terça-feira, 29 de maio de 2018

Tales/Thales - Atendendo a Pedidos


Tales é a variante na língua portuguesa de Thales, nome grego que deriva da palavra thallos, cujo significado é florescer. Considero esse um dos mais lindos significados entre os nomes masculinos, afinal o nascer das flores é um dos mais belos espetáculos da natureza, repleto de sensibilidade e poesia. Toda essa ligação dá a Tales/Thales simpáticos contornos bucólicos e primaveris.

Tales/Thales é um nome com profunda conexão histórica. Tales de Mileto foi um grande filósofo e matemático grego do século VI a.C. É considerado o pai da ciência e da filosofia ocidental  e apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga.

O nome Thales está ainda incluído no calendário ortodoxo. Refere-se a Thallos, um homem que viveu durante o reinado dos imperadores Diocleciano e Maximiano. Thallos era um cristão que foi perseguido por suas crenças políticas e religiosas. Se tornou mártir por ter sido torturado até a morte. A Igreja Ortodoxa Grega celebra sua memória em 11 de março.

Tales/Thales não é um nome comum na Grécia moderna e nem em outros países pelo mundo. Acredito que a semelhança com a palavra inglesa tales (contos), dificulte seu uso em países anglófonos. É no Brasil que Tales/Thales tem o melhor desempenho, com frequência de 34.146 Tales e 17.386 Thales, de acordo com o censo demográfico do IBGE. As duas grafias tiveram maior popularidade na década de 1990 e são os mineiros os que mais apreciam tanto Tales como Thales. O IBGE ainda informa a existência de 4.364 Talles e 4.023 Thalles. No ano passado, no estado de São Paulo, Thales foi registrado 194 vezes e Tales 34 vezes. No mesmo ano e local alguns compostos marcaram presença: Thales Henrique (31 registros), Thales Gabriel, Thales Felipe (8 registros cada) e Thales Miguel (7 registros).

Do outro lado do Atlântico, Tales/Thales não desfruta da mesma popularidade vista no Brasil. Apesar de constar entre os nomes permitidos em Portugal, Tales nunca foi registrado no país no período de tempo que vai de 1920 a 1980. Mais recentemente nasceu apenas 1 Tales (em 2014). Notamos que Tales, e mais ainda Thales, dificilmente será um nome visto entre os rapazes portugueses.

Personalidades:
  • Tales de Souza - futebolista brasileiro;
  • Tales Schütz - futebolista brasileiro;
  • Thales de Andrade - escritor, historiador e professor brasileiro;
  • Thales Pan Chacon - ator brasileiro;
  • Thales Fielding - artista plástico inglês.
Tales/Thales guarda o frescor dos nomes que não são usados em excesso e seu significado traz o perfume que vêm do desabrochar das flores. Pode formar bonitos pares para irmãos com nomes que partiham significados também ligados a florescer, verdejante, como FloraCloé e Zara. Apesar de gostar mais de grafias minimalistas, nesse caso prefiro Thales, por estar mais próximo do original grego e por se diferenciar do inglês tales.

Tales/Thales está na sua lista? Acham mais bonito escrito Tales ou Thales?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, Greek Names, IBGE, IRN, SPIE, Wikipédia.

51 comentários:

  1. Tales/Thales não está na minha lista. Prefiro a grafia Tales.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  2. Nossa que bacana, olha acho o nome Tales bonito seja como tales ou thales.
    adorei muito o post , adoro conhecer a origem dos nomes

    ResponderExcluir
  3. Oi. Um nome bem incomum, acho que nunca conheci algum. Legais as curiosidades sobre os nomes!

    ResponderExcluir
  4. É muito legal conhecer o significado dos nomes. É tão diferente de simplesmente escolher um nome sem realmente olhar todo esse simbolismo que existe por trás de cada um deles. Estou curioso com a origem do meu também. Espero ansioso por um dia também encontrar o meu por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai encontrar! Assim que possível falaremos sobre Evandro :) Gratos pela sugestão.

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  5. Prefiro Tales sem H. Gosto do nome principalmente por conta do Tales de Mileto. Além disso, é simples, curto e tem um significado bonito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana Dias O Meu Nome É Thales De Milleto Colocaram Um Pouco Diferente Do Tales De Mileto O Meu Nome Tem A Letra H E Tem 2 L no Momento o Meu É Milleto Thales De Milleto Fico Feliz Por Gosta Do Meu Nome Brigado RS

      Excluir
  6. Toda a vez esse blog me surpreende hahaha. Fico encantada com os significados dos nomes e Tales é uma boa novidade... nunca diria que esse nome carrega uma mensagem tão leve quanto essa. Prefiro Thales apesar de, assim como você, preferir nomes mais minimalistas.

    ResponderExcluir
  7. O nome Tales tem um significado muito bonito, é um nome fácil, suave, até elegante, não conheço ninguém com o nome, é uma pena pois o nome é maravilhoso, eu acho mais bonito escrito Tales é bem mais fácil de escrever, bjs.

    ResponderExcluir
  8. Não sabia que tinha um significado tão bonito! Meu sobrinho é uma variação de Thales, mas os pais preferiram enfeitar mais e escreveram Thallys.. E agora de tanto escrever assim é estranho escolher entre Thales ou Tales, me acostumei com Thallys mesmo rs.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem ?

    Amo conhecer um pouco mais sobre os nomes, tem uns com o significado muito lindo assim como Thales ,acho muito válido e bacana ler posts assim.

    ResponderExcluir
  10. Oi Patricia!!
    Já tinha visto esse nome várias vezes, mas não tinha noção que o significado era tão legal.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu conheço o nome e gosto bastante,não imaginava o significado,muito legal.

    ResponderExcluir
  12. Eu não imaginaria nunca um significado tão doce para esse nome, que bacana! Eu confesso que prefiro a variação com a H, acho que fica mais bonito e parece ornar melhor, não sei. Adorei a ideia de combinar com nomes que partilham do significado, Thales e Flora formariam uma bela dupla né? Gostei demais! Super usaria

    ResponderExcluir
  13. Que lindo o significado desse nome. Conheço poucas pessoas, sendo mais preciso duas, com esse nome. E conheço um Talisson também (seria derivação desse nome?).

    Faz com Diego também! rs.

    Bjão,
    Diego França.

    Vida & Letras
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego! Não encontrei nenhuma informação sobre Talisson nas nossas fontes de pesquisa, ou seja, possivelmente é um nome inventado, uma livre criação (e talvez a inspiração seja proveniente de Tales mesmo).
      Nós já publicamos o post sobre Diego, deixo aqui o link:

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2016/10/diego.html?m=1

      Excluir
    2. Oi ! Meu nome é Thales ! Confesso que sempre achei meu nome meio estranho , acho que pelo fato de não ser um nome tão usado , e também não fazia a mínima ideia do significado e achei muito bonito , gostei mesmo ! Só que além do meu nome tem um nome que já me acostumei mas acho também estranho é difícil de ver que é o nome do meu pai , ele se chama ASSUERIO ! 😬 da pra encontrar alguma coisa Patricia !? Rsrsrs

      Excluir
    3. Oi Thales, claro que sim! Veja o que achei: Assuerio é uma variante de Assuero, nome de origem persa que significa "rei", "líder". É um nome presente na Bíblia, onde Assuero, também conhecido como Xerxes I, é um rei persa que se casa com Ester. Espero ter ajudado, abraços!

      Excluir
  14. O significado do nome Tales é bem interessante né, adorei, mas é um nome que praticamente não vejo ninguém pronunciar. Adoro conhecer os significados dos nomes!

    Beijos
    Encantos da Sil

    ResponderExcluir
  15. Um nome com uma história tão bonita mas que vemos tão pouco por aí, né???

    ResponderExcluir
  16. Muito bacana esses posts sobre nomes, Thales é um nome legal, me fez lembrar de Thanos hahaah

    ResponderExcluir
  17. Oi.
    Tudo bom?
    Acho Tales um nome lindo, não sabia esse significado. Vou mostrar a prima do meu marido, pois o filho dela tem esse nome.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Que legal , gosto bastante do nome Thales com H, acho um nome bem forte e gostei bastante do significado do nome, para as mamães que adoram.
    www.mundodasmulheresbrasil.com/

    ResponderExcluir
  19. Eu acho o nome de Thales lindo e não sabia sobre o significado.
    Acho um nome tão forte e tem esse significado tão delicado, quem vem das flores.

    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  20. eu AMO esse nome!
    é lindo e super diferente, muito legal conhecer o significado dele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Nome é Thales De Milleto fico feliz por gosta do meu nome brigado gatinha

      Excluir
  21. Lindo Esse Nome,eu ainda não conheci ninguém com esse nome, você sempre nos fala sobre os nomes, eu acho super importante,qualquer dia se você pudesse fazer com o meu nome. Lenny ou Leny eu tenho essa curiosidade sobre a origem do meu nome, serei grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos fazer sim! Logo que possível abordaremos Leny/Lenny. Gratos pela sugestão :)

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  22. Já gostei mais de Thales (prefiro essa grafia), desconhecia o signigicado e achei-o surpreendente!

    ResponderExcluir
  23. Conheço várias pessoas com esse nome. E gosto muito, acho um nome meigo.

    ResponderExcluir
  24. Eu amei esse nome, acho lindo o significado dele, meu filho esta para chegar e vai se chamar Talles 😍🙏🙌

    ResponderExcluir
  25. Adoro esse nome, tanto que estou esperando meu "Thales" daqui A 2 meses 😂❤ só não decidi como vou escrever kk's Talles/Thales

    ResponderExcluir
  26. Estou grávida de 28 semanas e meu filho vai se chamar Thales Daniel 😍

    ResponderExcluir
  27. Meu filho se chama Thales, sempre gostei desse nome.

    ResponderExcluir
  28. Ola o nome do meu filho é thalles william

    ResponderExcluir
  29. Meu filho se chama Thales e amo esse nome pois fiz uma pesquisa antes pra saber o significado e por isso o registramos com esse lindo nome, ele adora.

    ResponderExcluir
  30. Meu filho se chama Thales! Nasceu em 1989! Acho lindo este nome!

    ResponderExcluir
  31. Tenho um primo chamado Thales e pretendo dar ao meu futuro filho esse nome tbm. Ainda estou em dúvida, mas acho q vou de "Tales" (sem H)
    Simples e bonito. Amei o significado!��

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Tive vontade colocar esse nome no meu baby, e vim só saber a origem/significado do nome. E agora minha vontade tornou-se decisão!

    ResponderExcluir
  34. Eu Vendo isso 4 anos depois de botar o nome do meu filho de Thales 😎

    ResponderExcluir
  35. O meu é Thallys oq acham? é o mesmo significado será tou em dúvida kkk mas acho lindo desse jeito que é escrito mesmo!!! Algumas pessoas me chamam tipo o tales normal sai o som do "E" ao invés do "y" mas se acostumei já kk

    ResponderExcluir