terça-feira, 25 de setembro de 2018

Rian/Ryan - Atendendo a Pedidos


Nomes masculinos terminados em - an costumam fazer sucesso no Brasil; em Portugal não são tão populares, mas também são vistos. Temos em Rian/Ryan um nome que tem tudo para conquistar cada vez mais adeptos: curtinho, internacional, charmoso e de sonoridade tão familiar. Por falar em sonoridade, sua pronúncia no Brasil é rían, diferente da adotada em outros países (algo como raian). E cá entre nós, rían é bem mais bonito que raian, não acham? Eu acho que sim!

Rian/Ryan surgiu a partir de um sobrenome irlandês derivado de Ó Riaín (O' Ryan) que significa descendente de Rían. O nome próprio Rían significa pequeno rei (do irlandês rí "rei" combinado com um sufixo diminutivo). Um significado nobre para o nosso reizinho irlandês! 

Outros nomes irlandeses: Aidan, Brian/Bryan, Kevin, Liam.

A grafia Ryan é a mais popular pelo mundo, sendo Rian uma escrita mais restrita aos irlandeses. Nos Estados Unidos Ryan despontou a partir dos anos 60/70, muito por causa da fama do ator Ryan O' Neil na época, inesquecível protagonista do clássico filme romântico Love Story. Desde então, sempre se manteve nos rankings dos nomes mais registrados no país, alcançando a posição #43 em 2017. Curiosamente também é usado por meninas, porém em menor escala. Em outros países é exclusivamente masculino e está nos tops da Irlanda, Canadá, Austrália, Holanda, Escócia, Irlanda do Norte e Suíça. A grafia Rian é muito menos usual, seu destaque se dá apenas na Irlanda.

Apenas recentemente Rian e Ryan foram aceitos em Portugal, portanto os registros antigos são nulos. Mas o futuro parece promissor em terras lusas, especialmente para Ryan: em 2016 Ryan foi registrado 22 vezes e Rian 1 vez. Tenho a impressão que depois da admissão, Ryan terá a chance de conquistar mais corações portugueses.

No Brasil Ryan está em alta, ocupou a posição #68 do Top 100 de 2017 elaborado pelo site Baby Center Brasil. Mas é a grafia Rian a mais frequente, com 75.652 portadores em todo o país. Para Ryan a frequência é de 34.333 pessoas. Quase todos os registros se deram nos anos 2000, o que eleva Rian/Ryan à categoria de nome moderno. Entre os Rian/Ryans brasileiros encontraremos maciçamente jovens e crianças. A grafia Rian é mais popular no norte/nordeste, já Ryan é mais usual no sudeste. Acredito que o que alçou Rian/Ryan à fama no Brasil foi o nascimento, em 2001, de Ryan, o primeiro filho da cantora Simony. O impacto do nome na midia foi o estopim para que muitos pais tivessem essa inspiração. No ano passado, no estado de São Paulo, Ryan foi registrado 853 vezes e Rian obteve 103 registros.

Personalidades:
  • Rian Lindell - futebolista norte-americano;
  • Rian Dawson - músico norte-americano;
  • Rian McLean - ator australiano;
  • Ryan Giggs - ex-futebolista e atual técnico de futebol britânico;
  • Ryan Gosling - ator canadense;
  • Ryan Phillippe - ator norte-americano;
  • Ryan Reynolds - ator canadense;
  • Ryan Seacrest - apresentador e produtor norte-americano.
Rian/Ryan tem muito carisma e aquele toque meio mágico que só os nomes que vêm da Ilha Esmeralda têm. Além disso, seu significado é digno da realeza, o pequeno rei Rian/Ryan!

Que considerações fazem sobre Rian/Ryan? Qual sua grafia preferida?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, O Blog dos Nomes, SPIE, Wikipédia.

23 comentários:

  1. Patrícia, muitíssimo obrigado por atender meu pedido!!! Estou radiante aqui!
    Eu amei saber mais sobre esse nome primoroso! Sempre achei um charme!
    Também considero, em termos de sonoridade, "Rían" melhor que "Raian"... Mas acho que estamos mais habituados a falar "Raian", justamente, por causa da cultura americana bem presente aqui no sudeste brasileiro e da letra "y". Se for grafado com "i" acho que a tendência é de ser pronunciado como "Rían", o que confere um "abrasileiramento" super fofo ao nome. Eu gosto, além de ser uma alternativa ao popular Ruan (acho que é variação de Juan), daqui da minha cidade rs.
    Eu até que pensei que seria um nome unissex por causa da atriz Meg Ryan xD
    Eu sou apaixonada convicta pelo nome Cristóvão, mas tenho que admitir que Ryan tem roubado meu coração. Estou indecisa haha - e por dois nomes super diferentes xD. Ryan/Rian é moderninho, despojado, digno de um pequeno príncipe mesmo! Eu só vejo qualidades!
    Fico feliz que a popularidade do nome no Brasil está crescendo!
    Amei a postagem!!! <3
    Novamente, muito obrigada e parabéns pelo blog!!! Eu adoro passar por aqui todas as manhãs só para ver os posts :D
    Beijos!!!
    Fernanda ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada Fernanda, foi um prazer pesquisar sobre Rian/Ryan. Sobre a Meg Ryan, no caso dela é sobrenome (de uma das avós).
      Nós tb adoramos seus comentários, ficamos muito gratos por nos acompanhar 💜 Bjs!😘

      Excluir
  2. Prefiro a pronúncia inglesa e a grafia Ryan. O nome tem uma sonoridade muito bonita mas, tendo em conta os nomes irlandeses mencionados no post, prefiro Aidan e Kevin.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  3. Ryan é lindo demais, adoro com a pronúncia bem americanizada haha, aliás, curto nomes pequenos.

    ResponderExcluir
  4. Amo Ryan (com a pronúncia Ráian) é lindo. A pronúncia abrasileirada acho boba e tira toda a tenacidade do nome.

    ResponderExcluir
  5. O nome Ryan é muito lindo 😻 amei saber o significado! 💙🙃 Tem como você trazer o significado do nome Zabdiel? 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim! Zabdiel significa "presente de Deus", sua origem é hebraica.

      Excluir
  6. Eu gostei de saber da história por de trás do nome Ryan/Rian,é um nome gringo mas não deixa de ser um nome lindo.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Eu achei interessante a história e significado do nome Ryan, já conhecia o nome por causa do ex-jogador de futebol Ryan Giggs. Parabéns pela publicação!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Acho esse nome bonito e adoro o seu significado
    Minha mãe disse que meu pai queria esse nome, mas de tanto discutir colocaram Lucas (minha mãe venceu) rars

    ResponderExcluir
  9. Realmente, houve uma época aqui no Brasil que Ryan foi bem procurado nos cartórios. Fiquei bem surpreso do número de celebridades que possuem esse nome e mais por saber que algumas meninas recebem esse nome também.

    ResponderExcluir
  10. Oi Patricia, como vai?!
    Adorei seu post, muito completo meeesmo eu não tinha noção da origem e significado do nome Rian/ Ryan. Bom particularmente eu acreditava ser americano e não irlandês e que o significado era tão lindo. Realmente a sonoridade dele é ótima tanto de falar quanto de ouvir, mas não sabia que meninas levavam (ou podem levar) esse nome. Obrigada pelo conteúdo de altíssima qualidade. Você tem aqui significado de Roberta e Anna Beatriz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu é que agradeço pelo comentário, fico feliz que tenha gostado do post 😊
      Por enquanto não temos o post de Roberta, mas temos Roberto e Ana Beatriz, vou deixar os links:

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2016/01/roberto-robert-atendendo-pedidos.html?m=0

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2018/07/compostos-populares-com-ana-atendendo.html?m=0

      Excluir
  11. Oi Patricia, tudo bem?

    Gosto muito deste nome, por ser curtinho e trazer esse ar de modernidade. As duas formas de escrita me agradam, então usaria ambas tranquilamente. Gostei de saber que o nome tem descendência irlandesa, jamais iria imaginar tal fator, imaginava ser um nome americano ou inglês. Adorei descobrir mais a respeito, excelente post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oie!!
    Gosto dos dois nomes! A sonoridade me soa agradável aos ouvidos e o significado é perfeito para a "coisinha pequena" que o recebe! Não sabia que era um nome irlandês, assim como o do meu msmorado.

    ResponderExcluir
  13. Meu nome é Ryan e particulamente prefiro ser chamado de ˈraɪən qeu é essa a pronúncia correta...Não perdendo assim as suas raízes

    Exemplo: nínguem chama um Brayan de brian

    Da mesma forma se meu nome é Ryan quero que me chamem corretamente ˈraɪən....isso vai de cada um

    ResponderExcluir
  14. Ser a q esse nome Ryan posso ter algum problema para registra-lo ??? Pq um amigo meu tentou registrar Zyon no filho dele e não deixaram ele teve que registrar Zion pq pronincia zaion.. estou com medo de não conseguir registra Ryan...E nós queremos a pro índia rian msm..

    ResponderExcluir
  15. Meu nome é Rhyann, uma variação rara

    ResponderExcluir
  16. Oi, nasci em 1973, então meu nome é Rian provavelmente pela fama do ator Ryan O' Neil ou por causa do cinema Rian no Rio de Janeiro. Parece que o cartório após o meu nascimento não permitiu registrar com a grafia Ryan, pois alegaram que a letra Y era estrangeira e não tinha no nosso alfabeto.

    ResponderExcluir
  17. Poxa hoje me decepcionei na escola nova do meu filho a professora dizendo que Ryan com a pronúncia raian não é correta usada por nós brasileiros meu filho sempre foi chamado de raian mesmo escrevendo Ryan disse vamos ver se ele se adapta, mas não quero é não vou mudar o jeito de pronúncia pois é a forma correta triste estou pois ele sabe é foi explicado o jeito de escrever e a forma que se deve ler, a justificativa dela foi que na mesma sala tem um Ryan e chamam ele assim é não d raian

    ResponderExcluir
  18. Coloquei o nome Ryan no meu gatinho e o pronuncio de modo aportuguesado (Rian), embora ciente de que não se traduz nome próprio e sabendo ainda que na língua pátria é mais elegante adaptar ao idioma nacional nomes comuns. No entanto, desde que não se alcance as raias do absurdo, o nome próprio é gosto pessoal e sempre existem variantes
    de nomes próprios nos diversos países e idiomas.
    No caso, o significado do nome é lindo e parabenizo o blog pela excelência da publicação e importância da informação!

    ResponderExcluir
  19. O nome de Ryan no Brasil ficou mais conhecido depois que a cantora Simony colocou no filho dela, porém eu não sabia se existia este nome e coloquei no meu filho em 1998, antes mesmo de ser lançado o filme O Resgate do soldado Ryan.Meu filho nasceu de 27/01/98.

    ResponderExcluir