sábado, 27 de junho de 2015

Ofélia


Ofélia, a bem-amada dos poetas. Musa inspiradora de tanta alma atormentada pelo fascínio da sua beleza de espírito. Tamanhos suspiros em volta de um nome de mulher.

“Conservo-lhe uma afeição inalterável, e não esquecerei nunca - nunca, creia - nem a sua figurinha engraçada e os seus modos de pequenina, nem a sua ternura, a sua dedicação, a sua índole amorável”, escrevia Fernando Pessoa em Novembro de 1920 à sua queridíssima Ophélia Queiroz, única paixão conhecida do génio português.

Acredita-se que Ofélia foi um nome nascido da arte, utilizado pela primeira vez pelo poeta italiano do século XV, Jacopo Sannazaro, no seu poema Arcadia. Desde então, Ofélia ganhou a força de um nome próprio e nunca mais abandonou os artistas, que em momento oportuno a resgataram e lhe deram a vida e o destaque merecidos. Em 1600, William Shakespeare, dramaturgo inglês que também escreveu Romeu e Julieta, fez de Ofélia a eterna amada de Hamlet, personagem cujo fim trágico assombra aqueles que nutrem uma paixão pelo teatro. A história de Ofélia inspirou inúmeros pintores, de entre os quais, destaco um favorito, John William Waterhouse que a pintou diversas vezes, sendo as pinturas mais conhecidas de Ofélia a de 1889, 1894 e 1910.

Ofélia não consta da lista dos nomes mais populares de Portugal nem do Brasil, mantendo-se discreto ao longo do tempo. Foi um nome que durante o século XX se manteve nuns estáveis vinte registos anuais por ano, tendo atingido um máximo de 42 registos no ano de 1933 o que, na realidade portuguesa de 2015, corresponderia ao uso de nomes como Julieta, Renata ou Tatiana. Em 2013 nasceu, em Portugal uma pequena Ofélia e outra menina chamada Vera Ofélia. No ano seguinte, existe o registo de apenas uma pequena Ofélia em Portugal, sina feliz a dela! Não se encontra nenhum registo deste nome em 2015, nem em Portugal, nem no Brasil.

É um nome que deriva da palavra grega ophelus, que significa ajuda, alguém que chega para mudar algo, alguém que vem socorrer. O significado pode não ser o mais belo de todos, mas Ofélia poucas vezes deixa mal. Vejo-o como um nome diferente e inspirador, com potencial para integrar várias listas, embora a sua escolha possa ser considerada ousada.

Joana Recharte.

Qual a vossa visão deste nome?

Fontes Consultadas:
Behind the Name, NameBerry, IRN, SPIE, ARPEN/SP, Diário de Notícias, Público, Expresso, Bertrand

16 comentários:

  1. Gosto muito do nome, tem um som lindo :)

    ResponderExcluir
  2. Gosto! E quanto aos significados, acho que "ajuda", "alguém que chega para mudar algo", "alguém que vem socorrer" são dos mais belos significados que existem. O que seria da vida humana sem ajuda? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Pilar,
      Também achei o significado lindo!

      Excluir
    2. Obrigada por me teres feito repensar no significado. Realmente, alguém que ajuda o outro provavelmente é alguém com muito bom carácter! :)

      Excluir
    3. Tb achei o significado muito bonito!

      Excluir
  3. O texto está ótimo, a história do nome é muito interessante, o significado é lindo, mas não vejo beleza no nome. Acho muito pesado e antiquado, não consigo imaginá-lo numa menina dos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  4. Gosto de Ophelia apenas em inglês. Em português a terminação -élia não me enche o ouvido, mas a forma como o nome é associado à poesia fascina-me.

    ResponderExcluir
  5. Adoro a aura do nome :) Mas não usaria, tem uma sonoridade muito estranha/forte (?) para mim.

    ResponderExcluir
  6. Certos nomes, por suas origens e significados, pedem a grafia arcaica (seria o termo correto?) sob meu ponto de vista. Ofélia é um deles, assim como Sofia, de modo que, se fosse usar, poria Ophelia.
    Sobre o nome, o adoro de coração, e não vejo nada de desagradável no significado.

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto um pouco mais da grafia Ophelia, e acho que ele tem potencial. Infelizmente, as pessoas são capazes de lembrar mais da Ofélia de Zorra Total do que a Ofélia de Hamlet. Acho que é uma espécie de intermédio entre Olívia e Amélia,e visto que esses começam a ser mais apreciados, então vejo potencial em Ofélia para um futuro distante.

    ResponderExcluir
  8. Acho horrivel esse nome
    é o meu pois é motivo d
    e chacota .

    ResponderExcluir
  9. Amei o significado do meu nome, agora se alguém vir fazer chacota com o meu agora vou ter certeza que é pura inveja...sofria até enquanto eu não sabia o significado.. rsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Nomes tem que ser escolhidos com carinho...Ophelia pode ser lindo no mundo da literatura e no contexto de um país anglófono é até mesmo que sublime...o problema que no Brasil, pode lembrar um pouco a sonoridade de "ô velha"...crianças na alfabetização é costume confundir a letra "f" pela "v"...nem é por mal, por isso temos que pensar se o nome estrangeiro se adapta. Por isso, acho o nome um pouco pesado. Eu respeito todas as mulheres com esse nome, o significado do nome é incrível mesmo, mas para escolher o nome temos tbm que analisar a compatibilidade do nome com a nossa língua materna, no caso o português. Acho que nenhuma criança deveria passar por chacota por causa do nome, pq isso machuca muito e na infância a mutilação da auto-estima pode afetar negativa o desenvolvimento psico-social da criança. Todo nome, na verdade, pode ser passível de zoações (acho que um dos piores nesse sentido seria Violeta), mas é questão dos pais terem bom senso ao nomear a criança e tbm construírem uma cultura de afeto e de valorização da criança em torno do nome, como elemento caracterizador pela na sociedade. Enfim, não gosto mto do nome, mas respeito todas as mulheres e futuras princesinhas que tem/irão ter esse nome - afinal olha que sem graça seria se o mundo fosse só cheio de Marias, Anas, Lauras, Sophias, Helenas...diversidade é bom e favorece o respeito pelas diferenças, inclusive de partilhar visões convergentes ou divergentes acerca da onomástica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, na alfabetização, a principal dificuldade é o v,r,d e g. Uma criança troca o V pelo F, o R pelo L, o D pelo T e o G pelo C, então o "ô velha" é uma situação muito improvável.

      Excluir
  11. Acho belíssimo. Gostaria de me chamar Ophelia.

    ResponderExcluir