quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Logan - Atendendo a Pedidos



Logan é, para mim, um dos nomes ingleses mais charmosos do momento. Digo do momento, porque hoje em dia é um nome bastante popular nos países anglófonos. E é sempre bom quando um leitor pede para fazermos posts de nomes assim, que nós adoramos!

Eu escolhi um homem para ilustrar a foto desta publicação porque para mim Logan é um nome masculino, mas esta é somente a minha visão, porque na realidade Logan é um nome unisexo. Tanto é usado em meninas como em meninos. Nos Estados Unidos é atualmente um dos nomes mais populares para meninos, e em 2017 ocupou a quinta posição entre os nomes mais registados. Em meninas é mais raro, mas é na mesma usado.

Logan é um nome escocês que derivou do sobrenome Logan que, por sua vez, deriva de um local em Ayrshire cujo nome deriva do gaélico escocês lagan cujo significado é pequeno espaço oco.

Além de ser um nome que está na moda nos Estados Unidos é também muito usado no Canadá, Austrália, Holanda, França, Inglaterra e, claro, na Escócia.

À semelhança de muitos outros antropónimos que sempre foram usados como masculinos, Logan está cada vez a ser mais usado em meninas, uma das maiores tendências da última década nos Estados Unidos, mas que ainda não pegou em Portugal nem no Brasil.

Em Portugal, Logan é aceite apenas como  nome masculino e teve um registo em 2016. Curiosamente descobri que teve 2 registos em 1979! A pouca popularidade de Logan em Portugal poderá se dever ao facto de não ser um nome propriamente de fácil pronunciação, difere do nosso "tipo" de nomes em demasia, apesar de certamente não ser um nome desconhecido porque toda a gente já ouviu falar pelo menos do Logan, a famosa personagem do X-Man da Marvel. Recentemente teve um filme só sobre ela com o famoso ator Hugh Jackman a fazer Logan, aka Wolverine. Mesmo assim Logan não chamou à atenção o suficiente dos portugueses para usarem este nome tão diferente.

No Brasil a popularidade de Logan não é muito maior do que em Portugal: em São Paulo, no ano passado, teve somente 35 registos. De acordo com o censo de 2010 do IBGE, tem uma frequência de apenas 792 pessoas, com uma maior taxa de portadores no estado do Pará seguido de São Paulo. Logan começou a ser visto no país a partir dos anos 90 e foi subindo gradualmente até os anos 2000.

Logan é o nome de variadas personagens fictícias, como já tinha referido atrás a mais famosa e incontornável, porém é também o nome de imensas personalidades que vão desde a música, ao desporto e cinema.

Eu acho que Logan é um nome muito bonito, transmite força, beleza e estilo, mas não acho muito usável em países lusófonos. Entretanto, se visse um adoraria! Porque eu sempre gosto de ver nomes diferentes a serem usados. Talvez tivesse mais dificuldade em gostar de ver em uma menina, mas certamente me habituaria.

E vocês, preferem Logan para menina ou para menino? O que acham deste belo nome?

Claudia Barata

Fontes consultadas: 
Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, SPIE e Wikipédia.

20 comentários:

  1. Eu também costumava ver Logan como um nome masculino, pois só conheci o nome através de um personagem de televisão. Só recentemente descobri que se trata de um nome unissexo e agora tenho mais facilidade em imaginá-lo em meninas. Devo dizer que fiquei surpreendida com o registo de 1979, mas acho o nome perfeitamente usável. Adoro ler sobre nomes unissexo, mas o significado deste não é suficiente para me encantar.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  2. Logan, para nós brasileiros, está muito associado ao sexo masculino,por causa do personagem Wolverine (assim como o nome Alisson). Recentemente saiu até um filme com o nome e em referência ao personagem. A questão da virilidade associada ao nome está relacionada a este personagem, creio eu. É um nome que tem presença e estilo. Não passa desapercebido.
    Eu não gostei do significado e por este motivo logo descartaria caso tivesse que escolher um nome para um filho meu. Talvez em uma acepção mais filosófica associando o "espaço oco" à "tela em branco" é possível extrair um significado grandioso e digno para o nome.
    Parabéns pela postagem!
    Amei o moço da foto! *0*
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Acredito que o wolverine tenha influenciado muito no uso desse nome nos EUA e também no uso dele para nomes masculinos no brasil. Mas achei bem legal saber que tem registro desse nome aqui no BR, apesar do significado não ser tão atraente rs

    ResponderExcluir
  4. Nossa que interessante! Eu não imaginava que o nome Logan tivesse um significado tão profundo, deve ser por causa do wolverine, quando se diz Logan a gente associa logo ao personagem.
    Fiquei aqui pensando e acho que Logan ficaria muito bem sim para um nome feminino.

    ResponderExcluir
  5. Post bastante , interessante , não fazia ideia do significado do nome , nem que era aceite no registo em Portugal . Adorei o seu blog , é um assunto que me interessa bastante estou a seguir e vou ler outros posts que aqui estão quer são do meu interesse .

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eu gosto muito desse nome, acho bonito, mas acho que grande parte da minha simpatia se deve ao Logan de X-men mesmo. Nunca vi em meninas, mas creio que seja mais ou menos o mesmo caso de Allison, e eventualmente nos acostumaríamos

    ResponderExcluir
  7. Sempre achei que Logan era nome de menina, porque eu tenho duas amigas inglesas com esse nome. Mas esses dias, no Tandem, conheci um Logan Francês e achei que o nome super combinou com ele também kkk

    Vou perguntar pra ele se ele sabe o significado do nome dele, porque eu amei descobrir e tô apaixonada
    Adorei o post!

    ResponderExcluir
  8. Acho que pro morar um tempo fora do Brasil, acabei desenvolvendo uma apego por nomes "sem gênero." De certa forma, Logan realmente soa masculino, entretanto, não teria problemas em colocar o nome de minha filha de Logan. Gosto muito de Max também, e recentemente vi em um seriado o nome da menininha de Max, achei super lindo.

    ResponderExcluir
  9. Achei muito curioso Logan ser um nome unissex. Não consigo imaginar uma menina com esse nome. Mas muito provavelmente minha opinião é influenciada pelo personagem Wolverine (que, aliás, é um dos meus preferidos da Marvel). Enfim, acho o nome bonito e gostei mais ainda ao saber o significado. Uma vez conheci uma menina que tinha um filho com esse nome e foi a primeira e única vez. Bem incomum, mais muito bonito.

    ResponderExcluir
  10. acho lindo Logan e com certeza se eu tivesse um baby colocaria esse nome
    gostei bastante do significado, tem todo uma historia por trás
    http://www.mundodasmulheresbrasil.com/

    ResponderExcluir
  11. Acho muito lindo esse nome, e realmente já conheci uma menina que se chamada Logan e achei incrível haha

    ResponderExcluir
  12. Impossível falar nesse nome e não lembrar do Wolverine hehe. Ele é um dos meus heróis favoritos, e sempre achei o nome ~verdadeiro~ dele muito marcante. Adorei saber que pode ser um nome usado em meninas, mas, assim como você, acho um nome meio masculino.
    Amei a escolha do post, e o significado é muito legal (e combina bastante com o personagem dos X-Men hahaha).
    beijos.

    ResponderExcluir
  13. Gosto bastante do nome mas não fazia a minima ideia que era aceite cá, nos registos portugueses, pois não é um nome comum por cá!

    ResponderExcluir
  14. Meu filho tem dez anos e se chama Logan......

    ResponderExcluir
  15. Meu filho vai si chamar Logan .acho lindo o nome

    ResponderExcluir
  16. Meu filho tem 1 ano e 8 meses e se chama Logan.

    ResponderExcluir
  17. Meu Logan está com 6 anos... Acho o nome maravilhoso!

    ResponderExcluir
  18. Meu Logan tá com 10 meses e já tive problemas com o motor. Esses carros franceses não são confiáveis

    ResponderExcluir
  19. Meu sobrinho nascido em março de 2021 se chama Logan (parece um americanozinho até na aparência)...Irmãzinhas Ellora de 6 anos e Lyra de quase 3

    ResponderExcluir