sábado, 20 de junho de 2015

Duarte


Com grande tradição monárquica em Portugal, Duarte foi o nome masculino mais utilizado em 2014 (1244 meninos registados). No Brasil, no mesmo ano, Duarte não entrou no top 100 dos nomes mais utilizados no Estado de São Paulo, pelo que a sua popularidade é muito menos pronunciada. Este cenário repetiu-se no ano de 2015, onde Duarte foi registado apenas uma vez no Estado de São Paulo e registado 1127 vezes em Portugal, descendo para a 11º posição!

Durante todo o século XX foi um nome relativamente pouco utilizado, apresentando dificuldades em se elevar além dos 30 registos anuais no início do século para chegar às portas da década de 70 e começar a subir significativamente, atingindo pela primeira vez a fasquia dos 100 registos anuais (onde já vamos, não é?).

É a versão portuguesa de Eduardo, sendo que o primeiro português com este nome foi D. Duarte I (1391-1438), que recebeu o nome como homenagem ao avô materno, Eduardo III de Inglaterra. Duarte I, irmão do Infante D. Henrique, continuou a política de expansão marítima tendo sido no seu reinado que Gil Eanes dobrou o Cabo Bojador. D. Duarte era também amante do conhecimento e das artes, tendo escrito várias obras, entre as quais se destacam “O Leal Conselheiro”, dedicada a Dª Leonor de Aragão, sua mulher e rainha; e um manual para cavaleiros, “Livro da Ensinança de Bem Cavalgar Toda Sela”.

Duarte tem sido um nome sempre associado à aristocracia, sendo o nome de vários infantes e personalidades ligadas à corte e à família real portuguesa. Atualmente, D. Duarte Pio de Bragança seria o legítimo herdeiro do trono, caso Portugal retornasse a um sistema monárquico. A variante Eduardo é também muito comum na realeza e aristocracia europeia.

Pela sua associação a Eduardo, Duarte significa “o guardião da riqueza”, pois provém do germânico ead (rico ou abençoado) e weard (guarda ou guardião). Pessoalmente, este nome agrada-me pelo significado mas também por conter nele próprio a palavra “arte”, o que o torna extremamente apelativo.

Apesar das diferenças culturais, acredito que Duarte também possui as qualidades necessárias para ser apreciado no Brasil, mas talvez o background cultural português o enalteça muito mais, quando comparados os dois países.

Joana Recharte.

Qual a vossa perceção deste nome?

Fontes Consultadas:
Behind the Name, BabyCenter Brasil, IRN, ARPEN/SP, SPIE, Wikipedia.

13 comentários:

  1. É um nome sem chances de ser comum ou de encontrar em bercarios, mesmo que poucas vezes. Duarte é um sobrenome bastante comum, não só de pessoas do cotidiano mas também de grandes atores da televisão brasileira. É um nome que me remete imediatamente a Portugal.

    ResponderExcluir
  2. Duarte não é um nome com potencial nem para ser familiar aqui no Brasil. É um apelido/sobrenome muito comum, tão comum que é meio que impossível ter a mesma visão de nome como vocês o têm aí. Tentando desvinculá-lo da imagem do sobrenome e com a ajuda do texto bem escrito, até vejo que tem muitas qualidades e é imponente.

    ResponderExcluir
  3. Como disse a Luinara, Duarte não tem potencial nenhum no Brasil. Aqui ele é um sobrenome, e dos bem comuns, nunca seria visto como nome próprio. Impensável para um menino brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu filho nasce esse ano e se chamará Duarte. Amei o nome! Muito imponente e nada comum.

      Excluir
  4. Gosto muito de perceber estas diferenças culturais, é sempre uma forma de abrir os olhos para outras realidades. Em Portugal também é usado como apelido/sobrenome, mas realmente tem mais realce como nome próprio. :)

    ResponderExcluir
  5. Nao gosto muito... quando ouvi a primeira vez até achei interessante e diferente. Mas agora acho sem graça.

    ResponderExcluir
  6. É um bom nome, mas pessoalmente não gosto, prefiro Eduardo mesmo ;)

    ResponderExcluir
  7. Gosto do nome como primeiro nome mas como segundo nome odeio. Não gosto de Eduardo.

    ResponderExcluir
  8. Antes não suportava Duarte, por fazer péssimas associações. Hoje já o tolero minimamente e reconheço que é um bom nome para compostos (ainda que Duarte como 2º nome seja muito previsível). Prefiro Eduardo, mas mesmo este não me cativa. Já da versão feminina, Eduarda, gosto muito! :)

    ResponderExcluir
  9. Para mim é sobrenome.
    E inclusive um sobrenome bem usual por aqui

    ResponderExcluir
  10. Não consigo gostar de Duarte e Eduardo.

    ResponderExcluir
  11. Gosto de Eduardo, mas Duarte, pra mim, é sobrenome e nada além disso.

    ResponderExcluir