quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Valéria - Atendendo a Pedidos


De origem latina Valéria seria um sobrenome romano bastante antigo que significa forte, saudável. Foi o nome de uma imperatriz romana e de Valéria de Milão, santa e mártir romana do século II.

Não é um antropónimo comum em Portugal, tendo sido registado 11 vezes em 2016. Entre 1920 e 1980, foi registado poucas vezes, sendo que houve anos em que nem houve uma única menina a ser registada com este nome. Valéria teve o seu auge em 1973 e 1974 ambos os anos com 18 registos. Como sabem, gosto muito de visitar o site Nós Portugueses e ao pesquisar por Valéria dei de caras com dois nomes que achei bem simpáticos. Nos registos deste site existem uma Antónia Rosa Valéria (data de 1750) e uma Júlia Matilde Valéria (data de 1816) achei as duas composições bonitas e interessantes. 

No Brasil, Valéria não é uma escolha atual para as recém-nascidas. No estado de São Paulo, em 2017, Valéria foi registado apenas 14 vezes. Em 2016 foram registadas 13 bebés com este nome. Diferente de Portugal a frequência deste nome em todo o Brasil é alta, com 184.492 pessoas. O seu auge de registos foi na década de 1970 e é o Rio de Janeiro o estado com maior concentração de Valérias.

Valerie, a versão inglesa de Valéria, foi utilizada várias vezes no campo musical. Quem não conhece a famosa música Valerie da Amy Winehouse? Outros artistas como o The Weekend e Steve Winwood também têm músicas chamadas Valerie

Outras variantes de Valéria são Valeriana (espanhol), Valérie (francês), Waleria (polonês), Valya (russo). 

Lá fora Val é o diminutivo/alcunha mais utilizado para este nome. Durante a minha pesquisa descobri Valora e gostei bastante! Até acho que funciona bem como nome e não só como alcunha/diminutivo de Valéria

Apesar de não soar moderno, Valéria faz presença na cultura pop, o que me faz pensar se este nome não pode facilmente ser pescado para a nossa atualidade. Valéria está presente no filme Red Riding Hood (A Rapariga de Capuz Vermelho) e na série The Vampire Diaries



Não usaria Valéria, mas não considero um nome feio ou não usável. E vocês? O que pensam sobre Valéria

Ana Madaíl Carvalho


Fontes consultadas:

Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia. 

30 comentários:

  1. Tenho uma personagem chamada Leo Valerie, não sabia quão bem lhe assentava o nome. Ela é uma personagem forte, corajosa, idealista e arrojada, características que assentam bem nos significados de Leo, leão, e Valerie, forte e saudável.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  2. Realmente o nome está em desuso. Outros nomes que se iniciam com a letra " V" roubaram a cena como p.ex "Valentina", que possui o mesmo significado e possui a pronúncia menos pesada. Valerie ficou mais ameno e agradável. Muitos olham também o quesito apelido e acho que "Val"não agrada tanto, dai preferem nomes como: "Vivian"e "Vanessa". Valora lembra as palavra "valor", "valorar", na minha opinião. Valéria é um nome forte, digno de uma Imperatriz. Não usaria em uma filha, mas em uma personagem cairia perfeitamente.
    Ah recentemente saiu o filme "Valerian" inspirado em uma estória francesa super famosa (obs.: é de ação e ficção científica)! :D
    Parabéns pela postagem!
    Bjos :)

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do significado do nome Valéria, acho o nome bonito, simples, doce, conheço algumas Valérias, pena que no Brasil o nome não é muito escolhido pelos pais, mas gostei muito de saber mais sobre o nome, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me chamo valeria, mora em Manaus am, e amo meu nome ,são poucas pessoas com Esse por aqui,tem um significado importante força e saúde.

      Excluir
  4. Vejo muitas qualidades em Valéria, e semelhanças a Victória que está mais na moda, ambos fortes e muito femininos. Pode ser que um dia passe esta moda dos nomes "de bem" e se veja mais futuros pais a saírem do formato e usarem nomes assim carismáticos, com significados belos, internacionais. Variedade precisa-se!

    ResponderExcluir
  5. Gostei do significado de Valéria, é um nome que eu também não usaria, não por ser feio, é um nome muito bonito, mas tenho outras opções

    ResponderExcluir
  6. De fato Valéria é um nome muito bonito, soa muito doce.
    Conheço poucas valerias, na verdade é um nome pouco visto aqui no Brasil

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma prima que chama Valéria. Lindo o significado deste nome!Eu acho lindo!

    ResponderExcluir
  8. Acho charmoso. É um nome em alta em países de língua espanhola, inclusive na Espanha (sem acento, Valeria).

    ResponderExcluir
  9. olá!
    Eu nunca tinha pensado nesse nome entre meus preferidos, mas hoje eu usaria! É diferente e forte
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Acho Valéria lindo, mas nao usaria também. Usaria Valerie ou Valora , acho esses dois nomes lindíssimos!

    ResponderExcluir
  11. Nao é um nome que eu acho bonito :/

    ResponderExcluir
  12. Apesar de não se ver muitas bebês com esse nome eu acho ele um nome bonito, não está tão na “moda” mais tem um lindo significado!

    ResponderExcluir
  13. Hoje em dia realmente nunca mais vi alguém colocar o nome de Valéria, e na vida toda só conheci uma Valeria

    ResponderExcluir
  14. Amo essa música da Amy Winehouse, não fazia ideia que era uma versão desse nome Valéria, realmente Faz muitos anos que não me deparo com uma Valéria teve uma na minha época de escola apenas, Adorei a imagem que escolheu pois exemplifica bem o que o nome Valéria significa.

    ResponderExcluir
  15. Gostei da explicação e não conheço muitas Valérias, mas o significado é legal, não penso em colocar o nome de uma filha minha se um dia tiver de Valéria, penso em Sophia ou Jeniffer.

    ResponderExcluir
  16. Nossa, eu jurava que era um nome frances. Tenho duas amigas chamadas Anne Valerie, nascida em Nancy (França) e outra de Marselha que se chama Valèrie.
    Eu gosto do nome em francês, mas em português parece nome de flor e não de pessoa. rs
    bacio

    ResponderExcluir
  17. Eu sou suspeita a falar, porem eu simplesmente amo meu nome desde criança percebi como o elegante é lindo, em uma sala cheia de crianças como nome de Cintias, ingrids e Brunas, como não amar a e ter honra de carregar o nome Valeriano, e é incrível o como minha personalidade combina com o meu nome, realmente não é um nome muito usado o que eu agradeço muito e o que o faz mais especial ainda, ao contrário de alguns comentários não acho o nome bonito ou fofo, e sim forte, elegante e impactante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo meu nome também, por ser raro o torna especial.

      Excluir
  18. Meu nome é Valéria e sempre gostei dele ,so n gosto dos apelidos,acho Val e lera muito ruins,mais amooo meu nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também me chamo Valéria e não gosto do apelido Val e por isso minha família e amigos me chamam de Léla (é assim que meu irmão me chamava quando ele era bebê, pois não conseguia falar meu nome) e eu amo esse meu apelido��

      Excluir
    2. Também me chamo Valéria e meu apelido de infância era Lela, algumas tias ainda me chamam assim. Na faculdade era Vale, gostava de ambos. Mas assim como vcs nao gosto do apelido Val, nao gosto quando me chamam assim.

      Excluir
    3. Me chamo Valéria também, meus apelidos são: Lela, lera, Val e o mais especial que meu vô me chamava Leco. Gosto de todos inclusive....

      Excluir
  19. Gosto muito de Valéria,Vitória e Valentina.💕💕💕

    ResponderExcluir
  20. Que linda foto da menina cacheada!!! Meu sonho é ter uma filha assim...

    ResponderExcluir
  21. Gosto do meu nome Valéria Cristina e acho que combina com minha personalidade.

    ResponderExcluir
  22. Amo o meu nome!!!♥️ Os meus familiares e alguns amigos né chamam de Léla. Sobre o nome a prima da minha mãe que sugeriu ela o nome Valéria, sei que 1966 passou uma novela na Tupi, Todos somos irmãos, e a protagonista chamava Valéria interpretada pela Rosamaria Mortinho. Talvez a influência nos anos 70 muitas meninas ter recebido esse nome, como eu.

    ResponderExcluir
  23. sou Valéria, na época da escola tinha muitos apelidos porq me chamavam Va, com o passar dos anos ganhei o apelido de Val e, aprendi a gostar. Hoje gosto muito do meu nome, ja não tão comum em crianças, salvo pela Valéria do Carrossel. Adulta adoro meu nome, pena não ver crianças com esse nome.......quem sabe no futuro volte....assim como Helena, Isabel, Maria

    ResponderExcluir
  24. Meu nome é Valéria apelido Lela pela família, algumas pessoas na rua me chama de Val mas acho estranho tbm.
    Sempre achei que tinha pouca Valéria e uma conhecida me despertou a curiosidade. Ele me falou Valéria é um nome forte e eu fui pesquisar e me deparei aqui falando que o nome é forte mesmo.

    ResponderExcluir