pessoas digam ou pensem, infelizmente).

      Excluir
    2. Olha, sou de Belo Horizonte. Minha filha nasceu em Fevereiro de 2023 e coloquei o nome de Amélia. Também não gosto da música, mas gosto muito do nome. Até lá, vamos pensar em uma estratégia legal para evitar as piadinhas com a música.

      Excluir
  15. Descobri que Amélia também é o nome de uma flor. Fiquei ainda mais encantada!

    ResponderExcluir
  16. O que acham de Amel como uma alternativa masculina para Amélia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito estranho, parece inventado. Já pensou em Amiel (nome bíblico)?

      Excluir
  17. Não sabia sobre Amélia a "Princesa Flor" quando escolhi o nome da minha filha. Ela nasceu em 2013, se chama, Amélia Flor. E ainda não encontrei ninguém com essa composição.

    ResponderExcluir