sábado, 12 de setembro de 2015

Lourenço



Lourenço tem origem de "Laurentius", que significa "natural de Laurento". Laurento era o nome de uma antiga cidade em Itália, actualmente chamada de Paterno, o seu nome deriva do latim "laurus" que quer dizer "loureiro". 

Lourenço apareceu em Portugal no início do século XII sob a forma de Laurencius.

O louro era visto como um símbolo de vitória, uma das razões para a popularidade do nome.

Entre os cristãos, tornou-se um nome popular através de São Lourenço, um dos sete diáconos do Papa Sisto II, que foi queimado vivo por se recusar a revelar ao imperador onde tinha escondido os tesouros da igreja, tendo-os distribuído pelos doentes e pobres.

Lourenço já é, desde há anos, um dos meus nomes preferidos. Já equacionei usa-lo, não fosse o facto de se ter popularizado em Portugal, entretanto. Mesmo assim, ainda não é uma popularidade completamente exagerada. Lourenço teve 622 registos em 2014, ocupando a 25ª posição do Top Masculino. Gosto muito de Lourenço por me remeter à natureza. Acho que é um nome forte e marcante. Para quem a popularidade já é um problema, aconselho a usa-lo como segundo nome, acho que fica bem com imensas combinações!

Personalidades conhecidas:
  • Lourenço Ortigão - ator português;
  • Heitor Lourenço - ator português.

Fátima A.

O que pensam de Lourenço?

5 comentários:

  1. Acho um nome muito bonito e elegante, apesar de não ser um dos meus favoritos. Como segundo nome fica muito bem. Adorei a foto, o menino é uma fofura!!!

    ResponderExcluir
  2. Amooooo! Sem dúvida usaria.

    ResponderExcluir
  3. Também acho lindo, mas em Portugal e tão comum... cansei um pouco.

    ResponderExcluir
  4. Lindo confesso que fico dividida entre Lourenço e Caetano.

    ResponderExcluir