segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Qual é o melhor nome - Amélia vs. Ofélia


Há uns dias no nosso grupo de onomástica do facebook fiz este mesmo duelo e a vencedora (disparada) foi Amélia. Pensei que seria interessante trazer esta disputa também para o nosso Blog, visto que muitos dos nossos leitores não fazem parte da Sociedade dos Nomes

Amélia é um nome de origem germânica que significa trabalhadora e Ofélia é de origem grega e o seu significado é a que vem socorrer, ajudar

Ambos os nomes têm uma pegada muito vintage. A terminação -élia faz com que sejam distintos e que fujam às escolhas mais comuns. Considerados por muitos "nomes de velhinha" são, portanto, escolhas diferentes das que estamos acostumados a ver/ouvir, mas não são nomes que soem estranhos ou muito diferenciados dos demais. Uma boa escolha, a meu ver, para quem quer fugir aos tops populares e procura um nome exclusivo.

Para mim, Ofélia é um nome forte, mas sóbrio. Já Amélia transmite-me o oposto, é suave e muito meigo. Qual seria a vossa escolha?

Ana Madaíl Carvalho 

Fontes Consultadas:
O BLOG DOS NOMES

14 comentários:

  1. Não gosto do nome Ofélia, por estar muito associado a uma antiga personagem da atriz Claudia Rodrigues no programa Zorra Total. Recentemente, foi nome da personagem vivida por Vera Holtz em orgulho e paixão (super caricata)... Também não gosto da pronúncia.
    Eu escolheria "Amélia", que foi alvo de uma música não muito agradável. Escolho pela pronúncia e sonoridade. Prefiro até mesmo do que Amália, pq este me faz lembrar a marca de macarrão e uma personagem meio chata da novela Deus Salve o Rei.
    Parabéns pelo post :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu escolheria Amélia. Gosto mais da sonoridade do A inicial do que do O de Ofélia. Mais, os apelidos Mel ou Amy são uns amores.
    Não gosto particularmente de nenhum mas, para mim, Amélia supera Ofélia.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  3. Os dois nomes tem um significado bonito gostei bastante, mais Amélia e Ofélia são nomes não muito usado, eu prefiro Amélia é mais suave, soa bem do que Ofélia bjs.

    ResponderExcluir
  4. Ofélia eu nunca tinha ouvido falar, agora Amélia já tinha ouvido sim o nome mais tem aquela sensação de que parece ser nome de senhora né? Apesar de achar Ofélia diferente eu ficaria com Amélia por ser um pouco mais conhecia e como você falou ser mais meigo

    ResponderExcluir
  5. Nenhum dos dois. Nao consigo gostar mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Eu faria uma adaptação no nome Amélia: Amélie! Meu filme favorito é O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, e seria incrível poder escolher esse nome para um filho, um animalzinho de estimação *-*
    Mas também acho Ofélia um nome lindo!

    ResponderExcluir
  7. Eu fico com o nome amélia pois me remete a muitas historias de epoca que li e gostei além de ser um nome muito suave e romantico na minha opinião

    ResponderExcluir
  8. Os dois nomes tem ótimos significados, mas eu gosto mais de Amélia... hehe

    Tendências Dicas & Toques

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    São nomes bem diferentes, hoje em dia bem difícil de se ver. Eu gosto de Amélia para variar um pouco.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Que bacana o significado dos dois nomes. Eu gosto mais de Amélia, pois é mais delicado para mim.Ofélia para mim é bem senhoril.Mas ambos bem marcantes!

    ResponderExcluir
  11. Amélia é mesmo suave e muito meigo e seria a minha escolha, já que Ofélia não me agrada muito

    ResponderExcluir
  12. Ambos me agradam, mas como tenho um pézinho de amor nas origens gregas, Ofélia seria minha escolha.

    ResponderExcluir