terça-feira, 12 de junho de 2018

Boaventura - Atendendo a pedidos


Boaventura é a versão portuguesa do nome italiano Bonaventura, que surge da junção das palavras buona (bom/boa) e ventura (sorte). Tem como significados possíveis boa sortebem-vindo e afortunado.

À semelhança do que acontece com Duarte, Lourenço, Leão, entre outros, estamos comummente habituados a vê-lo como apelido (sobrenome), mas, para surpresa de alguns, é também nome próprio. Crê-se que foi inventado pelos italianos no século XI como forma de dar sorte a quem o usasse; primeiro como apelido/sobrenome, posteriormente já como nome próprio.

Em Portugal não é um nome comum, sendo que a partir de 1974 começamos a verificar a ausência de meninos registados com este nome. Só a partir de 2011, começamos a ter listagens e Boaventura apenas aparece uma vez e como segundo nome em 2014.




Já no Brasil verificamos que Boaventura foi mais usado do que por terras lusas. Teve o seu pico de utilização durante a década de 1950, sendo que a partir daí começou a decrescer o número de meninos registados com este nome. Seus registos cessaram nos anos 90 e desde então o nome entrou em desuso. Segundo o IBGE sua frequência em todo o país é de 2.264 pessoas, com maior destaque de portadores no estado de Tocantins.

Reúne alguns pontos que para alguns são importantes como o facto de ser longo, ter um bom significado, ser incomum e, também muito importante, não é difícil usá-lo em nomes compostos.

É um nome forte e com um significado positivo, pelo que acho que quem gostar não se deve acanhar de o colocar a um menino.

Como se trata de um pedido, deixo duas referências a título de curiosidade:

- Boaventura de Sousa Santos (professor catedrático) - para saber mais clique aqui


- São Boaventura (canonizado a 14/04/1482. Dia de São Boaventura celebra-se a 15 de Julho) - saiba mais aqui 

Margarida Rebelo Madeira

Fontes Consultadas:

Dicionário de Nomes Próprios, blog Hermínio Bezerra, Behind The Name, Memórias para a História Ecclesiástica do Arcebispado de Braga, Primaz das Hespanhas, IBGE, IRN, SPIE, Capuchinhos, site Boaventura de Sousa Santos.

20 comentários:

  1. Que interessante esse ser um "nome da sorte", mas realmente está um pouco datado para os dias de hoje. No entanto, admiro os pais que o poriam, agora, a um filho.

    Bjs
    Inês

    ResponderEliminar
  2. Acho um nome poderoso, mas não conheço ninguém com esse nome por aqui.

    ResponderEliminar
  3. Adoei esta curiosidade sobre o nome! Mas não conheço nenhum pessoalmente!

    ResponderEliminar
  4. Acho uma boa opção de segundo nome, quando o primeiro nome desejado é comum, e o sobrenome (apelido) também - p. ex. João Boaventura da Silva. O significado tem energia positiva! :)

    ResponderEliminar
  5. Não sabia que Boaventura é um nome de pessoas, mas achei o nome bastante forte, poderoso, gostei dos significados dele,interessante saber que o nome é mais destacado no estado de Tocantins, Boaventura é um nome desconhecido pra mim,só ouvi esse nome numa novela que passou na Record, mas gostei de saber mais sobre o nome, bjs.

    ResponderEliminar
  6. Legal, não sabia que Boaventura era um nome também ou que tinha vindo do italiano. Parece um nome forte e cheio de significado.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderEliminar
  7. Que energia e significado lindo tem esse nome. Muito forte e que interessante saber que inclusive existe um santo que carrega esse nome. Muito bacana!

    ResponderEliminar
  8. Olá, tudo bem?

    Confesso que nunca tinha ouvido falar neste nome e quando li até pensei que fosse nome para mulheres. O significado é muito bonito e saber que tem origem italiana faz muito sentido. Amei o post, como sempre descobrindo nomes novos.

    Beijos!

    ResponderEliminar
  9. Olá!
    Acho fascinante os significado dos nomes, esse não fazia ideia de que era boa sorte ou afortunado rs'
    ótimo post!

    beijos!

    ResponderEliminar
  10. Eu vejo o nome ser algo muito importante para nós para a nossa imagem, e saber um pouco mais sobre a história é muito gratificante. Que história, que energia este nome. Gostei muito do seu blog <3

    ResponderEliminar
  11. Fiquei surpresa, achei que o nome Boaventura era um sobrenome, não usado como nome próprio, esse nome me parece ser um nome reservado que cultiva um ar de mistério.

    ResponderEliminar
  12. Nunca tinha visto esse nome na vida rs. Mas é sempre muito interessante conhecer toda a história por trás de um nome, né? Adoro seu blog!

    Grande beijo,
    Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  13. Interessante, gosto muito de saber da origem dos nomes e etimologias. Apesar de ser um nome positivo eu não acho um bom nome, acredito que falta beleza, não colocaria no meu filho nem gostaria de usar, mas como segundo nome ou sobrenome fica legal ele daria um bom peso ao nome principal deixando mais imponente

    ResponderEliminar
  14. Como não ser um nome de presença forte e marcante com um significado tão sortudo como esse? Mas confesso que realmente estava acostumada a ver esse nome como sobrenome mesmo, tipo o Daniel Boaventura sabe? Foi uma grata surpresa saber que é utilizado (e já foi mais) como nome próprio! Que demais! Afortunados são os que se chamam Boaventura!

    ResponderEliminar
  15. Eu já tinha visto o nome, mas não como nome principal e sim como sobrenome. Nem sabia que na década de 50 tinha sido bastante usual por aqui. Como é interessante esses ápices e depois acabar ficando de lado, isso acontece bastante com outros nomes também.

    ResponderEliminar
  16. do blog be healthy: Já tinha comentado, mas não sei porque não ficou,por isso vou tentar como anónimo. Ter ou não ter esse nome, o mais importante é ter o seu significado na nossa vida é algumas ocasiões daria tanto jeito ter alguma sorte.

    ResponderEliminar
  17. Já havia ouvido esse nome, inclusive eu tinha uma colega que tinha esse sobre nome, mas jamais poderia imaginar que ele também era (ou ainda seja) utilizado com nome próprio, acho bem diferente pra um primeiro nome, mas já que da sorte pras pessoas que o tem está tudo certo. Essa foi uma das postagens mais interessantes que li no seu blog.
    Tenho uma sugestão também. Você poderia criar postagens com mais de um nome por exemplo " nomes com os significados mais sombrios" " nomes com os significados mais alegres"... e ate mesmi colocar o link dos posts em individual p caso a pessoa queira saber mais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Sam, tudo bem? Acho que vc está acessando o blog pelo celular, não? Se mudar para o modo web ou acessar do pc vai ver todas as nossas listagens de posts sobre Nomes Temáticos, com os mais variados temas. Nós sempre fazemos o link dos nomes citados que já tenham posts individuais. Obrigada pela sua participação e sugestões ;)

      Equipe O Blog dos Nomes

      Eliminar
  18. Que interessante! Nunca ouvi falar neste nome BOAVENTURA ... e me surpreendi com o fato de ter sido utilizado no Brasil mais do que em terras Lusas...tendo seu pico de utilização nos anos 50 ..
    Gostei do fato da sorte integrar o seu significado ..muito legal
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Puxa, gostei imenso desse post e, sobretudo, desse blog. Tenho grande interesse pelo significado (e eventualmente origem e usos) dos nomes, e é muito frequente que eu pesquise um pouco sobre isso em meu processo de escrita, quando tenho de dar um nome a algum personagem. Certamente voltarei com alguma frequência a esse blog...
    Beijos
    teofilotostes.wordpress.com

    ResponderEliminar