quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Vitorino


Para mim, Vitorino é um nome meigo, acompanhado pela subtil elegância de um nome antigo e comprido, cuja cadência parece ser mais melódica do que pesada. Se olharmos para o próprio nome, parece lembrar também a palavra/adjetivo vitoriano que nos remete para o esplendor semi-obscuro de uma Inglaterra charmosa e misteriosa. Talvez Vitorino seja bem mais leve em termos de conotação mas fica aqui uma associação possível e não tão inválida quanto isso.

Na verdade, Vitorino encontra a sua raiz etimológica no nome Victorinus, um nome que vem do latim victorius e significa, portanto, o vitorioso. Quase que podia ser considerado um nome literal, o significado parece ser bastante óbvio quando se olha para o nome pela primeira vez! O significado, diria eu, é um grande ponto a favor do nome, sobretudo se pensarmos que muitas escolhas das famílias atuais são baseadas na procura de um nome com significado bonito ou pomposo. Talvez seja este mesmo raciocínio que justifica a grande popularidade de Victória/Vitória em Portugal e no Brasil.

No entanto, enquanto Victória/Vitória é muito e cada vez mais popular, as muitas versões masculinas não parecem ter o mesmo destino traçado: Victor/Vítor, Vitorino ou Vitório. Destes três, apenas Victor/Vítor parece ter desfrutado de uma época alta no passado, ainda que neste momento seja considerado datado ou fora de moda. Os outros dois parecem opções bem mais discretas e, pelos dados de utilização, menos cativantes também. Vitorina, já falamos aqui no Blog, parece ser uma opção possível ao popular e parece ser também uma versão bem catita e charmosa. Talvez se possa considerar o mesmo para a versão masculina, que acham?

No Brasil, é um nome raro, nunca tendo sido muito usado em nenhuma geração específica. Os censos de 2010 estimam que existam cerca de 4000 Vitorinos em todo o território brasileiro. De acordo com os dados da ARPEN/SP, em 2015, foram registados compostos como Davi Vitorino, Gabriel Vitorino ou Lucas Vitorino, com a grande possibilidade de Vitorino ser neste caso apelido/sobrenome e não segundo nome próprio. Em Portugal o uso foi muito estável entre 1920 e 1960, com cerca de 80 registos por ano. Depois, o nome foi suavemente desaparecendo. Em 2014 foram registados um pequeno Vitorino, e os compostos Isaac Vitorino, Miguel Vitorino e Rodrigo Vitorino.

Para mim, Vitorino tem também uma conotação musical muito rica, talvez por ser o nome do ilustre maestro português Vitorino de Almeida e do conceituado músico alentejano conhecido somente como Vitorino, que compôs entre vários êxitos, a famosa balada Menina estás à janela ou A Queda do Império. Ambas são associações muito bonitas, tanto numa perspetiva erudita como numa perspetiva emocional. Também de referir o poeta açoriano Vitorino Nemésio!


Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, SPIE.

21 comentários:

  1. Não gosto da sonoridade! De todas as variantes acho Vítor/Victor mais aprazível.

    ResponderExcluir
  2. Acho que fica melhor como segundo nome. Prefiro Vítor e Vittorio(gosto mais dessa grafia).

    ResponderExcluir
  3. Não gosto, acho muito pesado. Mas Vitório adoro!

    ResponderExcluir
  4. Venho de uma Familia de "Vitorinos" e vou passar adiante meu Sobrenome,Filhos,Netos e bisnetos

    ResponderExcluir
  5. Sou Raul Vitorino. Meu avô paterno Vitorino Ferreira da Costa e meu pai Vitorino Ferreira da Costa Júnior.

    ResponderExcluir
  6. Sou Edilson Viturino, provavelmente a grafia com U pode ter sido erro de cartório, ou existiria esse outro nome com a letra U?

    ResponderExcluir
  7. Eu sou Isaac Gomes Vitorino,meu avô era Sebastião Vitorino da Silva (falecido), e meu pai Romildo Vitorino da Silva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De onde sua família é. Meu avô era Oscar Vitorino da Silva (falecido)

      Excluir
    2. Desculpa a demora.
      De Pernambuco. Lá pra minha família mora lá nas cidades de Garanhuns, Correntes e Poço Comprido. Agora estou em Minas Gerais

      Excluir
    3. Se vc ver me procura no Insta isaac_gtrr . To de blusa amarela

      Excluir
  8. Eu sou Sandra Regina Vitorino. Meu vô se chamava Benedito Vitorino, eu o amava muito,por isso quando me Casei não quis tirar o sobrenome para não deixar ele triste.Mais gosto desse sobrenome e não me arrependo de não ter tirado.

    ResponderExcluir
  9. Eu achando que esse nome era de origem italiana, agora fiquei curioso pra saber a descendência do meu pai, pois nem ele mesmo sabe.

    ResponderExcluir
  10. Eu também sou José vitorino sou açoreano.

    ResponderExcluir
  11. Os Vitorinos que derivam de Victorinos são, de origem Toscana os Vitorino de origem Portuguesa derivam de Vitoriano ou Vito/Vitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode me explicar melhor ?
      Me manda mensagem no Instagram
      @isaac_gtrr

      Excluir
  12. Sou marisangela Vitorino e estou pesquisando sobre a origem

    ResponderExcluir
  13. Estanislaw vitorino universal

    ResponderExcluir