segunda-feira, 30 de março de 2020

Abner - Atendendo a Pedidos


Abner faz parte dos nomes bíblicos menos conhecidos. No segundo livro de Samuel, no Antigo Testamento, Abner era primo do rei Saul, foi comandante do seu exército e tinha grande influência sobre os hebreus. 

O nome, como não podia deixar de ser, é de origem hebraica e significa meu pai é luz

Em Portugal, em 2018, foi registado 6 vezes. 

No estado de São Paulo, em 2017, Abner foi alvo de 181 registos. A frequência em todo o Brasil é de 12. 421 homens, o pico de uso foi em 2000 e é no Mato Grosso do Sul onde é mais provável conviver com um Abner

O primeiro registo de Abner nos EUA foi a 5 de julho de 1867 e desde então mais de 7. 641 crianças foram registadas com este nome. O apogeu de registos foi em 2014 com um total de 202 bebés nascidos nesse ano. 

Personalidades:
  • Abner Doubleday - general da guerra civil dos EUA. Existem rumores de que ele terá criado o baseball; 
  • Abner Biberman - ator e diretor americano; 
  • Abner Nash - político americano e governador da Carolina do Norte;
  • Abner Mikva - congressista dos EUA e advogado da Casa Branca; 
  • Abner Wilcox - missionário americano no Havai. 
Abner ainda dá o ar da sua graça na cultura pop, aparecendo como personagem na Marvel e no programa de televisão Bewitched

Com terminação irreverente, Abner não se deixa passar despercebido. Não seria uma escolha minha, mas acho-o válido e aceitável. Temos por aqui alguém fã de Abner?


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Names.org, Wikipédia. 

18 comentários:

  1. Sempre que vejo/ouço esse nome me lembro da Gladys gritando "Abner!!!" rsrs no seriado que no Brasil foi traduzido para "A feiticeira".
    O significado é bonito, mas acho que não tem muita chance de aumentar o seu uso...
    Abraços e boa semana a todos

    ResponderExcluir
  2. Gente, eu ia morrer sem saber que Abner é um nome bíblico. Por aqui, em Minas, nunca conheci alguém que se chamasse assim. Particularmente, não acho esse nome tão bonito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais bonito que nomes comuns como Bruno e outros simples

      Excluir
  3. Nunca conheci nenhum Abner em toda minha vida. Não é um nome incomum, mas também não é muito fácil de encontrar aqui no RJ. Ótimo post! ❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  4. O nome do meu filho Se Chama Abner Levy Acho muito lindoo

    ResponderExcluir
  5. Estou gravida e pensando em colocar o nome do meu filho de Abner, se for menino. Adoro a sonoridade, autenticidade e historia por trás desse nome e, acidentalmente, vai combinar com sua irmãzinha Angelina ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu filho se chama Abner e minha filha Alice eu sempre quis nomes que combinasse

      Excluir
  6. O nome do meu filho é ÁBDHER queria um significado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nome ridículo! Dificilmente terá algum significado que não seja uma derivação de Abner. Tem toda cara de nome inventado.

      Excluir
  7. Tbm tenho um filho com esse nome, Abner acho lindo.hj ele está com 09 anos,ele é meu orgulho.

    ResponderExcluir
  8. Além de ser bíblico, esse nome é lindo!!

    ResponderExcluir
  9. Abner Mathias o meu. 🥰🥰🥰

    ResponderExcluir
  10. Conheço um Abner. E pra mim o nome Abner lembra o nome Cléber.

    ResponderExcluir
  11. O nome do meu filho é Abner, hoje está com 13 anos, ele ama o nome dele, diz que não tem ninguém igual a ele, diferente dos amigos que precisa chamar pelo nome e sobrenome juntos 🤣🤣🤣

    ResponderExcluir
  12. Meu filho se chama Abner. Queria um nome bíblico. Conheci Acho que é um nome forte e bonito, além de ter um belo significado. Meu filho tem 11 anos a ama o nome dele!

    ResponderExcluir
  13. O meu será Abner Davi 🥰 ansiosa pra conhecer o amor da minha vida.

    ResponderExcluir
  14. Meu e Abner Murilo e e um nome lindo e incomum na escola quase sempre só tem ele kkk

    ResponderExcluir
  15. Meu bebê se chamara Abner o maninho ama esse nome e eu amei quando li na biblia

    ResponderExcluir