terça-feira, 12 de junho de 2018

Boaventura - Atendendo a pedidos


Boaventura é a versão portuguesa do nome italiano Bonaventura, que surge da junção das palavras buona (bom/boa) e ventura (sorte). Tem como significados possíveis boa sortebem-vindo e afortunado.

À semelhança do que acontece com Duarte, Lourenço, Leão, entre outros, estamos comummente habituados a vê-lo como apelido (sobrenome), mas, para surpresa de alguns, é também nome próprio. Crê-se que foi inventado pelos italianos no século XI como forma de dar sorte a quem o usasse; primeiro como apelido/sobrenome, posteriormente já como nome próprio.

Em Portugal não é um nome comum, sendo que a partir de 1974 começamos a verificar a ausência de meninos registados com este nome. Só a partir de 2011, começamos a ter listagens e Boaventura apenas aparece uma vez e como segundo nome em 2014.




Já no Brasil verificamos que Boaventura foi mais usado do que por terras lusas. Teve o seu pico de utilização durante a década de 1950, sendo que a partir daí começou a decrescer o número de meninos registados com este nome. Seus registos cessaram nos anos 90 e desde então o nome entrou em desuso. Segundo o IBGE sua frequência em todo o país é de 2.264 pessoas, com maior destaque de portadores no estado de Tocantins.

Reúne alguns pontos que para alguns são importantes como o facto de ser longo, ter um bom significado, ser incomum e, também muito importante, não é difícil usá-lo em nomes compostos.

É um nome forte e com um significado positivo, pelo que acho que quem gostar não se deve acanhar de o colocar a um menino.

Como se trata de um pedido, deixo duas referências a título de curiosidade:

- Boaventura de Sousa Santos (professor catedrático) - para saber mais clique aqui


- São Boaventura (canonizado a 14/04/1482. Dia de São Boaventura celebra-se a 15 de Julho) - saiba mais aqui 

Margarida Rebelo Madeira

Fontes Consultadas:

Dicionário de Nomes Próprios, blog Hermínio Bezerra, Behind The Name, Memórias para a História Ecclesiástica do Arcebispado de Braga, Primaz das Hespanhas, IBGE, IRN, SPIE, Capuchinhos, site Boaventura de Sousa Santos.

41 comentários:

  1. Que interessante esse ser um "nome da sorte", mas realmente está um pouco datado para os dias de hoje. No entanto, admiro os pais que o poriam, agora, a um filho.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  2. Acho um nome poderoso, mas não conheço ninguém com esse nome por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho... Priscila Boaventura de souza

      Excluir
    2. Infelizmente eu não Herdei o Sobrenome BONVENTURE com ‘’ E ‘’ no final da minha avó o que sei é que tanto na França Quanto na Itália existe esse sobrenome apenas a grafia que é diferente sendo Boaventura na Itália e Bonventure na França… o que sei da minha avó que já faleceu e que ela era filha de franceses imigrantes (SÃO LUÍS) Maranhão então temos na família CALVET que é francês, das famílias francesas que vieram para São Luís e tem o Bonventure… por parte do meu avô Italiano temos o REBELLO que também tem muitas abreviação no Brasil como RABELLO, RABELO, RAVELLO, então e isso que gera uma dúvida porque não sabemos se alguma das grafias está errada e só uma certa ou se o mesmo sobrenome pode vir de países diferentes.

      Excluir
  3. Adoei esta curiosidade sobre o nome! Mas não conheço nenhum pessoalmente!

    ResponderExcluir
  4. Acho uma boa opção de segundo nome, quando o primeiro nome desejado é comum, e o sobrenome (apelido) também - p. ex. João Boaventura da Silva. O significado tem energia positiva! :)

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que Boaventura é um nome de pessoas, mas achei o nome bastante forte, poderoso, gostei dos significados dele,interessante saber que o nome é mais destacado no estado de Tocantins, Boaventura é um nome desconhecido pra mim,só ouvi esse nome numa novela que passou na Record, mas gostei de saber mais sobre o nome, bjs.

    ResponderExcluir
  6. Legal, não sabia que Boaventura era um nome também ou que tinha vindo do italiano. Parece um nome forte e cheio de significado.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Que energia e significado lindo tem esse nome. Muito forte e que interessante saber que inclusive existe um santo que carrega esse nome. Muito bacana!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Confesso que nunca tinha ouvido falar neste nome e quando li até pensei que fosse nome para mulheres. O significado é muito bonito e saber que tem origem italiana faz muito sentido. Amei o post, como sempre descobrindo nomes novos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Acho fascinante os significado dos nomes, esse não fazia ideia de que era boa sorte ou afortunado rs'
    ótimo post!

    beijos!

    ResponderExcluir
  10. Eu vejo o nome ser algo muito importante para nós para a nossa imagem, e saber um pouco mais sobre a história é muito gratificante. Que história, que energia este nome. Gostei muito do seu blog <3

    ResponderExcluir
  11. Fiquei surpresa, achei que o nome Boaventura era um sobrenome, não usado como nome próprio, esse nome me parece ser um nome reservado que cultiva um ar de mistério.

    ResponderExcluir
  12. Nunca tinha visto esse nome na vida rs. Mas é sempre muito interessante conhecer toda a história por trás de um nome, né? Adoro seu blog!

    Grande beijo,
    Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Interessante, gosto muito de saber da origem dos nomes e etimologias. Apesar de ser um nome positivo eu não acho um bom nome, acredito que falta beleza, não colocaria no meu filho nem gostaria de usar, mas como segundo nome ou sobrenome fica legal ele daria um bom peso ao nome principal deixando mais imponente

    ResponderExcluir
  14. Como não ser um nome de presença forte e marcante com um significado tão sortudo como esse? Mas confesso que realmente estava acostumada a ver esse nome como sobrenome mesmo, tipo o Daniel Boaventura sabe? Foi uma grata surpresa saber que é utilizado (e já foi mais) como nome próprio! Que demais! Afortunados são os que se chamam Boaventura!

    ResponderExcluir
  15. Eu já tinha visto o nome, mas não como nome principal e sim como sobrenome. Nem sabia que na década de 50 tinha sido bastante usual por aqui. Como é interessante esses ápices e depois acabar ficando de lado, isso acontece bastante com outros nomes também.

    ResponderExcluir
  16. do blog be healthy: Já tinha comentado, mas não sei porque não ficou,por isso vou tentar como anónimo. Ter ou não ter esse nome, o mais importante é ter o seu significado na nossa vida é algumas ocasiões daria tanto jeito ter alguma sorte.

    ResponderExcluir
  17. Já havia ouvido esse nome, inclusive eu tinha uma colega que tinha esse sobre nome, mas jamais poderia imaginar que ele também era (ou ainda seja) utilizado com nome próprio, acho bem diferente pra um primeiro nome, mas já que da sorte pras pessoas que o tem está tudo certo. Essa foi uma das postagens mais interessantes que li no seu blog.
    Tenho uma sugestão também. Você poderia criar postagens com mais de um nome por exemplo " nomes com os significados mais sombrios" " nomes com os significados mais alegres"... e ate mesmi colocar o link dos posts em individual p caso a pessoa queira saber mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sam, tudo bem? Acho que vc está acessando o blog pelo celular, não? Se mudar para o modo web ou acessar do pc vai ver todas as nossas listagens de posts sobre Nomes Temáticos, com os mais variados temas. Nós sempre fazemos o link dos nomes citados que já tenham posts individuais. Obrigada pela sua participação e sugestões ;)

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  18. Que interessante! Nunca ouvi falar neste nome BOAVENTURA ... e me surpreendi com o fato de ter sido utilizado no Brasil mais do que em terras Lusas...tendo seu pico de utilização nos anos 50 ..
    Gostei do fato da sorte integrar o seu significado ..muito legal
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Puxa, gostei imenso desse post e, sobretudo, desse blog. Tenho grande interesse pelo significado (e eventualmente origem e usos) dos nomes, e é muito frequente que eu pesquise um pouco sobre isso em meu processo de escrita, quando tenho de dar um nome a algum personagem. Certamente voltarei com alguma frequência a esse blog...
    Beijos
    teofilotostes.wordpress.com

    ResponderExcluir
  20. Adorei seu post, trás um assunto bem diferente dos que tô acustumado a ver pelos blogs, e até me assemelho um pouco, pois meu nome é Evandro e vejo pouquíssimas pessoas com esse nome e ate gostaria de saber mais sobre ele, um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já temos o post de Evandro pronto, está à espera de publicação. Irá ao ar na melhor data possível. Gratos pelo interesse :)

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  21. Para quem não conhece, esse meu sobrenome, bem lembrado pela pesquisadora. Pelos livros da família temos origem italiana, que no século XlX, antes de chegar ao Brasil passamos por Portugal onde tivemos a alteração de Buonaventura para Boaventura. Descendentes desceram no Rio de Janeiro, onde migraram para o interior de Minas Gerais ( Alto Paranaíba ) onde temos uma raiz forte, que se espalhou por Goiás e Tocantins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Lucas. É parte da história que conheço. Sou Tadeu Boaventura neto de Amauri Boaventura, meu avô veio com seus 12 irmãos e os pais de MG para o RJ.

      Excluir
  22. Que legal saber meu pai sempre disse que a família dele era da Paraíba, exatamente boaventura sobrenome de meu bisavô Antonio ,fico sempre procurando alguém com boaventura caldas abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achou mais uma aqui, prazer, Emiliany Boaventura, minha familia tem maior concentração na Bahia

      Excluir
    2. Não tenho Boaventura, mas sou filha, neta, bisneta e por aí vai.
      Meu bisavô era Boaventura José.
      Meu avô José Boaventura filho
      Meu tio José Boaventura Neto minha mãe Maria José Boaventura.
      Todos de Minas gerais.

      Excluir
  23. Eu amo meu sobrenome, tenho muito orgulho dele, é muita gente me chama de Boaventura, e sempre tem a piadinha, "a aventura é boa mesmo?" Kkk Kkk, mas não me incomoda
    Emiliany Boaventura

    ResponderExcluir
  24. Olá o meu nome e cleber Boaventura adoro esse nome está na família a muito tempo. Agradeço por ser mais um Boaventura. Abraço.

    ResponderExcluir
  25. Que legal várias familiares,descobri que o boaventura da minha familia uma parte veio de Macaé rj,se alguém tiver alguém por lá vitamundo@hotmail.com meu email abraços família

    ResponderExcluir
  26. Legal esta publicação. Parabéns pelas informações. Estava procurando informações sobre meus ancestrais através do meu sobrenome "Boaventura" e encontrei este blog. Assim como você Emiliany, meus avos e bisavos iniciaram a vida na Bahia. Estou tentando resgatar as origens portuguesas e italianas.

    ResponderExcluir
  27. Legal esta publicação. Parabéns pelas informações. Estava procurando informações sobre meus ancestrais através do meu sobrenome "Boaventura" e encontrei este blog. Assim como você Emiliany, meus avos e bisavos iniciaram a vida na Bahia. Estou tentando resgatar as origens portuguesas e italianas. rafaelboaventurasilva@hotmail

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus antepassados Boaventura TB são da Bahia. Será que somos parentes? rs

      Excluir
    2. Meu nome é Boaventura!

      Excluir
  28. Spu Boaventura de sobrenome. Auto Paranaiba MG.Nao sei de onde chegaram. Somos muitos em Rio Paranaiba e Carmo do Paranaiba.

    ResponderExcluir
  29. Ola amigos. Tbm sou Boaventura, interior de Sao Paulo, Novo Horizonte
    Um abraco,
    Taina boaventura

    ResponderExcluir
  30. Me chamo Érika Boaventura, amo o meu nome

    ResponderExcluir
  31. Sou da Bahia, nasci em Feira de Santana, hoje moto numa cidade do Interior chamada UBAITABA, cidade do nosso atleta Isaquias Queiroz

    ResponderExcluir